Páginas

domingo, 31 de agosto de 2008

S L B - 1 F C Porto - 1

Parece que voltámos à época passada. Nos jogos mais importantes, o Sr. Ferreira inventa/substituí. Até agora, nesses jogos, as coisas não correram bem. Até quando, vamos ter que aguentar este "inventor"?!
Precisamos de um treinador de futebol.

sábado, 30 de agosto de 2008

Phil Hill - 1927/2008

Campeão Mundial de Fórmula 1 de 1961, com Ferrari, morreu esta noite num hospital da Califórnia, devido a complicações resultantes da doença que padecia há longo tempo. Tinha 81 anos.
Phil Hill venceu o Mundial de Fórmula 1 com a Ferrari em 1961, tornando-se no primeiro piloto americano a fazê-lo. Nasceu em Miami, na Florida, a 20 de Abril de 1927, mas cedo a família se mudou para Santa Mónica, na Califórnia, onde Hill viveu grande parte da sua vida.
Em 1958 estreou-se com a Ferrari na F1, e nesse ano venceu as míticas 24 horas de Le Mans, também com a Ferrari. Venceu três Grandes Prémios, e curiosamente, obteve também três vitórias nas 24 horas de Le Mans. Retirou-se da actividade em 1967, mas prosseguiu o seu envolvimento nos desportos motorizados através da revista Road & Track magazine.
Tornou-se num adepto de sendo visto muitas vezes no paddock dos Grandes Prémios. Um autêntico gentleman, muito admirado por todos os que com ele privaram. Deixa três filhos, Derek, Vanessa e Jennifer, e quatro netos.

K-PAX - 2001

Excepcional filme com brilhante interpretação de Kevin Spacey . Já o tinha visto. Voltei a vê-lo.

The Shootist - 1976

Último filme de John Wayne , um dos meus heróis da adolescência. Também com James Stewart . Filme razoável. Só para os seus admiradores.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Estádio do Dragão - 10/09/2005

Minha 1ª visita ao Estádio do Dragão. Ganhou o FC Porto ao Rio Ave por 3 a 0, com golos nos últimos minutos. Fartámos de sofrer.
Ficha do Jogo
Árbitro: Elmano Santos (Madeira)
FC Porto (4x3x3): Vítor Baía - Sonkaya, Ricardo Costa, Pedro Emanuel, César Peixoto - Ibson (56' Alan), Lucho Gonzáles, Diego (78' Quaresma) - Lisandro López (65' Hugo Almeida), Jorginho, Sokota.
Rio Ave (4x4x2): Mora - Zé Gomes, Danielson, Idalécio, Milhazes - Niquinha, Marquinhos, Ricardo Jorge (62' Delson), Cleiton - Chidi (66' André Vilas Boas), Gaúcho ('83 Keyta).
Golos: 87' Quaresma (1-0) ; 90'+2' Alan (2-0), 90'+4' Hugo Almeida (3-0)

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Marcas de Cigarros



domingo, 24 de agosto de 2008

F C Porto 2 Belenenses 0

Começou o campeonato.
Começámos a ganhar. Nada mau.
Esperemos por melhores exibições. E tácticas.

G P Europa F 1

Castelo de Évoramonte

O Castelo de Evoramonte está implantado num dos pontos mais elevados da Serra de Ossa, remonta ao século XII, altura em que a localidade foi conquistada aos mouros por Geraldo Sem Pavor. No século XIII, foi-lhe concedido o primeiro foral (1248), posteriormente renovado em 1271. Ambas estas tentativas de estabelecer o povoamento não parecem ter tido grande sucesso, e D. Dinis, em 1306, ordenou a fortificação da vila, restando dessa campanha a cerca amuralhada e as portas dionisinas. Com a subida ao trono de D. João I, o Castelo passou para a posse de D. Nuno Álvares Pereira. Da campanha de reconstrução do tempo de D. Manuel I (a quem se deve, em 1516, a renovação da carta de foral), data o célebre Paço fortificado, com quatro torreões cilíndricos definindo um perímetro quadrangular, de eminente gosto italianizante, e decorado nos panos com nós pétreos, que lhe conferem particular sabor. Esta campanha palaciana é atribuída à direcção dos arquitectos Diogo e Francisco de Arruda.
Ao longo dos séculos da modernidade a povoação perdeu importância e poder, e a 24 de Outubro de 1855 o seu concelho foi definitivamente extinto, sendo o seu antigo termo repartido pelos concelhos vizinhos de Estremoz, Évora, Arraiolos e Redondo. As primeiras obras de restauro acontecem nas décadas de 30 e 40 do século XX, e um projecto global de intervenção foi realizado já nos anos 80.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Ronin - 1998

Excelente filme de acção, com muita perseguição automóvel, tiros. Com Robert De Niro .
Para quem gosta de "gangsters".

terça-feira, 19 de agosto de 2008

The Hunting Party - 2007

2 jornalistas à procura de um general acusado de genocídio na Bósnia. Com Richard Gere no principal papel.
Filme muito interessante. Mais interessante o fim. A ver.

Super Taça Futebol

No sábado, no estádio do Algarve, o Sporting ganhou ao Porto por 2 a zero. E ganhou bem. E conheçamos mal a época. A ver vamos.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

The Forbidden Kingdom

Filme de artes marciais e para os apreciadores de Jackie Chan .
Vê-se bem.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Citações Sábias

Se pudéssemos vender a nossa experiência pelo preço que nos custou, não precisávamos de pensão de reforma.
Abigail Van Buren

domingo, 10 de agosto de 2008

sábado, 9 de agosto de 2008

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Bilhetes de Cinema

City Cine

Condes

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Alexander Solzhenitsin


O escritor russo Alexander Solzhenitsyn, dissidente soviético e Prémio Nobel de Literatura, morreu aos 89 anos, informou neste domingo, 3, a agência de notícias Interfax. Preso pela primeira vez em aos 20 anos sob alegação de crimes anti-soviéticos, Solzhenitsyn tornou-se mundialmente conhecido por suas críticas ao regime comunista, em especial às prisões de dissidentes.
A Interfax indica que o russo foi vítima de um derrame cerebral, enquanto Stepan Solzhenitsyn, filho do escritor, diz que seu pai morreu após um ataque cardíaco. O presidente russo, Dmitry Medvedev, enviou condolências à família de Solzhenitsyn.
O escritor atingiu a fama mundial em 1962 com Um Dia na Vida de Ivan Denisovich, um curto romance que conta a história de um companheiro no campo de trabalhos forçados da Sibéria. Na época, a obra foi considerada um ataque ao regime soviético.
Em 1974, durante o regime de Leonidas Breznev, o escritor foi privado da nacionalidade soviética e expulso da URSS, acusado de traição à pátria após escrever Arquipélago Gulag, um relato sobre as prisões para onde eram levados os dissidentes do regime comunista, que lhe rendeu o Prémio Nobel de Literatura em 1970. Com a mesma temática, ele escreveu ainda Pavilhão de Cancerosos.
Solzhenitsyn passou duas décadas no exílio nos Estados Unidos, e retornou a seu país natal em 1994, após o fim do comunismo. Nunca abandonou a veia rebelde: era um impiedoso crítico da forma como a Rússia fez a transição para o capitalismo.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Aida - Pavilhão Atlântico - 14/12/2001





Ópera: "Aida"
Datas: Dias 14 e 15 de Dezembro
Local: Pavilhão Atlântico, Parque das Nações, em Lisboa
Em 2000, o Pavilhão Atlântico acolheu a monumental ópera "Carmen", numa produção da belga Ópera Hall. Desta vez, a ópera que se segue é "Aida" de Verdi, mais uma grandiosa produção da mesma casa de ópera conceituada mundialmente, numa recriação da atmosfera mágica da história de amor dramática de Aida e Radames. Um trio amoroso com circunstâncias trágicas numa exaltação do sentimento afectivo que não se pode concretizar e que decorre no magnífico cenário do Egipto, recriando a atmosfera impressionante da sua história antiga, com as grandes esfinges e monumentos e o imponente guarda-roupa, reportando a uma época de grande esplendor da cultura egípcia. Giuseppe Verdi compôs a ópera "Aida" em resposta a uma encomenda para celebrar a abertura do Canal do Suez. A estreia mundial aconteceu a 24 de Dezembro de 1871, na Ópera House do Cairo. Neste ano em que se evoca o centenário da morte do compositor italiano, o Pavilhão Atlântico acolhe esta monumental ópera com uma produção grandiosa que conta com um elenco de 8 solistas, uma orquestra de 75 elementos, dois coros " num total de 120 vozes ", 16 bailarinos e 330 figurantes.

domingo, 3 de agosto de 2008

G P Hungria F1


sábado, 2 de agosto de 2008

6 Horas Internacionais de Nova Lisboa / Huambo - 1974

Fui, pela primeira vez e única, ver as 6 Horas de Nova Lisboa, em 1974. Já em pleno período revolucionário.
Não correu muito bem. Apanhei boleia num Citroen 2 CV, vermelho. O único lugar vago era no meio do banco de trás. O meio do banco de trás do 2 CV tem um ferro. Ok, eram só 400 Km de Sá da Bandeira para lá, mais outros 4oo para cá.
Ainda por cima do rolo de fotografias que levei, só esta foto ficou bem. Grande fotógrafo.