Páginas

segunda-feira, 30 de março de 2009

Afinal, o que é o KERS?

Kers é a sigla em inglês para sistema de reaproveitamento de energia cinética, conhecida como energia de movimento, que está a ser implantado nos carros de Fórmula 1 já em 2009, embora ainda não de forma obrigatória.
“O mecanismo possibilitará aos carros ter maior potência por meio da energia gerada pelas fortes travagens dos carros de F-1″. “Esta energia será armazenada em uma espécie de bateria e poderá ser accionada por um botão que dará ao carro cerca de 60 cavalos a mais”. A Federação Internacional de Automobilismo permitiu, por ora, o uso máximo de seis segundos a cada vez que o botão é acionado.
Os primeiros kers desenvolvidos pesavam cerca de 24 kg, e as equipes têm buscado formas diferenciadas para que o sistema tenha uma redução drástica de peso. A BMW e a extinta Honda foram as equipas que mais testaram o sistema durante os testes no fim de 2008.

domingo, 29 de março de 2009

G P Austrália

Pouco tempo depois, o Toyota de Jarno Trulli era penalizado em 25 segundos pelos comissários desportivos devido a uma ultrapassagem em bandeiras amarelas por alturas da segunda situação de Safety Car. Assim, Trulli caiu de terceiro para o 12º lugar, e Lewis Hamilton herdou o seu lugar no pódio, entrando o Toro Rosso de Sebastien Bourdais na zona dos pontos. A Toyota já disse que vai apelar da decisão.

sábado, 28 de março de 2009

Welcome Home, Discovery!

Discovery touched down on Runway 15 at NASA's Kennedy Space Center, completing the 13-day, 5.3-million mile journey on the STS-119 mission. Discovery delivered the final pair of power-generating solar array wings and the S6 truss segment. The mission was the 28th flight to the station, the 36th flight of Discovery and the 125th in the Space Shuttle Program, as well as the 70th landing at Kennedy.
Image Credit: NASA/Kim Shiflett

Qualificação do GP da Austrália - Brawn GP imbatível

Os Brawn-Mercedes estiveram imbatíveis na Qualificação para o GP da Austrália, com Jenson Button e Rubens Barrichello a ocuparem a primeira linha da grelha, num resultado inesperado mas que não deixa dúvidas da superioridade da equipa de Brackley.
Tal como se previa, a introdução das novas regras na Fórmula 1 teve o condão de baralhar a hierarquia habitual da modalidade e estabelecer uma nova, na qual a Brawn GP surge como a mais forte.Os Brawn-Mercedes estiveram imbatíveis na Qualificação para o GP da Austrália, com Jenson Button e Rubens Barrichello a ocuparem a primeira linha da grelha, num resultado inesperado mas que não deixa dúvidas da superioridade da equipa de Brackley.
Tal como se previa, a introdução das novas regras na Fórmula 1 teve o condão de baralhar a hierarquia habitual da modalidade e estabelecer uma nova, na qual a Brawn GP surge como a mais forte.

sexta-feira, 27 de março de 2009

As minhas apostas para o G P da Austrália

Pole-Position: Kimi Raikkonen
1: Kimi Raikkonen
2: Fernando Alonso
3: Felipe Massa
4: Lewis Hamilton
5: Nico Rosberg
6: Rubens Barrichello
7: Sebastian Vettel
8: Timo Glock
Melhor Volta: Kimi Raikkonen
1º Abandono: Sebastien Buemi

Stirling Moss: "Esta é a corrida mais aberta da história da F1"


Tido como um dos pilotos mais talentosos da sua geração, sem nunca vencer o título, Stirling Moss é da opinião que o GP da Austrália de 2009 será o "mais aberto da história da Fórmula 1", pelo que a vitória está à mercê de qualquer piloto.
"É a corrida mais aberta que eu alguma vez vi. Se eu soubesse quem vai vencer eu poderia fazer muito dinheiro. Vejam a Honda - quem diria?", começou por dizer o ex-piloto de F1, admitindo que "neste momento não podemos prever nada".
Quanto às suas preferências pessoais, Moss admite que "teria ficado muito contente se o Felipe Massa tivesse ganho [em 2008]", confessando a sua admiração com o trabalho do piloto brasileiro no ano passado. Ainda assim, garante que continua a apoiar o [Lewis] Hamilton "por ser do Reino Unido e um grande piloto".
Quanto à equipa Red Bull, onde milita o herói australiano Mark Webber e a promessa Sebastien Vettel, Moss acredita que ambos terão muito trabalho pela frente.
"O seu acidente [de Webber] é uma coisa - e ele vai ter dar o seu máximo para bater os outros pilotos. O jovem Vettel vai sofrer um pouco na Red Bull Racing e ficaria muito surpreendido se o Webber estivesse nos lugares de topo", referiu uma das estrelas dos circuitos nos anos 60.
Adepto do sistema KERS, que pensa estar disponível em todos os carros de estrada "daqui a dez anos", e da proposta de pontuação anunciada pela FIA, Moss foi um dos pilotos que competiu no circuito original de Albert Park, nos anos 50, com o britânico a recordar esse tempo.
"O circuito original era maravilhoso - e o entusiasmo das pessoas! Não posso acreditar que já passaram 50 anos; parece que foi ontem que estive aqui. É simplesmente fantástico estar na Austrália", afirmou.

In AutSport Online

quinta-feira, 26 de março de 2009

EDGAR ALLAN POE - Bicentenário do nascimento

Quando Edgar Allan Poe morreu, um jornal, ao dar a notícia, terá escrito: foi um homem muito amado por poucos, odiado por muitos, inesquecível para todos.
Misterioso, obsessivo, extravagante, rendido ao álcool e ao ópio, Poe viveu quase sempre com falta de dinheiro e passou por sérias privações. Foi o fundador do género narrativo policial e um exímio criador de histórias “negras”, fantásticas, dominadas por temas como a morte, os pesadelos, a tortura e a paixão. Deixou-nos um legado literário único.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Here is the complete Schedule, Race Calendar, Fixture, time Table of Formula 1 World Championship 2009, with date, place and circuit.

1st Race - ING Australian Grand Prix ( Melbourne )from 27 - 29 March, 2009
2nd Race - Petronas Malaysian Grand Prix ( Kuala Lumpur )from 03 - 05 April, 2009
3rd Race - Chinese Grand Prix ( Shanghai )from 17 - 19 April, 2009
4th Race - Gulf Air Bahrain Grand Prix ( Sakhir )from 24 - 26 April, 2009
5th Race - Gran Premio de Espana Telefonica ( Catalunya )from 08 - 10 May, 2009
6th Race - Grand Prix de Monaco ( Monte Carlo )from 21 - 24 May, 2009
7th Race - ING Turkish Grand Prix ( Istanbul )from 05 - 07 June, 2009
8th Race - Santander British Grand Prix ( Silverstone )from 19 - 21 June, 2009
9th Race - Grosser Preis Santander Von Deutschland ( Nurburgring )from 10 - 12 July, 2009
10th Race - Magyar Nagydij ( Budapest )from 24 - 26 July, 2009
11th Race - Telefonica Grand Prix of Europe ( Valencia )from 21 - 23 August, 2009
12th Race - ING Belgian Grand Prix ( Spa-Francorchamps )from 28- 30 August, 2009
13th Race - Gran Premio Santander D'Italia ( Monza )from 11 - 13 September, 2009
14th Race - Singapore Grand Prix (Singapore)from 25 - 27 September, 2009
15th Race - Fuji Television Japanese Grand Prix ( Suzuka )from 02 - 04 October, 2009
16th Race - Grande Premio do Brasil ( Sao Paulo )from 16 - 18 October, 2009
17th Race - Etihad Aairways Abu Dhabi Grand Prix ( Yas Marina Circuit)from 30 Oct - 01 November, 2009

terça-feira, 24 de março de 2009

165 anos da Caixa Económica Montepio Geral

Faz hoje 165 anos a CEMG. Parabéns a todos os orgãos sociais, colaboradores e sobretudo, aos seus clientes que reconhecem no Montepio uma Instituição Financeira sólida, moderna e dinâmica.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Campeonato do Mundo de Fórmula 1 - 2009

Começa no próximo fim de semana mais uma temporada de Fórmula 1. Com esta, já lá vão 39 em que eu sigo todas as corridas, passo a passo.
Começa, como nos últimos anos, na Austrália em:
http://www.grandprix.com.au/

F C Porto 2 Estrela da Amadora 0


domingo, 22 de março de 2009

Sport Lubango e Benfica - Campeão Nacional de Basquetebol Feminino - 1964

"Descobri" na minha caderneta de cromos "Campeões Nacionais de 1964", a referência à conquista do Campeonato Nacional de Basquetebol Feminino pela equipa do Sport Lubango e Benfica. Já sabia do feito, não me lembrava da data.

"Descobri" no álbum de fotografias da família estas duas fotos de 1962, onde estão praticamente todas as campeãs, tendo algumas feito a sua assinatura no verso de uma delas.
Sendo filhas do Lubango, era indiferente qual o clube que representavam. Foram o orgulho da cidade.

sábado, 21 de março de 2009

Eagles em Portugal em 2009

Os Eagles actuam no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, no próximo dia 22 de Julho. Os veteranos americanos vêm apresentar o novo Long Road Out of Eden , devendo naturalmente passar também pelos êxitos incluídos nos seus álbuns e no best of Their Greatest Hits , o disco mais vendido de sempre nos Estados Unidos, com 26 milhões de cópias. Os bilhetes para ver os autores de "Hotel California" custam 35 euros (balcão 2), 40 euros (plateia em pé) e 55 euros (balcão 1).

quinta-feira, 19 de março de 2009

quarta-feira, 18 de março de 2009

TSF - "Sinais" de Fernando Alves - Viagem do Papa a África - "Falou no Ar"

Excelente crónica de Fernando Alves, aliás como é seu costume, sobre a hipocrisia da Igreja Católica, nomeadamente deste Santo Padre, que é, diria eu, de uma Santa Ignorância.
Em:
Vale a pena ouvir.

Relatório (verídico) de um árbitro

Relatório de um árbitro da nossa 1ª Liga ao justificar o cartão amarelo mostrado a um jogador.
"O jogador da equipa visitada, Fulano de Tal (*), desmandou-se em velocidade tentando desobstruir-se no intuito de desfeitear o guarda-redes visitante. Um adversário à ilharga procurou desisolá-lo, desacelerando-o com auxílio à utilização indevida dos membros superiores, o que conseguiu. O jogador Fulano de Tal (*) procurou destravar-se com recurso a movimentos tendentes à prosecução de uma situação de desaperto mas o adversário não o desagarrava. Quando finalmente atingiu o desimpedimento desenlargando-se, destemperou-se e tentou tirar desforço, amandando-lhe o membro superior direito à zona do externo, felizmente desacertando-lhe. Derivado a esta atitude, demonstrei-lhe a cartolina correspectiva."
(*) Fulano de tal é da minha autoria.

terça-feira, 17 de março de 2009

Vitórias vão decidir Mundial de F1

O Mundial de Fórmula 1 de 2009 passará a ter como vencedor o piloto que mais vitórias em Grandes Prémios alcançar. Ao contrário do que se supôs inicialmente, o sistema de pontos manter-se-á inalterado, mas o vencedor do Mundial será aquele que mais vitórias conseguir ao longo do ano.
O sistema de pontos actual (10-8-6-5-4-3-2-1) irá manter-se, mas o campeão não será forçosamente aquele que mais pontos conseguir ao longo do ano mas sim o que vencer mais corridas. Como mera suposição, se um único piloto vencesse as nove primeiras corridas, o Campeão do Mundo de Fórmula 1 de 2009, seria conhecido a 12 de Julho de 2009. Mesmo que fosse imediatamente de 'férias'...O Campeonato de Construtores mantém-se exactamente como tem sido até aqui. Caso dois ou mais pilotos terminem o ano com o mesmo número de vitórias, o vencedor será aquele que tiver mais pontos, baseado no sistema actual. Para além do campeão, todas as restantes posições serão encontradas mediante o sistema de pontos normal.
In AutoSport OnLine

segunda-feira, 16 de março de 2009

F C Porto 2 Naval 0

domingo, 15 de março de 2009

Natal de 2008 - Paris - Shakespeare and Company

http://www.shakespeareandcompany.com/index.php?width=1260&height=635



Shakespeare and Company é uma livraria independente localizada em 5. Arrondissement, em Paris, Left Bank. Shakespeare Company é uma livraria e uma biblioteca, especializada em literatura de língua Inglesa. A livraria também abriga jovens escritores, conhecidos como "tumbleweeds", que ganham a vida ao trabalhar na loja por um par de horas por dia.
A livraria original pertencia a Sylvia Beach. Localizava-se na 12 rue de l'Odéon e funcionou de 1919 a 1941. Durante esta época, a loja era considerada um centro da cultura anglo-americano literária em Paris. A loja era frequentemente visitado por artistas da "geração perdida", como Ernest Hemingway, Ezra Pound, F. Scott Fitzgerald , Gertrude Stein , George Antheil , Man Ray and James Joyce . Shakespeare and Company, bem como as suas obras literárias, foram mencionado várias vezes em Hemingway's Uma Festa móveis. Podia-se comprar ou emprestar livros como a controversa Lady Chatterley's Lover de DH Lawrence, que tinha sido proibida na Inglaterra e nos Estados Unidos.
Em 1951, inaugurada em Paris's Left Bank por um americano George Whitman, sob o nome de Le Mistral. Muito como o original e Shakespeare Company, a loja serviu como um ponto focal para a cultura literária na Boémia, Left Bank Paris. Após a morte de Sylvia Beach, a loja do nome foi mudado para Shakespeare and Company. Na década de 1950, a oficina serviu como base para muitos dos escritores da Geração Beat, como Allen Ginsberg, Gregory Corso e William Burroughs. A filha de Whitman, Sylvia, ficou com a livraria. Esta loja continua a funcionar a 37 rue de la Bûcherie, perto da Place St. Michel, a passos do Rio Sena.
George Whitman tem sido correr o que ele chama de "uma utopia socialista que aparece como uma livraria" para 50 anos. Sua loja tem sido um longo literária hub, atraindo o gosto de Henry Miller, Richard Wright e William S. Burroughs. Mais importante, George foi convidando as pessoas a viver na sua loja a partir do seu primeiro dia. Existem actualmente 13 camas entre os livros, e ele diz que mais de 40.000 pessoas já dormiram lá uma vez ou outra. Tudo que ele pede é que você fazer a sua cama na manhã, ajude na loja, e leia um livro por dia.
Actividades regulares que acontecem ao domingo na livraria: Chá, Poesia, leituras e reuniões (formais e informais) de escritores.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Visita de José Eduardo dos Santos a Portugal

Principais notícias sobre a visita do Presidente da República de Angola a Portugal:
Sonangol e CGD criam banco.
A Sonangol e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) vão criar um banco, em que cada uma das instituições terá 50% do capital, direccionado para a área da banca de investimentos. O banco será constituído com um capital social de mil milhões de dólares (800 milhões de euros).
A troca de participações entre empresas angolanas e portugueses e a cooperação institucional em domínios como o ensino, a saúde e a investigação científica no domínio das doenças tropicais são os temas que vão marcar a agenda da visita de José Eduardo dos Santos a Portugal.
José Eduardo dos Santos considera que os investimentos angolanos em Portugal, especialmente da Sonangol, são ainda "passos tímidos" e que é preciso ir mais longe. O Presidente da República angolano defende que é preciso "ampliar este esforço de parcerias cruzadas" entre os dois países.
José Eduardo dos Santos garantiu que o seu Governo está atento à lentidão que existe na concessão de vistos de trabalho a cidadãos portugueses.
Os governos de Portugal e de Angola assinam hoje acordos para a duplicação da linha de crédito das exportações nacionais, que passa para mil milhões de euros, e criação de uma nova de 500 milhões de euros.
O presidente angolano, José Eduardo dos Santos, classificou hoje de espectaculares os resultados da sua visita a Portugal, considerando que estas excederam as expectativas.
O banco de investimento da Sonangol e da Caixa Geral de Depósitos deverá arrancar no segundo semestre deste ano e terá a presidência executiva rotativa cabendo esta no primeiro mandato à empresa estatal angolana, revelaram hoje os presidentes das duas instituições.
In "Jornal de Negócios On-Line"

F C Porto 0 Atlético Madrid 0


terça-feira, 10 de março de 2009

segunda-feira, 9 de março de 2009

Animal à solta na Auto-Estrada A2

Ia a caminho de Setúbal e um placard de informação alerta os automobilistas: "Conduza com precaução. Animal à solta nos próximos 2 kms".
Pensei: Animal!? Perigo!?, pode ser uma vaca, um cavalo, ou um simples cão.
Passado 1 km, trânsito parado. Lá se foi o animal, pensei.
Começámos a andar lentamente, e um pouco mais à frente, estavam 2 funcionários da Brisa, com Sua Excelência O Cão agarrado por uma trela improvisada. Sentado a olhar o trânsito, ou melhor o trânsito a olhar para ele.
Lembrei-me da nossa "Nina". E fiquei com saudades.

domingo, 8 de março de 2009

sábado, 7 de março de 2009

Natal em Paris - 2008 - Torre Eiffel

http://www.tour-eiffel.fr/index.html



Inaugurada em 31 de Março de 1889, a Torre Eiffel foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa. O Governo da França planeou uma Exposição mundial e anunciou uma competição de design arquitectónico para um monumento que seria construído no Champ-de Mars, no centro de Paris. Mais de cem designs foram submetidos ao concurso. O comitê do Centenário escolheu o projeto do engenheiro Gustave Eiffel (1832-1923), de quem herdaria o nome, da torre com uma estrutura metálica que se tornaria, então, a estrutura mais alta do mundo construída pelo homem. Com seus 317 metros de altura, possuía 7300 toneladas quando foi construída, sendo que actualmente deva passar das 10000, já que são abrigados restaurantes, museus, lojas, entre muitas outras estruturas que não possuía na época de sua construção. Eiffel, um notável construtor de pontes, era mestre nas construções metálicas e tinha desenhado a armação da Estátua da Liberdade, erguida pouco antes no porto de Nova Iorque. Quando o contrato de vinte anos do terreno da Exposição mundial (de 1889) acabou, em 1909, a Torre Eiffel quase que foi demolida, mas o seu valor como uma antena de transmissão de Rádio salvou-a. Os últimos vinte metros desta magnífica torre correspondem a uma antena de rádio que foi adicionada posteriormente.
A torre é visitada anualmente por 6,9 milhões de pessoas.











sexta-feira, 6 de março de 2009

Brawn GP - A nova equipa de F1

In Official site of the Brawn GP:

On behalf of everyone at Brawn GP, welcome to our new team and our new website BrawnGP.com

I would like to take this opportunity to thank you - our fans, our partners and our media colleagues - for your tremendous support during the past few months. It has been a challenging period but we have now achieved a very pleasing conclusion to the strenuous efforts which have been made to secure our future. We have also been left in no doubt as to the level of enthusiasm for the team and our ambitions. Our focus now is on preparations for the first race of the 2009 calendar in Melbourne on 29 March. Over the coming weeks we will bring you the very latest news and pictures from the build-up to the Brawn GP team's debut season plus our plans for the development of BrawnGP.com

Enjoy the new season.

With very best wishes

Ross Brawn Team Principal

quinta-feira, 5 de março de 2009

BCE baixa juros para 1,5%, o nível mais baixo de sempre

A decisão do BCE acontece no mesmo dia em que o Banco de Inglaterra anunciou a descida de 1% para os 0,50%, aproximando-se assim do nível de juros praticados pelos EUA, que se encontra entre zero e 0,25%.A decisão do BCE ficou em linha com a maioria das estimativas dos economistas. A média das respostas das 53 casas de investimento consultadas pela Bloomberg apontava para um corte de 50 pontos base, para os 1,50%.Este é a quinta descida de juros desde Outubro efectuada pelo BCE, que reduziu de 4,25% para os actuais 1,50% o preço do dinheiro para a Zona Euro.A decisões do BCE e do Banco de Inglaterra estão em linha com as estimativas da maioria dos economias.A economia da Zona Euro está a afundar puxada pelo maus arranque de ano da Alemanha, onde quer os investimentos quer as encomendas à indústria estão a registar quedas de dois dígitos.A economia do Reino Unido contraiu 1,5% no último trimestre de 2008, o que representa a maior quebra do produto interno bruto desde 1980.

terça-feira, 3 de março de 2009

segunda-feira, 2 de março de 2009

Guiné-Bissau

Amilcar Cabral sonhava, antes de ser assassinado em Conacri, que quando a Guiné se libertasse do jugo do colonialismo, o seu povo tornaria possível "fazer as águas do Geba voltarem ao Oceano Atlântico".
A história recente da Guiné Bissau tem sido um acumular de tentativas, feitas contra o povo e contra o legado daqueles que deram a vida pela libertação, de impedir que as águas do Geba voltem ao Atlântico.
O assassinato de hoje de Nino Vieira é apenas a confirmação de que o Atlântico, do sonho de Amilcar Cabral, continua longe para o povo mártir da Guiné.
Um assassinato merece-me sempre repugnância. Apesar de tudo há graus na repugnância. E o assassinato que mais me repugna na Guiné Bissau foi o do legado de Amilcar Cabral. E nesse colaborou Nino Vieira.
Nada garante que quem assassinou agora Nino Vieira, não tivesse colaborado no assassinato ideológico do PAIGC e de Amilcar Cabral. Assim, ainda não deve ser agora que as águas do Geba voltam ao Atlantico.
Em: http://troll-urbano.blogspot.com/2009/03/nino-vieira.html

domingo, 1 de março de 2009

F C Porto 0 Sporting 0

No site oficial do SCP:
"O empate a zero no jogo grande da jornada não traduz o que se passou na partida, pois foi o Sporting que mais lutou pela vitória ao longo dos 90 minutos. Os «leões» mostraram uma grande atitude, união e dedicação, podendo mesmo dizer-se que só faltou a vitória."
No site oficial do FCP:
"Empate penalizador e especialmente curto, incapaz de compensar o investimento, o cerco crescente e a maior profundidade que o F.C. Porto juntou ao jogo, numa mostra maior e mais vasta de soluções, apesar de condicionada pela intratável marcação a Hulk, que desconheceu leis e se revelou, com o decorrer do tempo, mais incrível do que o próprio. Tudo somado, ou subtraído, o tricampeão continua líder."
Neste Blog:
"Não vi nenhum dos jogos atrás referidos, o que vi às 20h30m, na SportTV, foi um jogo de solteiros e casados, com a finalidade de ver quem acertava mais mais pernas do adversário e quem mergulhava mais na piscina. E, também, quem tinha mais dores e se queixava ao árbitro.