Páginas

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Ring of Fire

This new image from the Solar Dynamics Observatory’s Atmospheric Imaging Assembly (AIA) shows in great detail a solar prominence taken from a March 30, 2010 eruption. The twisting motion of the material is the most noticeable feature.

Launched on Feb. 11, 2010, SDO is the most advanced spacecraft ever designed to study the sun. During its five-year mission, it will examine the sun's magnetic field and also provide a better understanding of the role the sun plays in Earth's atmospheric chemistry and climate. Since launch, engineers have been conducting testing and verification of the spacecraft’s components. Now fully operational, SDO will provide images with clarity 10 times better than high-definition television and will return more comprehensive science data faster than any other solar observing spacecraft.

Image Credit: NASA/SDO/AIA

quinta-feira, 29 de abril de 2010

80ª Feira do Livro de Lisboa

Os livros - pequenos, grandes, os de aventuras e os romances, aos quadradinhos e os outros - invadem o Parque Eduardo VII a partir de quinta-feira, 29 de Abril.

Os nossos heróis vão lá estar todos - os que nos fazem rir, chorar, percorrer o mundo sem sair de casa, aprender e querer pertencer às histórias que escreveram. O regresso dá- -se hoje e durante três semanas (a Feira do Livro de Lisboa termina a 16 de Maio) lá irão os lisboetas percorrer as ruas inventadas para receber esta iniciativa, espreitar os 237 pavilhões (institucionais e diferenciados), descansar o olhar e as pernas nas quatro praças (a Azul, a Verde, a Amarela e a Lilás), locais de encontro e descontracção para serem vividos pelas milhares de pessoas que, anualmente, voltam "ao local das histórias".
O horário foi alargado por "exigência" do público. Porque, afinal, a hora do almoço também deve ser aproveitada para outros alimentos. Assim, de segunda a sexta-feira, os livros estarão à nossa disposição entre as 12 e 30 e as 23 e 30; aos fins-de-semana e feriados, a abertura dá-se às 11 e prolonga-se até às 23 e 30.
Nesta 80.ª edição, ao contrário do que tem acontecido nos anos anteriores, não haverá um país homenageado. Paulo Teixeira Pinto, presidente da APEL, explica a razão: "A literatura não é dos países, é universal". Além da venda dos livros, haverá uma intensa programação cultural, com debates, conversas com os escritores, muita e variada música e as habituais sessões de autógrafos. 
In Visão On Line

terça-feira, 27 de abril de 2010

Viagem à Bélgica e França - Capítulo 7 - Brussels - Musée Hergé

Museu muito bonito. Musée Hergé.Ficámos lá algumas horas.

domingo, 25 de abril de 2010

Lubango: Monumentos - Património Mundial

Os monumentos e sítios raros da província da Huíla podem, nos próximos tempos, constar da lista do património mundial, revelou ontem no Lubango a directora provincial da Huíla da Cultura, Marcelina Gomes.

Marcelina Gomes explicou que os especialistas da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) efectuaram recentemente "um levantamento pormenorizado dos locais considerados únicos no continente" para a sua elevação a património mundial.

A responsável argumentou que a classificação da Fenda da Tundavala, Serra da Leba, monumento do Cristo Rei e as grutas de Kangalonga é justificada pelo facto de serem obras raras e únicas com características adequadas aos critérios da Organização das Nações Unidas (ONU).

"Estes bens são raríssimos no mundo pela sua longevidade e imponência, além de terem relação histórica com a vida social, económica, religiosa e cultural das comunidades locais, nacionais e internacionais", disse, para acrescentar que os peritos avaliaram os sítios com a finalidade de incluí-los no leque do património da humanidade", precisou.

Quanto aos critérios de classificação da UNESCO, Marcelina Gomes disse que a província tem uma lista "enorme de monumentos, sítios e zonas paisagísticas que poderiam ser elevados ao estatuto de património internacional".

"As nossas raridades possuem características básicas inseridas nos critérios estabelecidos pela organização das Nações Unidas pela Cultura. Vamos defender sempre esta posição, porque quando os peritos concluíram que a Tundavala é um local impar a nível do mundo, reconhecem haver raridades no nosso país", disse.


Registo no Diário da República


Um dos passos dados para a valorização da diversidade de monumentos, sítios e paisagens com valor foi a sua publicação em Diário da República. Com a sua legalização, estão criadas as condições para a conquista de outros patamares como o reconhecimento mundial.

Estão já publicados em Diário da República, afirmou a directora da Cultura, seis locais identificados e inventariados do Lubango.
Os mesmos foram já classificados e registados como património local e nacional, à luz da Lei 14, sobre Monumentos e Sítios.


Entre eles, destacam-se os edifícios do antigo Palácio do Governo, o núcleo provincial da Assembleia Nacional e a sua parte frontal, o parque infantil do Lubango, o templo da Missão da Huíla, os Barracões, a antiga Estação dos Caminhos de Ferro de Moçâmedes e a praça Dr. Agostinho Neto.
A direcção provincial remeteu também ao Ministério da Cultura mais 79 monumentos, sítios e zonas turísticas, que aguardam pela sua publicação no Diário da República como património nacional e local.

Dos 220 monumentos, sítios e zonas turísticas cadastrados, o município da Chibia lidera a lista com 37, depois Caconda com 32, Quilengues 25, Caluquembe com 24, Lubango 17, Chicomba 7, Quipungo e Cacula 6, Chipindo e Matala 5 cada, seguido da Humpata.

O processo de investigação para o cadastro e inventariação de mais locais históricos, arqueológicos e reservas naturais continua nos municípios da Jamba e Kubango.
"Estamos a actualizar a lista e, do trabalho já feito em 12 municípios, constatamos que há monumentos e sítios que estão em boas condições e outros precisam de requalificação, para serem frequentados pelos interessados em conhecer a nossa história", disse Marcelina Gomes.

in Jornal de Angola

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Carlos Costa confirmado como novo governador do BdP

O Conselho de Ministros aprovou hoje o nome proposto pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, para o cargo de Governador do banco de Portugal. Carlos da Silva Costa, economista ocupava o cargo de vice-presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), foi o escolhido, anunciou esta tarde o próprio ministro.
O Governo anunciou que o substituto de Vitor Constâncio será Carlos Costa, que até agora era vice-presidente do BEI, com sede no Luxemburgo, confirmando uma notícia avançada pelo 'Diário Económico'. Nascido em Novembro de 1949, Carlos Costa conta com um vasto currículo, todo ele ligado ao sector bancário.
Licenciado em Economia, pela Faculdade de Economia do Porto, Carlos Costa foi administrador da CGD, destacando-se, entre as suas funções, a área internacional. Deste forma, presidiu ao Banco Simeon até à entrada em funções da actual administração do banco espanhol da Caixa, no Verão passado. Foi igualmente membro da administração do Unibanco, em representação do banco português, entre Janeiro e Agosto de 2005.
Antes de chegar à Caixa, Carlos Costa ocupava o cargo de director para a área internacional do Banco Comercial Português.
No BEI conseguiu aumentar de forma significativa os projectos do banco relacionados com Portugal. Ocupou também cargos internacionais, nomeadamente na direcção da Associação de Bancos Europeus.
In JN OnLine

terça-feira, 20 de abril de 2010

Viagem à Bélgica e França - Capítulo 6 - Brussels - Mini Europe

Mini Europe

Homecoming

The space shuttle Discovery is seen as it lands at the Kennedy Space Center in Cape Canaveral, Florida, Tuesday, April 20, 2010. Discovery and the STS-131 mission crew--Commander Alan G. Poindexter, pilot James P. Dutton Jr. and mission specialists Dorothy Metcalf-Lindenburger, Rick Mastracchio, Stephanie Wilson, Clayton Anderson and Japanese astronaut Naoko Yamazaki--returned from their mission to the International Space Station.

Image Credit: NASA/Bill Ingalls

domingo, 18 de abril de 2010

Chinese Grand Prix - F 1

Jenson Button celebrates after his win in China.

The McLaren team go wild on the pit wall, Chinese Grand Prix, Shanghai, April 18, 2010

Bancos têm 2 mil milhões de euros em casas que não vendem

A crise está a colocar de dia para dia mais casas nas mãos dos bancos, que não as conseguem vender. O valor global dos imóveis executados por hipotecas já ascende a 2 mil milhões de euros, tendo aumentado 17 % de 2008 para 2009.
O banco com mais casas em seu poder é o BCP, seguindo-se o BES a grande distância.
Numa altura em que  há cada vez mais portugueses com dificuldade em pagar os empréstimos das casas, os bancos acumulam  imóveis nos seus activos, fruto das execuções de hipotecas.
Embora as instituições financeiras tenham interesse em escoá-los rapidamente, o valor de imóveis inscrito nos balanços subiu 17%, totalizando mais de 1,9 mil milhões de euros, no último ano, segundo dados recolhidos pelo SOL.
Os cálculos tiveram por base os valores da conta ‘activos não correntes detidos para venda’, no subgrupo dos imóveis. Deixam de fora as provisões que as instituições constituíram para fazer face a potenciais desvalorizações (quanto mais elevadas menor é o valor líquido dos activos).
Quando o devedor não consegue pagar o crédito e o banco vais buscar o imóvel, regista-o nesta conta. Por isso, em períodos de alta do incumprimento e em que o escoamento dos imóveis não é rápido, é natural que esta conta suba.

sábado, 17 de abril de 2010

Viagem à Bélgica e França - Capítulo 5 - Brussels - Atomium - Exposição Permamente dos Anos 50

Tendo sido inaugurado em 1958, esta exposição permanente com artigos da época, numa das bolas do Atomium, fez-me recordar a minha feliz infância. 

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Viagem à Bélgica e França - Capítulo 4 - Brussels - Atomium

Não podíamos ir a Bruxelas e não visitar o Atomium. 
O Atomium foi construido em 1958 em Bruxelas no âmbito da Expo 58. Com 103 metros de altura, o Atomium representa um átomo de ferro ampliado 165 bilhões de vezes, com tubos que ligam as 9 partes formando 8 vértices.
As esferas de ferro com cerca de 18 metros de diâmetro, estão ligadas por tubos com escadas no seu interior com um comprimento de cerca de 35 metros. As janelas instaladas na esfera do topo oferecem aos visitantes uma vista panoramica da cidade. Outras esferas têm exposições sobre os anos 50. As três esferas, que só têm acesso por tubos verticais, estão fechadas ao público por razões de segurança

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Viagem à Bélgica e França - Capítulo 3 - Ville de Saint Germain en Laye

Visitámos Saint Germain en Laye, que fica perto da nova casa do Hugo e é nesta cidade onde a Catarina trabalha.
Este parque é enorme, com um bonito castelo.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

terça-feira, 13 de abril de 2010

Viagem à Bélgica e França - Capítulo 1 - Parlamento Europeu

É claro que tínhamos de conhecer o Parlamento Europeu, pelo menos por fora. Não só por fica pertíssimo da casa do André e da Inês, mas sobretudo por ser onde o André trabalha. Explicou-nos ao pormenor a função de cada edifício, onde havia as reuniões, cantina, etc.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Viagem à Bélgica e França - Intróito

Fomos estas férias da Páscoa, visitar o nosso filho do meio, pela primeira vez a Bruxelas e conhecer a casa nova do filho mais velho a Àcheres, arredores de Paris.
Para além das boas impressões que tivemos da Brussels Airlines e do carro alugado na Europcar, da boa comida e cerveja, dos monumentos vistos, dos museus visitados, das auto-estradas cheias de camiões, da chuva que aparecia e fugia, e de tudo o resto, é visível em todas as cidades visitadas, alusões às Grandes Guerras Mundiais, em especial da II. Para que não esqueçamos.



quinta-feira, 8 de abril de 2010

domingo, 4 de abril de 2010