Páginas

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Angolanos e brasileiros em pé de guerra pela Galp

Petrobras e Sonangol têm sido dadas como interessadas em entrar no capital da petrolífera
A estrutura accionista da Galp poderá ser alterada já a partir do dia 1 de Janeiro, com o fim da cláusula do acordo parassocial que obriga os principais accionistas a manterem as posições. Adivinha-se assim uma «guerra» de poder entre a Petrobas, Sonangol e Américo Amorim.
O acordo parassocial da Galp - que entrou em vigor em 2006 e se prolonga até 2014 - dita que os accionistas que assinaram o documento (ENI, Amorim Energia e Caixa Geral de Depósitos) devem manter a sua posição no capital social da empresa até 31 de Dezembro deste ano, nota a Lusa.
A Amorim Energia (na qual os angolanos da Sonangol detêm uma participação de 45%) e a italiana ENI têm cada uma 33,34% do capital social da Galp (o máximo permitido pelo acordo parassocial). À Parpública pertencem 7% e à Caixa Geral de Depósitos (CGD) 1%. No entanto, o banco público tem direitos de preferência na petrolífera o que faz com que, na prática, qualquer alteração no quadro societário da Galp implique o acordo da CGD. O restante capital da petrolífera (25,32%) está disperso pelo mercado.
Nas agora, com o fim da cláusula eminente, accionistas como a ENI e a Amorim Energia ficam livres para reforçar ou vender a sua posição. Ainda que sob condições, como por exemplo, a obrigação de alienar a totalidade da participação, tendo as outras partes direitos de preferência.
O «Diário Económico» noticiou na quarta-feira que o Governo está a tentar forçar a extensão do acordo parassocial com estes dois accionistas com o objetivo de «ganhar tempo para encontrar uma solução que sirva os interesses nacionais».

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Angolanos já controlam 9,99% do BPI

A Santoro Finance, empresa controlada por Isabel dos Santos, voltou esta semana a reforçar a sua posição no capital do BPI.
A empresa da filha do Presidente de Angola, adquiriu mais 544.212 acções do banco português por 807 mil euros e elevou a sua participação no capital da instituição para 9,99%.
Esta foi a quinta semana consecutiva em que a empresa angolana reforçou no capital do banco.
Em pouco mais de um mês, a Santoro gastou 2,85 milhões de euros em acções do BPI e agora é já dona de 89.893.435 acções.

Fonte: Agência Financeira

Montepio - Donativos de Natal apoiam 10 instituições de solidariedade

O Montepio assinalou a quadra natalícia com a oferta de 200 mil euros de donativos a 10 instituições de solidariedade e convidou personalidades do jornalismo nacional para apadrinharem os projectos sociais
Fátima Campos Ferreira (RTP), Nicolau Santos (Expresso), Pedro Camacho (Visão), Bárbara Reis (Público), Laura Luzes Torres (Máxima), Fernanda Freitas (RTP 2), Sofia Carvalho (SIC Mulher), João Marcelino (Diário de Notícias), Pedro Guerreiro (Jornal de Negócios) e Guilherme Borba (OJE) foram as dez personalidades do jornalismo nacional que aceitaram o convite do Montepio para participarem na iniciativa de solidariedade, responsabilidade social e cidadania que preparámos para esta quadra – a entrega dos Donativos de Natal Montepio
O Montepio, coerente com a boa prática de afectar o montante habitualmente dispendido com a aquisição de presentes de Natal à concessão de donativos destinados a reconhecer o trabalho meritório e apoiar as actividades desenvolvidas por instituições particulares de solidariedade social nacionais, assinalou, uma vez mais, a quadra natalícia com a atribuição de donativos, no valor unitário de 20 mil euros, em benefício de cada uma das seguintes dez instituições:
- Associação para a Promoção da Segurança Infantil – APSI
- Liga Portuguesa Contra a SIDA
- Liga Portuguesa Contra o Cancro
- Olhar o Futuro (Vila Nova de Gaia)
- Centro Social e Paroquial do Bairro 6 de Maio (Amadora)
- Centro Social e Paroquial de Arreigada (Paços de Ferreira)
- Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria
- Obra do Padre Coutinho (Viana do Castelo)
- Patronato de São Miguel (Região Autónoma dos Açores)
- Creche, Jardim-de-Infância de Grândola.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

It's complicated - 2009

Jane (Streep) is the mother of three grown kids, owns a thriving Santa Barbara bakery/restaurant and has—after a decade of divorce—an amicable relationship with her ex-husband, attorney Jake (Baldwin). But when Jane and Jake find themselves out of town for their son’s college graduation, things start to get complicated. An innocent meal together turns into the unimaginable—an affair. With Jake remarried to the much younger Agness (Lake Bell), Jane is now, of all things, the other woman.

Caught in the middle of their renewed romance is Adam (Martin), an architect hired to remodel Jane's kitchen. Healing from a divorce of his own, Adam starts to fall for Jane, but soon realizes he's become part of a love triangle.

Should Jane and Jake move on with their lives, or is love truly lovelier the second time around? It's... complicated.


Montepio galardoado pelos "Prémios à Eficácia da Comunicação 2010"

A campanha de comunicação "Mealheiro Montepio" foi distinguida na cerimónia de atribuição dos "Prémios à Eficácia da Comunicação", realizada a 25 de Novembro, na sede da Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa.
Nesta edição, o Montepio foi galardoado com o prémio "Bronze", na categoria "Serviços Financeiros e Seguros", pela forma como atingiu os objectivos propostos sem envolver orçamentos elevados em produção e media.
Os "Prémios à Eficácia da Comunicação" são promovidos pela Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN)  e pelo Grupo Consultores, com o objectivo de promover e reconhecer a excelência na comunicação comercial e a sua capacidade de contribuir para atingir os objectivos das empresas.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O Banco Central Europeu (BCE) vai aumentar o seu capital em cinco mil milhões de euros para 10,6 mil milhões de euros

O Banco Central Europeu (BCE) vai aumentar o seu capital em cinco mil milhões de euros para 10,6 mil milhões de euros, para ultrapassar a volatilidade das taxas de câmbios, de crédito e riscos de crédito.
O aumento do capital social resulta também, segundo o BCE, da «necessidade de garantir uma base de capital adequada a um sistema financeiro que cresceu consideravelmente».
O processo será realizado em três etapas, a primeira das quais a 29 de Dezembro e as duas restantes no final de 2011 e de 2012.
O conselho dos governadores do BCE reuniram-se quarta-feira em Frankfurt e decidiram que os 16 bancos centrais nacionais da Zona Euro deverão fazer as suas contribuições em três tranches. Os bancos centrais dos restantes países da União Europeia, que não adoptaram a moeda única, irão fazer uma única contribuição no final deste ano.
Este é o primeiro aumento de capital do BCE desde a sua criação há 12 anos.

Fonte: Agência Financeira

Carteira chinesa da dívida dos EUA ultrapassou os 685 mil milhões de euros

A carteira chinesa de títulos do Tesouro dos EUA voltou a aumentar em Outubro, para mais de 906 mil milhões de dólares (mais de 685 mil milhões de euros), apesar do alerta de alguns economistas acerca do excessivo investimento na dívida norte-americana.
Em vez de investir no Tesouro norte-americano, a China devia concentrar-se no fomento do consumo interno, "o que criaria postos de trabalho para os jovens e combateria o alto índice de desemprego", disse um perito financeiro citado hoje pelo jornal Global Times.
Exceptuando a própria Reserva Federal dos EUA, a China é o maior detentor de títulos do Tesouro norte-americano.
Em Outubro passado, pelo quarto mês consecutivo, a carteira chinesa aumentou 2,3% para 906,8 mil milhões de dólares, atingindo o valor mais alto desde Novembro de 2009.
No inicio de 2010, um professor da Universidade de Pequim sugeriu que o governo distribuísse as suas reservas em dólares pela população, argumentando que uma desvalorização daquela moeda diluiria os ganhos obtidos com o investimento nos títulos do Tesouro.
Um outro académico considerou que "é preferível diversificar a carteira de investimento, nomeadamente em ouro e energia, em vez de concentrar tanto dinheiro na dívida norte-americana".
A China possui as maiores reservas em divisas do mundo, estimadas em 2,65 biliões de dólares (números de Setembro passado).

Fonte: Jornal OJE

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Deception - 2008

Uma pergunta bastante simples mas um homem pode responder de forma para sempre mudar a sua vida. Jonathan McQuarry é esse homem. Um auditor de empresas à deriva no mar da elite de poder nova-iorquino. Um encontro fortuito com Wyatt Bose, um carismático advogado leva Jonathan a conhecer um mundo que existe apenas para os privilegiados, um mundo de “intimidade sem laços’” como o descreve uma das suas primeiras conquistas, um mundo através do qual ele descobre um lado de si que não sabia existir… Mas um affair com uma atraente e misteriosa estranha, que Jonathan conhece apenas como “S”, a sua inicial, irá expô-lo a um outro mundo que ele jamais imaginou existir – um mundo de traição e morte.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Couples Retreat - 2009

Quatro casais embarcam numa viagem para um resort numa ilha tropical. Enquanto um dos casais está lá para resolver o seu casamento, os outros três casais vão para se divertir e apanhar sol, mas rapidamente descobrem que também têm problemas nas suas relações e vêm-se forçados a participar na terapia de casais que o resort dispõe. De repente, o grupo descobre que a sua viagem tem um preço, e têm que enfrentar os problemas que todos os casais enfrentam no dia-a-dia... mas de uma forma hilariante.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Old Dogs - 2009

Dois grandes amigos -- um divorciado sem sorte ao amor e um solteiro e divertido pinga-amor -- vêem as suas vidas, literalmente, viradas do avesso quando, inesperadamente, se tornam responsáveis por dois gémeos de seis anos no momento em que estão perante o maior negócio das suas vidas.
Os inexperientes solteiros esforçam-se para conseguirem cuidar dos gémeos mas o resultado é um desastre, atrás do outro, e talvez a descoberta do que realmente é importante na vida…

domingo, 5 de dezembro de 2010

Austrália - 2008