Páginas

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Newsletter COCAN 2010 - Nº 2


COCAN 2010
Nº 2, 29 de Dezembro de 2009
Angola
2009/12/28 16:31
Angola vincula concessão de visto a alojamento
A concessão de vistos para adeptos estrangeiros, no âmbito da Taça de África das Nações Orange – Angola 2010, está condicionada à comprovação de alojamento no país.

Divulgado
2009/12/28 14:08
Divulgado o programa da cerimónia de abertura da Taça das Nações
O Comité Organizador da Taça de África das Nações Orange Angola 2010, COCAN, divulgou nesta segunda-feira (28/12) o roteiro da cerimónia de abertura da competição que começa dia 10 de Janeiro de 2010 no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda.

Inauguração
2009/12/28 08:10
Inauguração de estádio reúne milhares de angolanos
Com a presença do presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, e de milhares de adeptos, foi inaugurado no domingo (27/12) o estádio Nacional 11 de Novembro, o maior estádio para a Taça de África das Nações Orange – Angola 2010.

BPC
2009/12/24 14:54
BPC junta-se ao BAI na venda de bilhetes da Taça
O BPC reforçará a venda de bilhetes para a Taça de África das Nações Orange – Angola 2010 a partir da próxima segunda-feira, 28 de dezembro.

Angola
2009/12/24 09:55
Angola define normas para concessão de vistos
O Serviço de Migração de Estrangeiros, do Ministério do Interior de Angola, publicou despacho sobre o mecanismo para concessão de vistos no âmbito da Taça de África das Nações Orange – Angola 2010.

Egipto
2009/12/23 16:04
Egipto convoca 32 atletas para último estágio
O seleccionador do Egipto, Hassan Shehata, convocou, na terça-feira (22/12), 32 jogadores para o estágio tendo em vista a Taça de África das Nações Orange – Angola 2010.

Côte
2009/12/23 11:17
Côte d´Ivoire elege 23 jogadores para Taça
O técnico da selecção de Côte d´Ivoire, Vahid Halilhodzic, anunciou na terça-feira (22/12) a relação final dos 23 jogadores para a disputa da Taça de África das Nações Orange – Angola 2010, de 10 a 31 de Janeiro próximo.

Começa
2009/12/23 11:39
Começa hoje venda de bilhetes
A venda de bilhetes para a Taça de África das Nações Orange – Angola 2010 começa nesta quarta-feira (23/12) nos balcões do BAI, Banco Africano de Investimentos, nas quatro cidades-sede da competição (Luanda, Cabinda, Benguela e Lubango).

Jogo
2009/12/22 15:35
Jogo inaugural da Taça será às 20h
O Comité Organizador da Taça de África das Nações Orange – Angola 2010, COCAN, confirmou nesta terça-feira (22/12) a mudança no horário do jogo inaugural.

Veja
2009/12/22 14:51
Veja a lista completa de preços dos bilhetes da Taça
O Comité Organizador da Taça de África das Nações Orange – Angola 2010, COCAN, anunciou a lista completa dos preços das bancadas e camarotes para os 32 jogos da Taça, nas quatro cidades-sede (Luanda, Cabinda, Benguela e Lubango).

Conheça
2009/12/22 12:11
Conheça a Jabulani Angola, a bola da Taça
A Confederação Africana de Futebol, CAF, e a Adidas apresentaram nesta terça-feira, 22 de Dezembro, no Egipto, a Jabulani Angola, a bola oficial da Taça de África das Nações Orange – Angola 2010.

Novos
2009/12/22 11:04
Novos estádios: "Orgulho nacional"
O ministro da Juventude e Desportos de Angola, Gonçalves Muandumba, afirmou que os quatro estádios construídos nas cidades de Luanda, Benguela, Cabinda e Lubango são "um orgulho nacional".

No site poderá retirar a subscrição
COCAN 2010

domingo, 27 de dezembro de 2009

Gran Torino -2008


De Clint Eastwood
Com Clint Eastwood, Cristopher Carley, Bee Vang

Depois de Changelling eis que Clint Eastwood nos brinda com este Grand Torino. No filme Eastwood interpreta o papel de um duro veterano da guerra da Coreia, Walter Kovalski que, depois da morte da mulher, se dá conta de que a comunidade onde estava inserido se modificou e agora os seus vizinhos são Hmongs, elementos de uma tribo do Sudoeste asiático que se aliou aos americanos contra os Vietcongs. Apesar de racista e xenófobo, os acontecimentos levam-no a aproximar-se de um jovem dessa comunidade, Thao (Bee Vang), da sua família e dos seus problemas, nomeadamente a sua resistência em integrar os gangs organizados de Hmongs que atacam na vizinhança. Esta resistência trará inúmeros problemas à família que de uma forma ou de outra atingem também Kovalski a um ponto que modifica toda a sua vida.
Esta personagem é o pilar sobre o qual se ergue toda a construção narrativa e a meu ver o aspecto mais positivo da obra. Duro como os duros de antigamente, preconceituoso, resistente à mudança e às investidas do padre da comunidade que, para satisfazer o último desejo da sua esposa, insiste com este para se confessar, Walter Kovalski é uma figura convincente e muito bem conseguida por Eastwood. As suas contradições, o zelo com que cuida do seu Gran Torino de ’72, a amizade que subtilmente vai desenvolvendo por Thao e pela sua família são credíveis e transformam-no certamente numa personagem que ficará marcada na memória dos espectadores.
A abordagem do melting pot americano e dos conflitos gerados por esses choques culturais é interessante e abre-nos as portas para o universo de uma comunidade disseminada pelos estados unidos, os Hmongs, cujos hábitos são muito pouco conhecidos. O argumento consegue surpreender várias vezes o espectador e Eastwood está no seu melhor.

http://www.thegrantorino.com/#
http://portalcinema.blogspot.com/2009/03/critica-gran-torino-2008.html

MEU COMENTÁRIO: Excelente filme, aliás como são quase todos realizados por Eastwood.
A ver com atenção. Sobre a morte, os vizinhos, a família, a delinquência juvenil, a amizade...

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Boas Festas

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Desafio

Pediu-me, melhor, desafiou-me a minha irmã Didium, co-proprietária e fundadora do blog http://lendosempre.blogspot.com/ , que divulgasse neste meu blog, do qual sou apenas o único irresponsável, quais são as minhas 5 manias.
Fiquei com dúvidas: as 5 melhores manias ou as 5 piores, porquê só 5? Mas, como ela é professora lá sabe. Talvez exista um estudo duma universidade qualquer. Isto tudo porque eu tenho mais de cinco manias e nem todas são boas. Aqui vão elas:

1 - Tenho a mania que a Ferrari é o melhor carro do mundo (qualquer modelo);

2 - Tenho a mania que o Lubango é o melhor sítio do mundo para se viver e para se morrer;

3- Tenho a mania que tenho a melhor família do mundo;

4 - Tenho a mania que a minha assinatura vale muito dinheiro;

5 - Tenho a mania de que sou feliz.

E não disse as melhores.

Michael Schumacher anuncia regresso à F1

É oficial: Michael Schumacher vai regressar às pistas em 2010. Depois de muitos avanços e recuos, a Mercedes GP confirmou esta manhã que o piloto alemão vai regressar na próxima temporada para pilotar um dos 'flechas de prata'.
Michael Schumacher anuncia regresso à F1 -

"A motivação é muito simples. O telefonema que eu recebi do Ross no final de Novembro sobre a possibilidade de correr, a Mercedes estar envolvida, senti-me óptimo. Nunca deixei as pistas. Estava cansado da F1 no final de2006, mas neste três anos de ausência recuperei toda a energia que tenho agora", explicou o alemão acerca deste seu regresso, que promete animar e muito a temporada de 2010.

"Diverti-me um pouco com as motos e sinto que estou preparado para algumas coisas a sério agora", acrescentou, antes de abordar a questão do seu pescoço: "é um tópico que eu percebo que seja questionado e que quero que seja entendido. Antes de dar o meu sim decisivo assegurei-me de que eu próprio tinha a certeza e posso dizer com cem por cento de certeza que o pescoço não é um problema".

"Infelizmente, quando testei pela Ferrari foi muito perto do meu acidente, mas com o tempo, o pescoço já sarou completamente. Posso fazer tudo o que fazia antes, sem qualquer problema", disse o alemão, que se une à marca que o ajudou a chegar à F1 no início da década de 1990.

Objectivo: lutar pelo título

E para 2010, o alemão estabelece mesmo um objectivo bastante ambicioso: recuperar o ceptro de campeão do mundo: "Esta é uma equipa que venceu ambos os campeonatos neste ano. Com a Mercedes-Benz numa posição de destaque, o nosso objectivo tem de ser lutar pelos títulos".

"A competição será intensa, como nós vimos, mas estou emocionado por este regresso", finalizou.

MEU COMENTÁRIO: E agora? Vou torcer por quem?

In AutoSport OnLine

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Castrol Lotus 107 B - Pedro Lamy - 1993

Este carro foi-me oferecido pelo meu colega de trabalho e companheiro de Fórmula1, Rui Figueiredo quando me foi visitar ao hospital da CUF, em 1995, depois de ter sido operado uma a uma hérnia discal.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Tomás Correia ganha eleições. Montepio preparado para consolidação da banca

"O Montepio está preparado para participar no processo de consolidação do sector bancário que está em curso" e que deverá continuar, afirmou António Tomás Correia, o presidente da instituição mutualista reeleito para um novo mandato de três anos nas eleições de sexta-feira.

Jornal de Negócios Online
negocios@negocios.pt



"O Montepio está preparado para participar no processo de consolidação do sector bancário que está em curso" e que deverá continuar, afirmou António Tomás Correia, o presidente da instituição mutualista reeleito para um novo mandato de três anos nas eleições de sexta-feira.

A lista A, encabeçada pelo gestor, saiu vitoriosa, com mais de 20 mil votos, contra os menos de nove mil votos da candidatura de Alberto Regueira, vice-presidente da Deco.

Após as eleições, Tomás Correia quer continuar "o trabalho de crescimento do Montepio, de aprofundamento do mutualismo e de criação de valor para os associados. O que implica, neste contexto de crise económica, muito trabalho e muito acompanhamento no desenvolvimento das actividades".

Quanto ao interesse na privatização do BPN, o gestor garante que, assim que houver caderno de encargos, "vamos analisar e logo veremos se o modelo de venda é susceptível de criar valor para o Montepio e seus associados e se é possível mitigar os riscos da operação". Recorde-se que este foi um dos temas que dividiu as duas listas candidatas à instituição durante a campanha eleitoral, já que Alberto Regueira era contra o interesse do Montepio no BPN.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Morreu Prémio Nobel da Economia Paul Samuelson

O economista Paul Samuelson morreu, este domingo, aos 94 anos, indicou o MIT, instituto onde estava desde 1940. O trabalho deste Prémio Nobel da Economia foi fundamental para o estabelecimento das bases da economia moderna.

O economista Paul Samuleson morreu, este domingo, aos 94 anos de idade, na sua casa no Massachusetts, nos EUA, indicou o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

O trabalho do Prémio Nobel da Economia de 1970 foi fundamental para a base da economia moderna, uma vez que aplicou uma análise matemática rigorosa para explicar o equilíbrio entre os preços e entre a oferta e procura.

Samuelson ficou ainda conhecido pelo seu livro «Economia: uma Análise Introdutória» que foi traduzido em 40 línguas e vendeu mais de quatro milhões de cópias desde a sua publicação em 1948.

Na nota que publicou no seu site, o MIT recordou que esta foi a obra económica «mais vendida de sempre» e que Samuelson era um dos «economistas mais importantes do planeta durante o último meio século».

Paul Anthony Samuelson, que foi professor de personalidades como Ben Bernanke, presidente da Reserva Federal, e Paul Krugman, estava no MIT desde 1940, altura em que este instituto ainda não formava alunos na área da economia.

Nascido em Gary, no Estado de Indiana, em 1915, este economista foi conselheiro dos presidentes JF Kennedy e Lyndon Johnson, tendo durante anos escrito uma coluna de opinião na revista Newsweek.


MEU COMENTÁRIO: Comprei este livro, em 1984, para a cadeira de Economia, e comecei a gostar da disciplina.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

FIA aprova novo sistema de pontuação para a F1

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) aprovou o novo esquema de pontuação para o Mundial de Fórmula 1, ontem apresentado pela Comissão da Fórmula 1.

Tal como era esperado (e quase certo), a distancia entre os três primeiros classificados de cada prova será agora maior.

Assim, e a partir de 2010, os dez primeiros passarão a pontuar, sendo os pontos divididos da seguinte forma: 25-20-15-10-8-6-5-3-2-1.

In AutoSport On Line

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

sábado, 5 de dezembro de 2009

Peugeot 404

O carro que me marcou mais na minha infância, adolescência e início da vida adulta. O 1º 404, com o qual, parado na garagem, fazia viagens imaginárias, passou para a minha Mãe e o meu Pai comprou outro. Tirei a carta de condução num 404. Num dos meus primeiros empregos conduzi uma station 404. Todos tnham mudanças no volante, excepto o da condução que já a tinha no chão.
Publicidade
Para a fotografia.
Os quatro irmãos.
Estacionado em frente às antigas instalações da FAVEL.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Ford Escort RS 1800 - Joaquim Santos - Miguel Oliveira - Rallye de Portugal - 1983


Estas duas fotografias fui eu que as tirei no Rallye de Portugal de 1982. Equipa constituída por Rui Souto e Eduardo Cid.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Homecoming for Atlantis

The drag chute unfurled as space shuttle Atlantis landed on Runway 33 at the Shuttle Landing Facility at NASA's Kennedy Space Center in Florida after 11 days in space, completing the 4.5-million mile STS-129 mission on orbit 171. Main gear touchdown was at 9:44:23 a.m. EDT. Nose gear touchdown was at 9:44:36 a.m., and wheels stop was at 9:45:05 a.m. On STS-129, the crew delivered 14 tons of cargo to the orbiting laboratory, including two ExPRESS Logistics Carriers containing spare parts to sustain station operations after the shuttles are retired next year.

Image Credit: NASA/Kim Shiflett