Páginas

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Natal nas ruas do Lubango - Angola - 2012

Aviso 15/2012 - Banco de Portugal

Estabelece os deveres a observar pelas instituições de crédito relativamente à divulgação da sua adesão ao regime jurídico dos serviços mínimos bancários e à publicitação das condições legalmente estabelecidas para que as pessoas singulares possam aceder e beneficiar de tal regime.
 
Avisos do Banco de Portugal
Aviso do Banco de Portugal nº 15/2012

O Banco de Portugal é responsável pela supervisão do sistema de acesso, pelas pessoas singulares,aos serviços mínimos bancários instituído pelo Decreto-Lei nº 27-C/2000, de 10 de março.
Nos termos da Lei nº 19/2011, de 20 de maio, que procedeu à primeira alteração do referido diploma legal, o Banco de Portugal foi incumbido de regulamentar a prestação de informação por parte das instituições de crédito aderentes relativamente à disponibilização de serviços mínimos bancários, às condições de contratação e manutenção das contas de depósito à ordem constituídas ao abrigo desse sistema e, por último, à possibilidade de conversão de conta de depósito à ordem já existente em conta de serviços mínimos bancários e aos pressupostos dessa conversão.
Dando cumprimento a essa obrigação legal, o Banco de Portugal emitiu o Aviso nº 4/2011, nos termos do qual concretizou os deveres de informação a que as instituições de crédito aderentes estavam adstritas e, bem assim, a forma adequada para o seu cumprimento.
Com o Decreto-Lei nº 225/2012, de 17 de outubro, o legislador procedeu à segunda alteração do sistema de acesso aos serviços mínimos bancários, aprovou as bases do novo protocolo a celebrar com as instituições de crédito que a ele pretendam aderir e estabeleceu o respetivo regime sancionatório.
Face a estas alterações, torna-se necessário atualizar as exigências de informação e publicitação que recaem sobre as instituições de crédito aderentes.
Assim, no uso da competência que lhe é atribuída pelo disposto no artigo 17.º da sua Lei Orgânica e pelo disposto no nº 3 do artigo 7.º-A do Decreto-Lei nº 27-C/2000, de 10 de março, na redação introduzida pela Lei nº 19/2011, de 20 de maio, e pelo Decreto-Lei nº 225/2012, de 17 de outubro, o Banco de Portugal determina o seguinte:
Artigo 1.º
Objeto
O presente Aviso estabelece os deveres a observar pelas instituições de crédito relativamente à divulgação da sua adesão ao regime jurídico dos serviços mínimos bancários e à publicitação das condições legalmente estabelecidas para que as pessoas singulares possam aceder e beneficiar desse regime jurídico.
Artigo 2.º
Definições
Para efeitos deste diploma, entende-se por:
a) «Regime jurídico dos serviços mínimos bancários»: o regime jurídico que enquadra a prestação de serviços mínimos bancários, aprovado pelo Decreto-Lei nº 27-C/2000, de 10 de março, com as alterações introduzidas pela Lei nº 19/2011, de 20 de maio, e pelo Decreto-Lei nº 225/2012, de 17 de outubro;
b) «Instituições de crédito aderentes»: as empresas cuja atividade consiste em receber do público depósitos ou outros fundos reembolsáveis, a fim de os aplicarem por conta própria mediante a concessão de crédito, previstas nas alíneas a) a c) do artigo 3.º do Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras, aprovado pelo Decreto-Lei nº 298/92, de 31 de dezembro, na redação em vigor, que celebrem protocolo com o membro do Governo responsável pela área da defesa do consumidor e com o Banco de Portugal, nos termos previstos no regime jurídico dos serviços mínimos bancários;
c) «Conta de serviços mínimos bancários»: conta de depósito à ordem a disponibilizar pelas instituições de crédito aderentes ao regime jurídico dos serviços mínimos bancários;
d) «Preçário»: conjunto de informação, permanentemente atualizada, relativa às condições gerais com efeitos patrimoniais dos produtos e serviços financeiros, disponibilizado ao público pelas instituições de crédito.
Artigo 3.º
Publicitação das condições de acesso e de prestação
dos serviços mínimos bancários
1. As instituições de crédito aderentes devem divulgar publicamente, e em permanência, nos seus balcões e nos respetivos sítios de Internet, a sua adesão ao regime jurídico dos serviços mínimos bancários, bem como informação relativa às condições de acesso e de prestação dos serviços mínimos bancários.
2. As instituições de crédito aderentes estão obrigadas a afixar, em lugar bem visível de todos os seus balcões e locais de atendimento ao público, e em formato A4, o documento constante do anexo ao presente Aviso e que dele faz parte integrante.
3. O Preçário das instituições de crédito aderentes deve conter informação relativa às condições de acesso e de prestação dos serviços mínimos bancários.
Artigo 4.º
Prestação de informação sobre conversão de conta bancária
1. As instituições de crédito aderentes estão obrigadas a informar todas as pessoas singulares que sejam titulares de contas de depósito à ordem da possibilidade de conversão das mesmas em contas de serviços mínimos bancários e dos requisitos dessa conversão.
2. A informação referida no número anterior deve ser prestada mediante a inclusão, no primeiro extrato emitido em cada ano, da seguinte menção:
"[Designação da instituição de crédito] é uma entidade aderente aos Serviços Mínimos Bancários. Caso seja titular de apenas uma conta de depósito bancário, poderá convertê-la e beneficiar destes Serviços. Informe-se ao balcão, no sítio de Internet desta instituição, ou em www.clientebancario.bportugal.pt e www.todoscontam.pt."
3. A menção referida no número anterior deve ser apresentada com destaque adequado, na primeira página do extrato, com tamanho de letra mínimo de 9 pontos, utilizando como referência o tipo de letra Arial.
4. Quando a informação relativa à movimentação da conta de depósito à ordem seja disponibilizada através de caderneta, as instituições de crédito aderentes devem cumprir o dever de informação previsto no nº 1 do presente artigo, mediante a inclusão da menção constante do nº 2 numa comunicação remetida aos seus clientes, pelo menos, uma vez em cada ano.
Artigo 5.º
Norma revogatória
É revogado o Aviso nº 4/2011, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 11 de agosto de 2011.

Artigo 6.º
Entrada em vigor
O presente Aviso entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

Lisboa, 27 de novembro de 2012 – O Governador, Carlos da Silva Costa

domingo, 30 de dezembro de 2012

2013 - Ano Internacional para a cooperação pela água

Em dezembro de 2010, a Assembléia das Nações Unidas declarou o ano de 2013 como o Ano Internacional das Nações Unidas para a Cooperação pela Água, com base em uma proposta de um grupo de países iniciada pelo Tajiquistão. Em agosto de 2011, a UNESCO foi oficialmente nomeada pela ONU para liderar os preparativos para o Ano Internacional e o Dia Mundial da Água em 2013.
A cooperação pela água tem múltiplas dimensões, incluindo os aspectos culturais, educacionais, científicos, religiosos, éticos, sociais, políticos, jurídicos, institucionais e econômicos. Uma abordagem multidisciplinar é essencial para entender as várias facetas implícitas no conceito e para misturar essas peças em uma visão holística. Além disso, para ser bem sucedida e duradoura, a cooperação pela água precisa de um entendimento comum do que sejam as necessidades e os desafios em torno da água. Construir um consenso sobre as respostas adequadas a estas questões será o foco principal do Ano Internacional e do Dia Mundial da Água em 2013.
O evento terá a participação de representantes de ONGs, organizações internacionais, agências do sistema ONU, entre outros.

sábado, 29 de dezembro de 2012

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

75 anos - Jorge N. Pinto da Costa

Parabéns Presidente.
Nem sempre de acordo consigo, mas reconhecendo excelente trabalho nestes últimos 30 anos.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Prémio Dra. Raquel Ribeiro premeia envelhecimento ativo

O Montepio acolheu no seu auditório do edifício-sede, a cerimónia de entrega do Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Raquel Ribeiro, iniciativa criada no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações e destinada a homenagear Raquel Ribeiro, que  foi Diretora-geral da Assistência Social e, mais tarde, da Família, foi dirigente sindical e assessora do ministro dos Assuntos Sociais, entre muitas outras funções desempenhadas ao longo de 87 anos de vida  sendo uma figura incontornável da Segurança Social, que introduziu o tema em Portugal.
Lançado em outubro último pela Associação Portuguesa de Psicogerontologia (APP), com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Fundação Montepio, o Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Raquel Ribeiro tem por objetivo reconhecer a vida ativa e a participação social de pessoas com 80 ou mais anos de idade, que desenvolvem atividade profissional ou cívica relevante na sociedade.
Na cerimónia, que contou com a presença de Tomás Correia, Presidente do Montepio, de Maria João Quintela, Presidente da APP, e de Rita Valadas, Administradora-executiva da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, foram entregues prémios às seguintes personalidades:
Maria Helena Cadete Bernardo
Categoria | Intervenção Social
Eunice Munoz
Categoria | Arte e Espetáculo
Walter Osswald
Categoria | Política e Cidadania
Tomaz Rebelo do Espírito Santo
Categoria | Família e Comunidade
Sebastião Mateus Arenque
Categoria | Família e Comunidade

Fonte: Montepio | Gabinete de Relações Públicas Institucionais

Curiosity Self-Portrait, Wide View

On the 84th and 85th Martian days of the NASA Mars rover Curiosity's mission on Mars (Oct. 31 and Nov. 1, 2012), NASA's Curiosity rover used the Mars Hand Lens Imager (MAHLI) to capture dozens of high-resolution images to be combined into self-portrait images of the rover.

The mosaic shows the rover at "Rocknest," the spot in Gale Crater where the mission's first scoop sampling took place. Four scoop scars can be seen in the regolith in front of the rover. A fifth scoop was collected later.

Self-portraits like this one document the state of the rover and allow mission engineers to track changes over time, such as dust accumulation and wheel wear. Due to its location on the end of the robotic arm, only MAHLI (among the rover's 17 cameras) is able to image some parts of the craft, including the port-side wheels.

Image Credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

2013 «Ano Europeu dos Cidadãos»

20 anos após a criação da cidadania da União, registaram-se progressos concretos que afectam directamente a vida de milhões de pessoas. Para citar apenas um exemplo: hoje em dia ir ao estrangeiro implica custos de viagem mais baixos, sem complicações na passagem das fronteiras, viagens organizadas com garantia, acesso aos sistemas de saúde e chamadas telefónicas para casa mais baratas. Trata-se apenas de alguns dos benefícios que decorrem da cidadania europeia. A Comissão pretende que sejam eliminados os obstáculos com que as pessoas ainda se deparam quando exercem os seus direitos no estrangeiro.
O objectivo do Ano Europeu dos Cidadãos consiste em facilitar aos cidadãos da União o exercício do seu direito de circular e residir livremente no território da UE, assegurando um fácil acesso às informações sobre os seus direitos. Mais especificamente, o objectivo do Ano Europeu consiste em:
  • aumentar a sensibilização dos cidadãos para o seu direito de residir livremente na União Europeia;
  • aumentar a sensibilização para a forma como os cidadãos podem beneficiar dos direitos e políticas da UE e estimular a sua participação activa no processo de elaboração das políticas da União;
  • estimular o debate sobre o impacto e o potencial do direito de livre circulação, em especial em termos de reforço da coesão e de compreensão mútua.
Para assinalar o Ano Europeu dos Cidadãos de 2013, será organizada em toda a UE uma série de eventos, conferências e seminários, a nível nacional, regional ou local. A Comissão tenciona igualmente reforçar a visibilidade dos portais Web multilingues «Europe Direct» e «A sua Europa» como elementos chave de um «balcão único» de informação sobre os direitos dos cidadãos da União, bem como o papel e a visibilidade dos instrumentos de resolução de problemas, como o SOLVIT, para que os cidadãos da União exerçam e defendam melhor os seus direitos.
Ligações úteis:

Cars 2 - 2011


domingo, 23 de dezembro de 2012

Natal 2012


quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Teatro Municipal de Almada chama-se agora Teatro Municipal Joaquim Benite

A Câmara Municipal de Almada decidiu esta quarta-feira, 19 de dezembro, atribuir o nome de Joaquim Benite ao Teatro Municipal de Almada. Uma homenagem ao encenador enquanto “homem que tanto contribuiu para o elevado patamar de desenvolvimento cultural alcançado no concelho”.
A decisão foi tomada por unanimidade em reunião pública de Câmara, 14 dias após a morte deste encenador, diretor da Companhia de Teatro de Almada e do Festival de Almada.
 
O Teatro Municipal Joaquim Benite é propriedade da Câmara Municipal de Almada. O projeto é da autoria dos arquitetos Manuel Graça Dias e Egas José Vieira. A sua gestão é da responsabilidade da Companhia de Teatro de Almada.
  
Inaugurado em julho de 2005, este é um dos melhores equipamentos culturais do país. Privilegiando o teatro, o espaço recebe, contudo, vários espetáculos de ópera, música clássica, dança, encontros internacionais, entre muitos outros eventos.
  
Além de uma sala principal, sala experimental e sala de ensaios, o teatro possui ainda espaços para exposições, cafés-concertos, livraria e até um ATL, onde os pais podem deixar as crianças, enquanto assistem aos espetáculos.
Homenagear Joaquim Benite
Com a atribuição deste topónimo, o Município de Almada homenageia Joaquim Benite enquanto “homem de cultura e da cultura que tanto contribuiu para o elevado patamar de desenvolvimento cultural alcançado no concelho”.
 
Encenador da mais de uma centena de espetáculos, ao longo das últimas quatro décadas, Joaquim Benite foi responsável pelo Festival de Almada, criado em 1984, e que em 2013 assinala a sua 30.ª edição. Entre os vários prémios com que foi distinguido, Joaquim Benite foi agraciado com a Medalha de Ouro da Cidade de Almada, a 15 de julho de 2009, e condecorado, a 26 de Março de 2010, pelo Presidente da República, Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
 
Joaquim Benite faleceu no passado dia 5 de dezembro, aos 69 anos de idade.
In http://www.m-almada.pt/xportal/xmain?xpid=cmav2

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Natal MONTEPIO - 2012

O Montepio assinala a quadra natalícia com a oferta de 200 mil euros a 10 instituições e convida atores da primeira linha do espetáculo nacional para apadrinharem os projetos sociais
Há já vários anos que o Montepio transforma o montante que afetaria à aquisição de presentes de Natal em donativos destinados a apoiar projetos de solidariedade social.
Este ano não foi diferente e, com 200 mil euros, preparamo-nos para apoiar 10 instituições que desenvolvem atividade de Norte e Sul do País e que, com o valor recebido, veem reunidas as condições para concretizar mais projetos e responder às necessidades das populações que se encontram em situação de vulnerabilidade social, nomeadamente crianças, jovens e idosos.
A cerimónia de entrega dos “Donativos de Natal Montepio” realiza-se amanhã, dia 20 de dezembro, em Lisboa, na presença de António Tomás Correia, presidente do Montepio, no Auditório Montepio, Rua do Ouro, 219. A seu lado estarão atores como Eunice Muñoz, Filomena Cautela, João Didelet, Jorge Mourato, Maria João Abreu, José Raposo, Rui Melo, Sofia Portugal e Vera Kolodzig, convidados a apadrinhar cada uma das instituições e a entregarem o donativo em nome do Montepio e da sociedade civil.
As instituições apoiadas:

Associação Nariz Vermelho

Associação Abraço

Fundação Nossa Senhora da Saúde

Santa Casa de Pedrógão Grande

Associação Crescer a Cores

Centro Social de Esgueira

Centro Social de Ermesinde

Centro Jovem Tábor

Associação Leque
           Confraria de Santo António de Viseu 

Fonte: Montepio | Gabinete de Relações Públicas Institucionais


domingo, 16 de dezembro de 2012

Jerry Maguire (1996)

Jerry Maguire is a romantic comedy/drama written and directed by Cameron Crowe.
Tom Cruise plays Jerry Maguire, a sports agent who grows a conscience, gets himself fired and decides to start his own agency. Renée Zellweger plays the only co-worker who follows him, and Cuba Gooding Jr. is the football star who remains his only client. Eric only shows up briefly in a party scene early on in the movie. He plays Ethan Vahlere, the grown up version of the character he played in Crowe’s 1989 film Say Anything…
Jerry Maguire was released in theatres in December 1996 and landed on DVD in June 1997.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Marcas de Cigarros

Rocio - Espanha

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

BCE vai supervisionar 200 bancos

O acordo para criação de um supervisor bancário único, alcançado hoje entre os ministros das Finanças da União Europeia, vai abranger os bancos com ativos superiores a 30 mil milhões de euros ou a 20% do PIB do Estado-membro.
De acordo com fontes europeias, citadas pela Lusa, o BCE ficará, por isso, encarregue de supervisionar cerca de 200 entidades, controlando também as que têm negócios transfronteiriços, como os bancos com filiais em pelo menos dois outros países participantes. No entanto, o Banco Central Europeu terá o direito de, a qualquer momento, exercer uma supervisão direta sobre outras entidades, quando entender oportuno, ou quando for solicitado por um Estado-membro.
O acordo refere que o BCE não vai supervisionar todos os bancos da União Europeia, como pretendiam inicialmente a Comissão Europeia e vários países, numa clara vitória para a Alemanha, que temia pelos seus bancos regionais. Não se sabe ao certo qual o número exato de países de fora do euro que vão fazer parte do novo supervisor bancário único, mas Reino Unido, Suécia e República Checa já disseram que não estão interessados em integrar o novo mecanismo.
O ministro cipriota das Finanças - o Chipre assume atualmente a presidência da UE - disse que este acordo é um "presente de Natal" para toda a Europa e um pré-requisito para que o fundo europeu de resgate possa recapitalizar diretamente a banca, o que vai permitir romper o vínculo dos bancos à dívida soberana dos Estados.
Os ministros da Economia e Finanças da União Europeia alcançaram hoje, "in extremis", um acordo sobre os princípios legais que vão permitir à Europa criar um supervisor bancário único. O acordo aconteceu ao fim de 14 horas de reunião e horas antes da cimeira de líderes na qual se prevê aprovar um caminho assente na união bancária.
De acordo com declarações do comissário europeu de Mercado Interno e Serviços Financeiros, Michel Barnier, citadas pela agência espanhola Efe, o supervisor bancário - do qual vão fazer parte os 17 países da zona euro e todos os Estados-membros da União Europeia que o desejem - vai estar em funcionamento a partir de 01 de março de 2014.
O Banco Central Europeu (BCE) vai precisar de um ano para preparar os regulamentos do regulador bancário e para reunir os colaboradores necessários.
O comissário europeu Michel Barnier assegurou que com este acordo os países da União Europeia demonstraram que a Europa é capaz de agir, e sublinhou que o supervisor bancário é um elemento fundamental para a estabilidade da zona euro, para além de ser um "grande passo" em direção à união bancária, o pilar fundamental da nova arquitetura da união económica e monetária.
Fonte: Jornal OJE

Taça Intercontinetal futebol - Vencedor F C Porto - 13-12-1987


quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Just go with it - 2011

Danny é um cirurgião plástico bastante mulherengo, mas que a dada altura se apaixona por uma rapariga mais nova do que ele. No entanto, disse-lhe que era casado mas que se estava a divorciar, e Palmer insiste em conhecer a futura ex-mulher de Danny. Para se safar desta mentira, ele tem de pedir à sua assistente, Katherine, que faça de conta que é a sua mulher. Mas, inesperadamente, vão surgindo vários acontecimentos e as mentiras continuam a aumentar, ao ponto em que os filhos de Katherine são envolvidos. É então que toda a gente parte para o Hawaii, para um fim-de-semana que lhes irá mudar a vida.

Driving on the Moon - 1972

Forty years ago today on Dec. 11, 1972, astronaut Eugene A. Cernan, commander, makes a short checkout of the lunar rover during the early part of the first Apollo 17 extravehicular activity at the Taurus-Littrow landing site. This view of the "stripped down" rover is prior to loading up. Equipment later loaded onto the rover included the ground-controlled television assembly, the lunar communications relay unit, hi-gain antenna, low-gain antenna, aft tool pallet, lunar tools and scientific gear.

This photograph was taken by scientist-astronaut Harrison H. Schmitt, lunar module pilot. The mountain in the right background is the east end of South Massif. While astronauts Cernan and Schmitt descended in the Lunar Module "Challenger" to explore the moon, astronaut Ronald E. Evans, command module pilot, remained with the Command and Service Modules "America" in lunar orbit.

Image Credit: NASA

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Declaração Universal dos Direitos Humanos

No dia 10 de dezembro de 1948, a Asssembléia Geral das Nações Unidas adotou e proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, principal referência do trabalho da ONU em todo o mundo.

Fundação Montepio premeia cinco Estabelecimentos de Ensino

Fundação Montepio atribui 125 mil euros a escolas inovadoras. Cerimónia de entrega de prémios realiza-se a 11 de dezembro, pelas 15 horas, no auditório Montepio, em Lisboa

O Prémio Escolar Montepio tem por objetivos eleger os estabelecimentos de ensino público que, nos últimos três anos, promoveram melhorias mais acentuadas nos resultados dos exames do 9º ano de escolaridade, estimular o desenvolvimento e a apresentação de projetos educativos inovadores e orientados para a melhoria das condições de ensino e de aprendizagem e promover a disseminação de boas práticas.

Das candidaturas recebidas este ano, o júri - constituído pela Professora Dra. Manuela Silva, Professor Doutor David Justino, Dra. Isabel Alçada, Dr. Guilherme Valente, Dr. José da Silva Lopes e Dr. Henrique Monteiro – destacou a qualidade, a inovação e o impacto esperado dos projetos apresentados pelos Agrupamentos de Escolas de Lousada, Gil Eanes (Lagos), Freixo (Ponte de Lima), Moure (Vila Verde) e Trigal de Santa Maria (Braga), que, a 11 de dezembro, receberão um prémio no valor unitário de 25 mil euros.

 Fonte: Montepio | Gabinete de Relações Públicas Institucionais
 

domingo, 9 de dezembro de 2012

VOCÊ SABE O QUE É UM PALÍNDROMO?

Um palíndromo é uma palavra ou um número que se lê da mesma maneira nos dois sentidos, normalmente, da esquerda para a direita e ao contrário.

Exemplos: OVO, OSSO, RADAR. O mesmo se aplica às frases, embora a coincidência seja tanto mais difícil de conseguir quanto maior a frase; é o caso do conhecido:


SOCORRAM-ME, SUBI NO ONIBUS EM MARROCOS.

Diante do interesse pelo assunto (confesse, já leu a frase ao contrário), tomei a liberdade de seleccionar alguns dos melhores palíndromos da língua de Camões...



ANOTARAM A DATA DA MARATONA

ASSIM A AIA IA A MISSA

A DIVA EM ARGEL ALEGRA-ME A VIDA

A DROGA DA GORDA

A MALA NADA NA LAMA


A TORRE DA DERROTA

LUZA ROCELINA, A NAMORADA DO MANUEL, LEU NA MODA DA ROMANA: ANIL É COR AZUL

O CÉU SUECO

O GALO AMA O LAGO

O LOBO AMA O BOLO

O ROMANO ACATA AMORES A DAMAS AMADAS E ROMA ATACA O NAMORO

RIR, O BREVE VERBO RIR

A CARA RAJADA DA JARARACA

SAIRAM O TIO E OITO MARIAS


ZÉ DE LIMA RUA LAURA MIL E DEZ

Tomás Correia reeleito presidente do Montepio

Económico com Lusa  
09/12/12 10:38

António Tomás Correia, líder da lista A, recolheu quase 56 mil votos, do total de cerca de 77 mil.
Os resultados da eleição de sexta-feira dos órgãos associativos do Montepio para o triénio 2013/2015 ditaram a reeleição de António Tomás Correia, líder da lista A, que recolheu quase 56 mil votos, do total de cerca de 77 mil.
Tomás Correia, que preside o Montepio há nove anos, considerou em comunicado que os resultados das eleições de sexta-feira, apurados já pela noite dentro, traduzem "uma grande vitória do Montepio e dos seus associados, assim como uma grande lição de democracia interna".
A lista A teve 55.965 votos no escrutínio para o conselho de administração, mesa da assembleia-geral e conselho fiscal, a lista B (liderada por Luís Alberto Silva) conquistou 18.892 votos e houve 1.554 votos brancos e 647 votos nulos.
Já para o conselho geral, a lista A teve 47.760 votos, a lista B 10.289 votos e a lista C (liderada pelo economista Eugénio Rosa, que concorreu apenas às eleições para o conselho geral do Montepio, órgão que fiscaliza a actuação da administração) recebeu 16.919 votos, tendo havido 1.156 votos brancos e 485 votos nulos.
De acordo com os estatutos do Montepio, para o conselho geral foram eleitos oito membros da lista A, três membros da lista C e um membro da lista B.

 

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Morreu Oscar Niemeyer

Morreu Oscar Niemeyer

O brasileiro que revolucionou a Arquitetura Moderna, com a introdução da linha curva e novas possibilidades de utilização do betão, morreu hoje aos 104 anos no Rio de Janeiro. Oscar Niemeyer deixa meio milhar de obras, entre as quais a cidade de Brasília.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Joaquim Benite - 1943-2012

O encenador Joaquim Benite, director do Teatro Municipal de Almada e do Festival de Almada, faleceu esta noite, na sequência de complicações respiratórias motivadas por uma pneumonia. O fundador da Companhia de Teatro de Almada preparava a estreia absoluta em Portugal de Timão de Atenas, de Shakespeare, que representaria o seu regresso à actividade após um período de ausência dos palcos por motivo de doença. O País perde assim um dos seus mais prestigiados encenadores, ligado ao movimento de renovação do Teatro português no período que antecedeu e que se seguiu à Revolução de 1974.

Joaquim Benite nasceu em Lisboa em 1943. Começou a trabalhar como jornalista, aos 20 anos, no jornal República. Posteriormente fez parte da redacção do Diário de Lisboa e foi chefe de redacção dos jornais O século e O diário. Foi crítico de teatro no Diário de Lisboa e em diversas revistas e publicações.
Em 1971 fundou o Grupo de Campolide e estreou-se na encenação com O avançado centro morreu ao amanhecer, de Agustin Cuzzani. Com a peça Aventuras do grande D. Quixote de la Mancha e do gordo Sancho Pança, de António José da Silva, ganhou, no ano seguinte, o Prémio da Crítica para o melhor espectáculo de teatro amador.
Em 1976, no Teatro da Trindade, transformou o Grupo de Campolide em companhia profissional. Em 1978 a sua companhia instala-se em Almada, cidade de onde não mais sairia, e que transformou num dos principais focos teatrais do País, cujo expoente máximo será porventura o Festival de Almada, criado em 1984, e que em 2013 terá a sua 30ª edição. Em 1988, Joaquim Benite inaugura o primeiro Teatro Municipal dessa cidade, e em 2005 é finalmente concluído o projecto do novo Teatro Municipal de Almada — num edifício da autoria de Manuel Graça Dias e Egas José Vieira —, que se tornou num dos principais teatros do País.
Tendo criado mais de uma centena de espectáculos, Joaquim Benite foi responsável pela estreia em teatro de José Saramago, de quem dirigiu A noite (1979) e Que farei com este livro? (1980 e 2007). Encenou ainda obras de Shakespeare, Molière, Brecht, Lorca, Bulgakov, Camus, Adamov, Gogol, Beckett, Albee, Neruda, Thomas Bernhard, Sanchis Sinisterra, Antonio Skármeta, Pushkin, Peter Schaffer, Marguerite Duras, Dias Gomes, Nick Dear, O’Neill, Marivaux, Feydeau, Almeida Garrett, Gil Vicente, Raul Brandão, entre muitos outros.
Entre os seus últimos trabalhos contam-se: Que farei com este livro, de José Saramago (2007); as óperas A clemência de Tito, de Mozart (2008), O doido e a morte (2008) e A rainha louca (2011), de Alexandre Delgado; O presidente, de Thomas Bernhard (2008); Timon de Atenas, de Shakespeare (Festival de Mérida, 2008); A mãe, de Brecht (2010); Tuning, de Rodrigo Francisco (2010); Troilo e Créssida, de Shakespeare (2010); e Hughie e Antes do pequeno-almoço, de Eugene O’Neill (2010).
Entre os numerosos prémios e distinções com que foi distinguido, Joaquim Benite foi agraciado com as Medalhas de Ouro dos Municípios de Almada e da Amadora, e as Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura e Mérito Distrital do Governo Civil de Setúbal. Foi-lhe também atribuído o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique; os graus de Cavaleiro e Oficial da Ordem das Artes e das Letras de França; e o grau de Comendador da Ordem do Mérito Civil de Espanha.

Teatro Municipal de Almada

FIA anuncia mudanças para a temporada 2013 da F1

O Conselho Mundial da FIA se reuniu nesta quarta-feira na Turquia e discutiu algumas alterações no regulamento da Fórmula 1 para 2013 e também 2014.
Como era especulado, o DRS poderá ser utilizado nos treinos apenas nas mesmas áreas em que for permitida a utilização na corrida.
O toque de recolher para os funcionários também foi alterado: passou de seis para oito horas na quinta-feira à noite. Porém, serão concedidas apenas duas exceções durante a temporada (até este ano eram quatro).
No regulamento técnico, a FIA anunciou que ampliará ainda mais a exigência nos testes de flexibilidade da asa dianteira dos carros. Também haverá mudança no peso mínimo dos carros para abrigar a mudança nos pneus de 2013, que serão mais pesados do que os atuais.
Para o próximo ano, ainda houve uma alteração no calendário: com a saída do GP das Américas, que será realizado apenas em 2014, a etapa da Alemanha foi antecipada para o dia 7 de julho. Dessa forma, abre espaço para mais uma etapa européia no dia 21 de julho, que poderá acontecer na França ou na Turquia.
Já para 2014, não haverá mais a obrigatoriedade de utilizar apenas motor elétrico nos boxes. Essa medida foi adiada para 2017. No entanto, permanecem as antigas mudanças para a troca por motores V6.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Marcas de Cigarros


Ritz - Portugal

domingo, 2 de dezembro de 2012

Bowfinger - 1999


sábado, 1 de dezembro de 2012

The clearing - 2004