Páginas

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Novo aeroporto do Lubango/Angola

Huíla

Novo aeroporto inova no sistema de locomoção

Será entregue brevemente o moderno Aeroporto Internacional do Lubango

A escada rolante passa a fazer parte dos utensílios ao dispor dos passageiros do Aeroporto Internacional do Lubango, quando for entregue às autoridades angolanas já no mês de Dezembro próximo.

Construído pelo consórcio Andrade Gutierrez, Zagope e IKM, o aeroporto permitirá a movimentação anual de 3 milhões de passageiros nas carreiras nacional e internacional.

Numa cada vez mais convencionada simbiose entre betão e aço, o novo aeroporto apresenta dois pisos, o segundo dos quais completamente envidraçado, permitindo uma claridade natural com implicações directas na poupança do consumo energético.

Além das escadas rolantes em número de quatro, o novo aeroporto também terá quatro elevadores para benefício das pessoas com deficiências de locomoção nos quatro terminais de embarque e desembarque nacional e internacional.

Sete lojas de conveniência estão também reservadas no andar de cima, havendo ainda espaço para os serviços de check in e de raios x para a certificação da bagagem dos passageiros.

A obra que foi planeada para um período de 18 meses, está já na fase de acabamentos aos 11 meses de trabalho garantidos por cerca de 700 técnicos angolanos, brasileiros e portugueses.

A área de parqueamento foi ampliada e passa a contar com uma superfície de 375 metros de comprimento por 110 de largura feita totalmente em betão armado para, segundo especificações técnicas, suportar o peso das aeronaves.

De ressaltar que a nova infra-estrutura aeroportuária está dimensionada para receber aviões Boeing 777. Para o efeito foi feita uma intervenção de vulto na pista que foi ampliada para 3 mil e 300 metros de comprimento e uma largura de 60 metros.

Beneficiou de um revestimento de 12 centímetros de asfalto e ainda de uma base em betão na cabeceira da pista para o suporte do peso máximo à descolagem das aeronaves, que não existia na pista anterior.

Neste momento faltam apenas os trabalhos de balizamento da pista para que a mesma possa ser operada no período nocturno.

Com esta intervenção, o Aeroporto Internacional do Lubango passa a contar com duas pistas, com dois mil e 900 metros , e deverá ser utilizada para o taxeamento das aeronaves.

A estrutura do novo aeroporto internacional conta ainda com uma nova torre de controlo, um reservatório de água com capacidade para 400 metros cúbicos para consumo do aeroporto e ainda uma reserva para incêndio.

Foi também construída uma unidade de bombeiros e uma estação geradora de energia eléctrica alternativa, ficando para uma fase posterior a construção do terminal de cargas quer domésticas, quer internacionais.

Olhando para o ritmo em que decorrem as obras, fica-se com a impressão de que este aeroporto poderá ainda entrar em serviço durante a disputa do Campeonato Africano das Nações em Futebol, que se inicia no dia 10 de Janeiro.

1 comentário:

maria eduarda disse...

Onde estão as fotos?