Páginas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Caterham apresenta CT01

Está dado o tiro de partida para a época de 2012 do Mundial de Fórmula 1 com a apresentação do Caterham CT01/Renault.
 O novo monolugar tem um nariz bem mais 'empinado' e saídas de escape mais altas, uma tendência que deverá ser seguida por outras equipas. O KERS é também uma novidade, com a integração do sistema da Red Bull, o mesmo sucedendo com a caixa de velocidade, também ela desenvolvida pela equipa campeã:
"Terminamos na décima posição estes dois anos, o que foi o nosso objetivo, mas agora penso que é tempo de avançarmos. Logicamente, temos de ver o que vai acontecer em pista e só depois dos primeiros testes teremos algum feedback. Outra coisa positiva é o KERS, pois perdemos muito o ano passado por não o ter. Ter o KERS incorporado no nosso carro é claramente um passo em frente.", referiu Mike Gascoyne.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Sexta vitória de Sébastien Loeb no Rali de Monte Carlo

Sébastien Loeb venceu o Rali de Monte Carlo pela sexta vez na sua carreira, somando agora 68 vitórias, numa prova que beneficiou do erro do único piloto que lhe poderia ter dado luta durante todo o evento, Jari-Matti Latvala. Após o abandono do finlandês da Ford, que liderava com trinta segundos de vantagem, o Monte Carlo tornou-se num autêntico passeio para o francês, que terminou com quase três minutos de avanço para o segundo classificado, e sem sequer forçar o andamento nos três últimos dias.

domingo, 22 de janeiro de 2012

CAN 2012

Esta edição realiza-se no Gabão e Guiné Equatorial, e à partida já conta com uma enorme surpresa, a não qualificação da selecção detentora do titulo, o Egito. A fase de qualificação foi surpreendente e nessa perspectiva será interessante verificar o valor de algumas equipas teoricamente menos poderosas.

Além do Egito também potências como a Nigéria e os Camarões ficaram de fora, o que só demonstra a evolução dos outros países africanos.

Os grupos da CAN são os seguintes:

Grupo A: Guiné Equatorial, Líbia, Senegal e Zâmbia

Grupo B: Angola, Burquina Faso, Costa do Marfim e Sudão

Grupo C: Marrocos, Gabão, Tunísia e Níger

Grupo D: Botswana, Guiné-Conakri, Gana e Mali

Face / Off


The Tourist


domingo, 15 de janeiro de 2012

Seis vitórias nas motos e quatro nos autos é o fabuloso palmarés que Stéphane Peterhansel passa a ostentar a partir de hoje, depois de assegurar mais um triunfo na grande maratona. As vitórias nas motos surgiram nos anos de 1991, 1992, 1993, 1995, 1997 e 1998, e nos autos em 2004, 2005, 2007 e agora 2012, sendo claramente o mais vitorioso do Dakar.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Teatro Municipal apresenta programação para 2012

Apresentação da programação para 2012 no Teatro Municipal de Almada
Teatro
Na nova temporada o Teatro Municipal de Almada vai acolher seis produções da Companhia de Teatro de Almada e 44 produções de teatro, dança e música. A apresentação está agendada para o dia 14 de janeiro, às 21h30, numa sessão aberta ao público.
 O destaque da programação do Teatro Municipal de Almada para 2012 vai para o espetáculo do Berliner Ensemble “Simplesmente complicado”, de Thomas Bernhard, com direção de Claus Peymann, um dos maiores encenadores do teatro mundial e que se apresenta, pela primeira vez, em Portugal.
 Apesar dos cortes de financiamento de que tem sido alvo, o TMA acolhe este ano mais oito espetáculos (de teatro, dança e música) do que em 2011, apresentando um total de 13 estreias.
   
Dar oportunidade aos mais novos
  
Uma das novidades da programação é a criação do Ciclo “Sala Experimental”, entre Abril e Maio, no qual dez grupos de jovens criadores vão estrear outros tantos espetáculos de teatro, dança e performance.
 Em 2012, o Teatro Municipal mantém as habituais parcerias com a Orquestra Gulbenkian, o Teatro Nacional de São João, a Companhia Nacional de Bailado, o Teatro Nacional de São Carlos e a Orquestra Metropolitana de Lisboa, reforçando ainda a colaboração com os teatros municipais que constituem a rede Acto 5 (Teatro Circo de Braga, Cine-Teatro Constantino Nery, de Matosinhos, e Teatro Aveirense).

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O Amor é...

 O amor é o início. O amor é o meio. O amor é o fim. O amor faz-te pensar, faz-te sofrer, faz-te agarrar o tempo, faz-te esquecer o tempo. O amor obriga-te a escolher, a separar, a rejeitar. O amor castiga-te. O amor compensa-te. O amor é um prémio e um castigo. O amor fere-te, o amor salva-te, o amor é um farol e um naufrágio. O amor é alegria. O amor é tristeza. É ciúme, orgasmo, êxtase. O nós, o outro, a ciência da vida.
 O amor é um pássaro. Uma armadilha. Uma fraqueza e uma força.
 O amor é uma inquietação, uma esperança, uma certeza, uma dúvida. O amor dá-te asas, o amor derruba-te, o amor assusta-te, o amor promete-te, o amor vinga-te, o amor faz-te feliz.
 O amor é um caos, o amor é uma ordem. O amor é um mágico. E um palhaço. E uma criança. O amor é um prisioneiro. E um guarda.
 Uma sentença. O amor é um guerrilheiro. O amor comanda-te. O amor ordena-te. O amor rouba-te. O amor mata-te.
 O amor lembra-te. O amor esquece-te. O amor respira-te. O amor sufoca-te. O amor é um sucesso. E um fracasso. Uma obsessão. Uma doença. O rasto de um cometa. Um buraco negro. Uma estrela. Um dia azul. Um dia de paz.
 O amor é um pobre. Um pedinte. O amor é um rico. Um hipócrita, um santo. Um herói e um débil. O amor é um nome. É um corpo. Uma luz. Uma cruz. Uma dor. Uma cor. É a pele de um sorriso.

 Joaquim Pessoa, in 'Ano Comum'

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Marcas de Cigarros

Peter Stuyvesant - Rodésia (hoje Zimbabwe)

Peter Stuyvesant - Alemanha

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Mercedes anuncia recorde de vendas em 2011

A Daimler AG, que detém a Mercedes-Benz, revelou que a marca alemã vendeu 1,26 milhões de veículos em todo o mundo em 2011, um aumento de 8%, dos quais 193 339 foram na China (mais 30,6%) e 245 231 nos Estados Unidos, um aumento de 13,3%.Na Europa, a Mercedes caiu 1% ao longo de todo o ano, mas em Dezembro, as vendas subiram 7,1%.A marca alemã acredita que o lançamento dos últimos modelos, nomeadamente da Classe C, o pilar das vendas da empresa, irá fortalecer as vendas este ano, nomeadamente através do novo desportivo SL, que chegam aos concessionários em Março.
Fonte: Jornal OJE

Museu de NUMÁRIA DE OURO

O ouro amoedado da Lusitânia, Companhia de Seguros – espólio avaliado em cerca de 4,5 milhões de euros - constitui uma das mais belas colecções de numária de ouro portuguesa.
A apresentação em sede própria, no Auditório António da Costa Leal, em Lisboa, culmina um ciclo de realizações da Lusitânia, que a identificam com a cultura e as tradições portuguesas.
A organização, execução e construção do Museu de Numária de Ouro teve por finalidade desenvolver um cariz pedagógico e institucional junto da sociedade, sendo por isso alvos prioritários, a nível interno, os colaboradores, mediadores e corretores de seguros; e a nível externo,
os clientes, estudantes e instituições culturais, além, naturalmente, do público em geral.
Este espaço museológico pretende associar a imagem da Lusitânia à responsabilidade histórica e ao reconhecimento da Companhia na sua missão cultural, pautada pela preservação e divulgação do património histórico-cultural.
Procura, por outro lado, divulgar o património nacional consubstanciado na colecção de moedas de ouro e, ainda, incentivar os públicos jovens a conhecer melhor Portugal, através da sua História Económica.

O Museu preserva um património disperso, tendo em conta que muitas peças foram recuperadas no estrangeiro.
A memória descritiva deste projecto sublinha que “poucas nações se podem orgulhar de ter cunhado moedas de ouro durante oito séculos, algumas com curso universal e de ter levantado Casas de Moeda em quatro continentes e em locais sob soberania nacional, soberania de que a nossa moeda foi sempre expressão”.
As moedas de ouro portuguesas tiveram curso entre 1185 e 1889 e constituem, em si mesmas, páginas de uma história multissecular reveladora da soberania nacional nos cinco cantos do mundo, mas também, dos ciclos económicos depressivos e dos períodos de maior prosperidade da nação.
Ao longo dos últimos 24 anos, a Lusitânia tem efectuado pesquisas exaustivas e seguido de perto coleccionadores, antiquários de numismática e leilões, em território nacional e no estrangeiro, com vista à aquisição de exemplares de amoedado de ouro, alguns considerados exemplares únicos, cunhados em território português ao longo dos séculos.
Para este museu foi produzido um filme, que enquadra o espólio exibido e a sua contextualização histórica, e uma brochura, em que se destacam os exemplares mais relevantes e raros da colecção.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

2012 - Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre as Gerações

O Parlamento Europeu aprovou 2012 como o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações, passo que antecede o lançamento do Ano Europeu em Janeiro próximo.
O Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações 2012, permitirá a todos reflectir sobre a forma como os Europeus estão a viver cada vez mais e as oportunidades que daí decorrem.
O envelhecimento activo pode significar para as pessoas mais velhas a oportunidade de continuarem a trabalhar e partilharem as suas experiências, de continuarem a desempenhar um papel activo na sociedade e de viverem as suas vidas de maneira saudável, independente e preenchida.
Para além da sensibilização para estas questões e outros desafios do envelhecimento, o Ano Europeu apela à tomada de acções políticas em domínios como o emprego, protecção social, educação e formação, saúde e serviços sociais, alojamento e infra-estruturas públicas.
O Ano Europeu também pretende suscitar apoio público, por isso, "Deixe-se envolver" e consulte o sítio Web do Ano Europeu http://ec.europa.eu/social/ey2012.jsp?langId=en
Fonte: Sítio da Representação da CE em Portugal