Páginas

sábado, 30 de janeiro de 2010

Novo McLaren-Mercedes MP4-25

O novo McLaren-Mercedes foi esta manhã revelado na sede da Vodafone no Reino Unido, com a equipa de Woking a depositar grandes esperanças no MP4-25, monolugar com que Jenson Button e Lewis Hamilton vão tentar vencer os mundiais de Fórmula 1 de 2010.

In AutoSport OnLine

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Ferrari apresentou F10

A Ferrari apresentou há pouco o F10, monolugar com que irá participar no Mundial de Fórmula 1 de 2010, numa cerimónia que está a ter lugar em Maranello, transmitida pela internet. O carrro com que a equipa italiana pretende regressar aos lugares da frente é resultado de vários meses de desenvolvimento, depois da Scuderia ter optado por focar-se neste monolugar em detrimento de se manter na 'luta' pelas vitórias o ano passado, e que valeu 'apenas' uma vitória durante todo o ano de 2009. Dentro de algumas horas a equipa estará em Fiorano a rodar já com este novo monolugar.
"Este campeonato vai ser muito importante para nós, já que o anterior, por diversas razões não foi positivo. Temos dois 'novos' pilotos, e podem perguntar porquê dois 'novos' pilotos? O Fernando é bicampeão do Mundo e nós estamos convencidos que vai alcançar o terceiro. Já surge entre os grandes campeões da F1 e este é o momento certo para ele, e para nós, de modo a voltar aos sucessos. O Felipe é uma 'nova' versão! Depois do terrível acidente na Hungria, o Felipe tem tudo prara provar que é um campeão e reiniciar o caminho que foi interrompido em Julho. Boa sorte para os dois!", referiu Stefano Domenicali.

In AutoSport OnLine

Eça de Queiroz, os políticos e as fraldas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

domingo, 24 de janeiro de 2010

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Mensagem AMI para divulgar - Emergência Haiti

Lisboa, 14 de Janeiro de 2010
Caros Amigos,
Na sequência do terramoto que devastou o Haiti, partiu esta manhã uma primeira equipa de dois elementos da AMI, com destino à capital do país – Port-au-Prince, tendo-se disponibilizado uma verba de 20 mil dólares a utilizar na aquisição de água, medicamentos, desinfectantes e outro material de primeira necessidade. Esta equipa tem como missão efectuar o levantamento de necessidades, coordenar acções de emergência com os parceiros locais e outros actores internacionais para desenvolver uma ajuda humanitária concertada e mais eficaz e preparar a chegada de uma equipa médica voluntária da AMI. Entretanto, está já pronta a partir, de Lisboa, a equipa médica de 3 a 5 elementos, assim que estiverem reunidas condições para chegar rapidamente ao terreno e começar de imediato a trabalhar. Num país onde 53,9% da população já vivia em situação de pobreza extrema, dispondo de 1 dólar por dia, e 46% dos seus 8 milhões de habitantes não tinham acesso a água potável, actualmente toda a ajuda eficaz é pouca, não podendo a AMI, de forma alguma, ficar indiferente. A população do Haiti precisa urgentemente de todo o nosso empenho e para isso precisamos do seu contributo para a aquisição de mais medicamentos, material de penso e sutura, e todos os meios que vierem a ser necessários para prestar ajuda directa e sem demora às vítimas que sobreviveram a esta catástrofe de dimensões dantescas.
Pode efectuar o seu donativo para a AMI para:
Conta Emergência BES - NIB: 0007 001 500 400 000 00672
Multibanco: Entidade 20 909 Refª 909 909 909 em Pagamento de Serviços
Pode ainda colaborar, reencaminhando este apelo a todos os seus contactos. Contamos com a sua participação para que a população martirizada do Haiti retome alguma esperança num futuro possível. Obrigado.
FUNDAÇÃO AMI
Fernando Nobre
Presidente

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Marcas de Cigarros

Delfim - Angola
Delta - Angola
Dom Carlos - Moçambique

domingo, 17 de janeiro de 2010

Jean- Claude Trichet alerta contra malparado

O maior problema dos bancos europeus já não são os activos tóxicos que provocaram a crise financeira, mas o crédito malparado das empresas, alertou o presidente do BCE, aconselhando as instituições a consolidar as suas contas. “ Os bancos devem reforçar o seu balanço para terem capacidade para fazer o seu trabalho, ou seja financiar empresas e particulares", disse Jean- Claude Trichet.

Como criar emprego em 2010?

Curiosa a resposta do Dr. Francisco Pinto Balsemão ao jornal Expresso da semana passada:
"Revendo leis de trabalho e substituindo-as por um regime de flexisegurança, incluindo tudo o que este implica em matéria de formação, trabalho parcial, etc.
Além disso, convencendo os que mantiveram o emprego – 9 em cada 10 trabalhadores – e que, como se sabe, estão melhor do que há um ano, a consumirem mais e melhor: para tal, as empresas devem investir mais em publicidade, o que poderá ser estimulado por incentivos fiscais."

Conclusão: Com maior flexibilidade das leis do trabalho, com maior investimento em publicidade das empresas com benefícios fiscais, os 90% dos trabalhadores com emprego irão consumir mais por estarem mais folgados, e assim irão ser criados mais empregos em 2010. Concluí bem?

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Assaltante atinge a tiro funcionário de banco no Estoril

Um homem foi esta terça-feira ferido a tiro na sequência de uma tentativa de assalto ao banco Deutsche Bank no Monte Estoril, informou a PSP de Cascais. O suspeito, já detido, era um evadido que tinha fugido durante uma saída precária.

Em comunicado, a PSP esclareceu que «o indivíduo tentou assaltar uma instituição bancária no Monte Estoril pelas 12h36, contudo um dos funcionários reagiu, pelo que o mesmo efectuou alguns disparos com uma arma ilegal, atingido alguns membros do corpo do funcionário que, neste momento, encontra-se a ser sujeito a cirurgia».

Chamada ao local, a PSP acabou por deter o suspeito, que se encontrava em «ausência ilegítima de um Estabelecimento Prisional, tendo saído numa precária sem regressar e onde cumpria pena de 16 anos de prisão por assaltos à mão armada a instituições bancárias».

O detido, de 59 anos, será presente quarta-feira ao Tribunal Judicial da Comarca de Cascais para aplicação da medida de coação, sendo que a investigação ficará a cargo da Polícia Judiciária (PJ).

Contactada pela Lusa, fonte do INEM esclareceu que «o funcionário sofreu um ferimento ligeiro no crânio».

Lusa / SOL

MEU COMENTÁRIO: Esperemos que seja apenas um caso isolado neste ano de 2010. Temo que não, pelo desemprego, pela insegurança por falta de segurança, pelo não funcionamento da justiça, etc.

A ser verdade esta notícia no que toca à reacção do bancário, caramba, fartos de nos dizerem para não fazermos nada que provoque a violência e dar-lhes aquilo que nos pedem. Não há seguro que valha a nossa vida. As melhoras companheiro e calma.


Malparado está a crescer 300 milhões ao mês

O ritmo de crescimento do crédito em incumprimento continua acelerado nas empresas. Nos particulares, abranda um pouco na habitação, mas sobe no consumo.

Por cada mês que passa, aumenta em cerca de 200 milhões de euros o crédito malparado das empresas e em 100 milhões o dos particulares. No total, sector empresarial e famílias somam mais de nove mil milhões de euros de empréstimos em cobrança duvidosa, de acordo com os últimos dados publicados pelo Banco de Portugal online, referentes a Novembro de 2009. Entre as empresas, construção e imobiliário acumulam mais do dobro das dívidas em atraso.

Com o crédito concedido a particulares a crescer uns modestos 2,8%, em termos homólogos, os montantes de empréstimos em incumprimento das famílias aumentaram 26%, para os 3,8 mil milhões de euros. O seu peso no saldo total de crédito passou para 2,8% em Novembro, contra 2,2% em igual mês de 2008, um aumento de 27,2%.

Apesar destes valores, os níveis de malparado de particulares na habitação dão alguns sinais de abrandamento. Na habitação, existem actualmente 1927 milhões de euros em cobrança duvidosa, mais 20% que em Novembro do ano passado. No entanto, o rácio de malparado (peso no total) aumentou 13% de Novembro a Novembro, quando em Outubro e Setembro tinha subido 21%. O saldo total de empréstimos à compra de casa cresceu apenas 3,1% nos primeiros onze meses do ano passado, somando 108,5 mil milhões de euros.

No consumo, o malparado voltou a agravar-se. As dívidas já fora do prazo de pagamento para a compra de automóvel, electrodomésticos ou outro tipo de equipamento já perfazem 1,1 mil milhões de euros, contra 799 milhões em Novembro de 2008, mais 46%, traduzindo-se num acréscimo de 44% no rácio Em Outubro, o aumento absoluto do incumprimento tinha sido de 39%, enquanto o rácio apresentava um agravamento de 40,8%. A concessão de crédito ao consumo está praticamente estagnada, com aumento de 1,2% em Novembro, para os 15,4 mil milhões de euros.

Nas empresas, o malparado continua a crescer fortemente: 83% num ano, em termos absolutos, atingindo 5,3 mil milhões de euros. O seu peso no crédito total cresceu ainda mais - 98,2%. O sector imobiliário lidera agora o incumprimento entre as empresas, com 1535 milhões de euros de dívidas de crédito por pagar. Na construção, o montante é de 1518 milhões de euros.

In DN Online

domingo, 10 de janeiro de 2010

sábado, 9 de janeiro de 2010

Jupiter's Moons


On Jan. 7, 1610, Galileo Galilei's improvements to the telescope enabled humanity to see Jupiter's four largest moons for the first time. Io, Europa, Ganymede and Callisto--the so-called Galilean satellites--were seen by the Long Range Reconnaissance Imager on the New Horizons spacecraft during its flyby of Jupiter in late February 2007. The images have been scaled to represent the true relative sizes of the four moons and are arranged in their order from Jupiter.

Io is notable for its active volcanism, which New Horizons studied extensively. On the other hand, Europa's smooth, icy surface likely conceals an ocean of liquid water. New Horizons obtained data on Europa's surface composition and imaged subtle surface features, and analysis of these data may provide new information about the ocean and the icy shell that covers it.

New Horizons spied Ganymede from 2.2 million miles away. Ganymede, the largest moon in the solar system, has a dirty ice surface cut by fractures and peppered by impact craters. New Horizons' infrared observations may provide insight into the composition of the moon's surface and interior.

Scientists are using the infrared spectra New Horizons gathered of Callisto's ancient, cratered surface to calibrate spectral analysis techniques that will help them to understand the surfaces of Pluto and its moon Charon when New Horizons passes them in 2015.

Image Credit: NASA/JHU-APL/Southwest Research Institute

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Montepio - Um Natal pleno de Responsabilidade Social

Momento para recordar a iniciativa solidária que marcou o Natal Montepio e assegurou a oferta de 200 mil euros a 10 instituições de solidariedade social que, pelo País, concretizam projectos dedicados à melhoria das condições de vida de crianças e jovens em risco, pessoas idosas, portadores de deficiência ou em situação de dependência.

Este ano, foram apoiados os seguintes projectos:

- CERCICA – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais

- Instituto Profissional do Terço

- Cruz Vermelha Portuguesa

- Associação Alzheimer Portugal

- APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger

- APACI – Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas

- Associação de Aldeias de Crianças SOS Portugal

- APPACDM Setúbal – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental

- Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco

- APAC – Associação de Pais e Amigos de Crianças


Elvis Presley nasceu há 75 anos


A 8 de Janeiro de 1935 nascia, em East Tupelo, no Mississippi, aquele que viria a ficar conhecido como «o rei do rock».

A data foi declarada «Dia Elvis Presley» em Memphis, cidade onde estão previstas inúmeras homenagens ao artista.

Em Graceland, a propriedade onde viveu Presley e que, desde 2006, tem o estatuto de um monumento histórico (recebendo anualmente cerca de 600 mil fãs), vai também ter lugar uma cerimónia de homenagem ao Rei, que contará com a presença da ex-mulher de Elvis, Priscilla e da sua única filha, Lisa Marie.

Mas estas são apenas duas das muitas festas que assinalam o aniversário de Elvis. Outras, mais ou menos anónimas, decorrerão, certamente, por todo o mundo, organizadas pelos mesmos fãs que mantêm vivo o fascínio de um dos ícones da cultura popular do século XX.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Inaugurado estádio da Tundavala

Sob chuva miúda e um espectáculo gimnodesportivo protagonizado por 460 crianças dos oito aos 14 anos de idade, o primeiro-ministro, António Paulo Kassoma, inaugurou na terça-feira (29/12) o estádio da Tundavala, no município de Lubango, Província da Huíla.
O novo estádio alberga os jogos do grupo D da Taça de África das Nações Orange – Angola 2010, que decorre no país de 10 a 31 de Janeiro próximo.
Depois de visitar a infra-estrutura edificada pela construtora chinesa Syno Hidro Corporation, Paulo Kassoma cortou a fita e regou a entrada principal com champanhe, abrindo oficialmente as portas do estádio para a maior competição futebolista de África.
Orçado em US$ 69 milhões, o estádio da Tundavala esteve quase lotado (tem capacidade para 20 mil espectadores).
Desfile de dança tradicional, de grupos carnavalescos e esquemas infantis animaram o ambiente de festa.
O primeiro-ministro procedeu à entrega de diplomas de mérito a algumas figuras que se destacaram na organização da competição na província. O primeiro agraciado foi o governador anfitrião, Isaac Maria dos Anjos.
O estádio Nacional da Tundavala foi construído numa área de 25 mil e 807 metros quadrados. A obra contou com a participação de 750 trabalhadores: 450 chineses e 300 angolanos.
Fonte: Angop

Solidão arrasta nove idosos para a morte em 12 horas

Entre as 10.00 e as 22.00 de domingo foram encontrados mortos nove idosos, sete homens e duas mulheres, que viviam sós.

"Janeiro e Fevereiro levam e o velho e o cordeiro", diz o adágio popular a admitir que aqueles meses são os mais ameaçadores para a vida dos idosos. Mas as nove mortes, sete homens e duas mulheres, que a PSP registou entre as 10.00 e as 22.00 de domingo apresentam características que violam a ordem natural da existência humana. Uns morreram abandonados, outros em situação de solidão, outros provavelmente às mãos de gente criminosa, e outros porque os desespero ditou o fim da linha.

"Não, não é normal. São muitas mortes em poucas horas", disse ao DN a sub-comissária Carla Sofia, do gabinete de relações públicas do comando de Lisboa da PSP. A situação chamou a atenção dos agentes, sendo que nunca antes a carrinha de transportes de cadáveres da corporação tinha sido tão requisitada para levar tantos idosos ao Instituto de Medicina Legal de Lisboa.

In http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1461899

MEU COMENTÁRIO: Nós esquecemo-nos, frequentemente, que também vamos ficar velhos. Não tratamos os nossos velhotes com respeito e a dignidade que merecem. Por outro lado, os nossos velhotes, não souberam durante a vida cuidar dos outros, muitas vezes da própria família, favorecendo sempre o trabalho, não conquistando amizades, que na fase final das suas vidas lhes é apoiante.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Desejos e previsões para 2010

ECONOMIA/FINANÇAS/BANCA/POLÍTICA


Desejo que este ano que começa seja o início do princípio da recuperação económica, do aumento do emprego e da estabilidade bancária. Desejos dirigidos a todos os países do mundo e para Portugal em particular, dado que Angola é um caso à parte por estar em forte crescimento.

As minhas previsões vão no sentido contrário dos meus desejos. Os países donos do mundo, economicamente falando, não aprenderam com os seus erros cometidos recentemente. Já há sinais de que assim tal acontece, nomeadamente da parte das maiores instituições financeiras ocidentais através do mercado mobiliário.

Em Portugal, tal como escrevi após os resultados das eleições de Outubro, os partidos (todos), não colocam o país e os portugueses em primeiro lugar, mas sim as suas clientelas partidárias. Assim, prevejo, já na discussão do orçamento de que irão ser travados argumentos para que, por parte da oposição, o orçamento seja ao seu gosto e o Governo a tentar não ceder um ponto sequer. Mesmo que o orçamento seja aprovado com a abstencão da oposição ou parte dela, novas eleições serão inevitáveis, com todo o prejuízo para o povo português que continua a ver as principais reformas a ser adiadas, continuando a ser um povo da cauda da Europa (e já não é só da zona Euro).

Aliás, pergunto-me se os Partidos com responsabilidade governativa dos últimos 30 anos, estão interessados e empenhados nessas reformas estruturantes. Acho que não. E os pequenos partidos, também, não têm feito muito por isso. Tirava-lhes argumentos.

Pede-me o coração que dê juízo a todos os que detêm o poder. Por mais pequeno que seja.

Desejos e previsões para 2010

ANGOLA

Desejo que continue na senda do prosperidade, paz e que possa lá ir brevemente, em férias ou em trabalho.

As minhas previsões vão no mesmo sentido, que Angola vai continuar no percurso imparável de progresso e de paz consolidada. Em alguns anos será uma das maiores se não a maior nação africana.

Pede-me o coração que a viagem seja o mais breve possível e que não tenha bilhete de regresso.

Desejos e Previsões para 2010

F 1

Desejo que seja uma época fantástica, cheia de emoção, competitividade, desportivismo e que ganhe o melhor.

As minhas previsões, contrariamente a alguns entendidos na matéria, vão no mesmo sentido dos meus desejos porque há mais equipas, mais concorrência, mais empenhamento (da FIA e das equipas).

Pede-me o coração que ganhe a Ferrari. Quando não puder, que ganhe o Michael Schumacher.