Páginas

domingo, 28 de julho de 2013

Hungarian Grand Prix - F 1 - 2013

Lewis Hamilton celebrates alongside Ross Brawn, Kimi Raikkonen and Sebastian Vettel on the podium, Hungarian Grand Prix, Hungaroring, July 28, 2013 © Sutton Images

terça-feira, 23 de julho de 2013

O Beirão Online - "VÁRIOS" CONTEMPLADA COM VIATURA DE 9 LUGARES DA FROTA SOLIDÁRIA - FUNDAÇÃO MONTEPIO

"Uma sociedade mais inclusiva, coesa e solidária" No passado dia 19 de Junho, a "Vários" - Cooperativa de Solidariedade Social, foi a Setúbal receber uma carrinha de 9 lugares da Frota Solidária - Fundação Montepio, na sequência de uma candidatura. A Frota Solidária é um projeto criado pela Fundação Montepio, suportando-se nos valores consignados pelos contribuintes no IRS e traduz-se na oferta de viaturas especiais e adaptadas para instituições de solidariedade social de todo o país. Assim, é  devolvido à sociedade civil, o dinheiro dos contribuintes. Esta iniciativa contribui para uma sociedade mais inclusiva, coesa e solidária. A Vários (dirigentes, colaboradores, pais/encarregados de educação e pessoas apoiadas) agradece muito reconhecida à Fundação Montepio a dádiva desta viatura. Neste momento, a Vários transporta diariamente cerca de 40 cidadãos apoiadas, percorrendo uma média de 500 kms diários, uma vez que a população apoiada pela instituição, abrange, para além de Tondela, os concelhos de Santa Comba Dão, Mortágua e Carregal do Sal. Assim, esta viatura foi uma grande ajuda para todos nós. Bem-haja à Fundação Montepio, que o Vosso sucesso seja o maior do mundo na ajuda e no apoio aos mais desfavorecidos.


domingo, 21 de julho de 2013

Mia Couto - Vinte e Zinco - Romance

"Vinte e cinco é para vocês que vivem nos bairros de cimento. Para nós, negros pobres que vivemos na madeira e no zinco, o nosso dia ainda está para vir".
Fala da adivinhadora Jessumina

Concerto Mário Laginha Trio - Mosteiro dos Jerónimos - Lisboa - 20.07.2013






sábado, 20 de julho de 2013

Fundação Montepio - Frota Solidária - Setúbal 2013

A “Frota Solidária” conta com o apoio da Lusitânia – Companhia de Seguros, que oferece o primeiro ano do seguro automóvel; da Delta Cafés, que produz saquetas de açúcar destinadas a apoiar a comunicação do projeto e a apelar à Consignação Fiscal; do concessionário Renault e da Auto-Ribeiro.







As 21 IPSS apoiadas pela Fundação Montepio:
  • Âncora - Associação Centro Comunitário Santa Luzia (Tavira)
  • APOIARTE - Associação de Apoio aos Artistas (Lisboa)
  • Associação de Protecção à Infância Bispo D. António Barroso (Porto)
  • Associação dos Amigos da Terceira Idade dos Fortios (Portalegre)
  • Associação para o Desenvolvimento Integral de Lordelo (Paredes)
  • APPDA-NORTE - Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (Gaia)
  • Associação Sócio-Cultural, Recreativa e Educativa de Cumieira e Circunvizinhas (Pombal)
  • Centro Social Amigos da Lardosa (Castelo Branco)
  • Centro Social da Paróquia de Arcozelo (Barcelos)
  • Centro Social e Paroquial de Alfena (Valongo)
  • Centro Social e Paroquial de Ferreira (Paços de Ferreira)
  • Centro Social Paroquial de São Sebastião de Setúbal
  • Centro Social Paroquial Nossa Senhora de Fátima (Viana do Castelo)
  • Centro Social Paroquial São João de Deus (Lisboa)
  • CERCIBEJA - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Beja
  • Liga dos Amigos do Hospital de Santa Marta (Lisboa)
  • Obra de Santa Zita (Lisboa)
  • Patronato Nossa Senhora da Conceição (Sabrosa)
  • Raríssimas - Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras (Lisboa)
  • Santa Casa da Misericórdia da Maia
  • Vários – Cooperativa de Solidariedade Social, CRL (Tondela)
 

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Montepio conquista prémio internacional "Best Contact Center"

A marca Montepio continua a conquistar o mercado e a merecer distinções que a colocam entre as melhores. O Contact Center acaba de ser premiado internacionalmente com o 3º lugar no "Best Contact Center 2013 – Top Ranking Performers", atribuído pela Global Association for Contact Center Best Practices & Networking.

No início de julho, o Contact Center do Montepio conquistou o 3º lugar (medalha de bronze) na cerimónia de entrega do prémio internacional “Best Contact Center – Top Ranking Performers”, inserido no “8th Annual Top Ranking Contact Center World Awards 2013”, realizada em Viena de Áustria.

O galardão, atribuído pela maior associação mundial de profissionais de Contact Center – a Global Association for Contact Center Best Practices & Networking, que reúne cerca de 137 000 associados – veio juntar-se a outras distinções e evidenciou as boas práticas, as motivações, a abrangência do serviço prestado ao cliente, a sua gestão e o que representa na organização.

Rita Domingos, responsável pelo Núcleo do Contact Center da Instituição, salienta que o prémio – que resulta de uma avaliação realizada por profissionais da área – “nos distingue entre os melhores da região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) e é motivo de orgulho, não só por sermos a única instituição bancária a conquistar o prémio, mas também por resultar do empenho dos colaboradores que constituem uma equipa que se esforça, diariamente, para transformar o Contact Center do Montepio na melhor opção do mercado”.

Fonte: Montepio | Gabinete de Relações Públicas Institucionais

Parabéns Nelson Mandela - 18.07


quarta-feira, 17 de julho de 2013

Hemingway & Gellhorn - 2012



Fundação Montepio entrega 21 viaturas de "Frota Solidária" em Setúbal

SETÚBAL - A Fundação Montepio entrega mais de duas de dezenas de viaturas especiais a instituições particulares de solidariedade social (IPSS) numa cerimónia a realizar em Setúbal, na sexta-feira, às 11h00, nos Paços do Concelho. Durante a cerimónia, que conta com o apoio e acolhimento da Câmara Municipal sadina, são entregues 21 viaturas a igual número de instituições. A ação, denominada de "Frota Solidária", representa um investimento de 459 mil euros, resultante de valores atribuídos, em 2010, à Fundação Montepio, no âmbito da consignação fiscal, contemplada na Lei da Liberdade Religiosa. A fundação decidiu aplicar o montante na aquisição de veículos especiais e adaptados, os quais vão agora apetrechar 21 IPSS de vários locais do País, numa lista em que também está contemplada uma instituição setubalense, o Centro Paroquial de São Sebastião.

 

Portugal é dos maiores utilizadores de cartões bancários e dos que tem menos perdas por fraudes

Portugal é, num conjunto de 32 países, o quarto maior utilizador de cartões bancários, mas surge no final da tabela quanto à percentagem de fraudes em proporção das transações, segundo um relatório do Banco Central Europeu publicado hoje.
O relatório do BCE mostra que existem grandes variações nos países da União Europeia quanto à utilização de cartões bancários, entre um mínimo de 0,6 cartões por habitante da Roménia e os 3,3 do Luxemburgo, o número de pagamentos por ano e por habitante, que vão dos 16 da Roménia aos 236 da Finlândia, enquanto o valor das transações vai dos 12.738 euros do Reino Unido aos 1.294 da Roménia.
Portugal, com uma média de 1,9 cartões por habitante, surge em quarto lugar, a seguir ao Luxemburgo (3,3), Reino Unido (2,3) e Suécia (2,1) e acima da média da União Europeia (1,4).
Surge em sétimo lugar no que diz respeito ao número de pagamentos por ano e por habitante (158) e em décimo no que diz respeito ao valor das transações, com 8.067 euros.
Os cartões emitidos no Luxemburgo, em França e no Reino Unido registaram, em média, as maiores perdas por fraude em proporção das transações regulares (0,00061, 0,00059 e 0,00055%, respetivamente), enquanto Portugal registou dos valores mais baixos (0,00009%), a par de países com escassa utilização de cartões, como a Eslováquia, Hungria, Polónia e Roménia (0,00004%). 
As transações realizadas na Irlanda tinham a maior probabilidade de ser fraudulentas: mais de uma em cada mil transações, em comparação com a média da área do euro de cerca de uma em cada 4000 transações, sendo que a maior parte destas operações de pagamento foram realizadas através da Internet. 
Segundo o relatório do BCE, a fraude com cartões tem vindo a diminuir desde 2007. Em 2011, a percentagem de fraude em relação ao valor total das transações nos 32 países integrantes da Área Única de Pagamentos em Euros (SEPA) caiu para 0,00036% (menos 10% do que no ano anterior). 
Em Portugal, a tendência foi contrária, com a percentagem de fraude no valor total das transações a aumentar 14%, para 0,00009%.

Em:

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Montepio informa sobre eventual compra de participação no Banco Terra - Moçambique

 COMUNICADO 

A Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) informa que, na reunião em sessão extraordinária a realizar no próximo dia 30 de julho de 2013, os membros da Assembleia Geral, irão deliberar sobre a aquisição de uma participação financeira na sociedade com a denominação “Banco Terra”, com sede em Maputo.
Informações sobre esta sociedade podem ser consultadas no site http://www.bancoterra.co.mz
Lisboa, 15 de julho de 2013 

CAIXA ECONÓMICA MONTEPIO GERAL

Fonte CMVM
 

sábado, 13 de julho de 2013

Revista financeira britânica Euromoney distingue Horta-Osório

O prémio anual de melhor banqueiro do mundo da revista financeira britânica Euromoney foi atribuído ao português António Horta-Osório, presidente executivo (CEO) do grupo Lloyds em Londres, Inglaterra, foi anunciado na quinta-feira à noite.
De acordo com um comunicado divulgado pela revista na sua página da Internet, Horta-Osório foi distinguido "pelos seus esforços, nos últimos dois anos, em fazer com que o banco britânico regressasse aos lucros".
"Decisões difíceis tomadas em tempos complicados ajudaram a revitalizar as fortunas do grupo banqueiro Lloyds. Agora Horta-Osório pode concentrar-se em tentar fazer do maior banco do Reino Unido o melhor", refere a publicação.
A Euromoney distingue os melhores na área financeira desde 1992. Os prémios distinguem instituições e pessoas que "demonstram liderança, inovação e dinamAntónio Horta-Osório mostrou-se "honrado" com o prémio.
"[Esta distinção] é testemunho do trabalho árduo das várias equipas para apoiarem a nossa estratégia de transformar o grupo [Lloyds] num banco simples, focado no cliente, de baixo risco retalhista e comercial, que traz benefícios reais aos clientes, colaboradores e acionistas", afirmou, citado pela Euromoney, ao receber o prémio.
Horta-Osório entrou em funções no grupo Lloyds a 01 de março de 2011. Oito meses depois, o banqueiro meteu baixa durante dois meses, entre 02 de novembro de 2011 e 09 de janeiro de 2012.
Na altura, o banqueiro atribuiu os problemas de saúde às dificuldades que sentia desde setembro em dormir, na sequência dos quais foi internado em novembro numa clínica especializada.
O banqueiro, de 49 anos, passou pelo Citibank, o Goldman Sachs, o Santander e o Banco de Inglaterra, onde se mantém como administrador não-executivo.
O Lloyds Banking Group, a segunda maior instituição financeira do Reino Unido foi parcialmente nacionalizado em 2008, recebendo do Estado 23,2 mil milhões de euros, e apresentou um lucro de 1.525 milhões de libras (1.769 milhões de euros) no primeiro trimestre deste ano, devido, em parte, ao controlo de custos.
O Lloyds acumulou resultados negativos de 3,9 mil milhões de libras (4,5 mil milhões de euros) nos primeiros nove meses de 2011, em grande parte devido às provisões feitas para indemnizar clientes a quem foram vendidos seguros indevidamente.
Nos três primeiros meses de 2012, o banco liderado por Horta-Osório teve um prejuízo de 5 milhões de libras (5,8 milhões de euros).
O resultado bruto obtido nos três primeiros meses de 2013 atingiu os 2.040 milhões de libras (2.366 milhões de euros), contra os 280 milhões de libras (324 milhões de euros) alcançados no primeiro trimestre do ano passado.
As receitas totais atingiram 17.609 milhões de libras (28.174 milhões de euros) nos três primeiros meses deste ano, mais 66% face ao mesmo período de 2012.
De acordo com o banco, o lucro alcançado no período em apreço foi possível graças "à subida dos recursos e à contínua melhoria dos custos".

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Abraçar a Trafaria contra os contentores

No dia 13 de julho (sábado), pelas 11h, realiza-se a iniciativa “Abraçar a Trafaria”. O objetivo é, através de um cordão humano, dizer NÃO à construção do mega terminal de contentores nesta freguesia.
“Abraçar a Trafaria” é uma iniciativa pela defesa da Trafaria, contra a construção de um terminal de contentores que trará elevados danos ambientais, deslocação de areias, destruição das praias, construção de via-férrea.
Este projeto, proposto pelo Governo, é também contrário à estratégia de desenvolvimento escolhida para a Trafaria, que aposta, em especial, no turismo e na pesca artesanal.
Assim, no dia 13 de julho (sábado), a partir das 11h, convida-se toda a população a sair à rua, formar um cordão humano e “Abraçar a Trafaria”, envergando uma t-shirt azul, amarela, branca ou preta.
Está prevista a participação de várias personalidades do mundo do espetáculo, residentes no Concelho de Almada. A iniciativa “Abraçar a Trafaria” é promovida pela Associação Contentores na Trafaria NÃO, pela Presidente da Câmara Municipal de Almada, pelo Presidente da Assembleia Municipal de Almada e pelos Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho de Almada.

terça-feira, 9 de julho de 2013

DBRS confirma rating da Caixa Económica Montepio Geral

08/07/13, 18:34
OJE
A agência de notação financeira DBRS confirmou a 27 de junho de 2013 o rating atribuído à Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) em BBB (low), posicionando-o em BBB (low) em termos de dívida sénior de longo-prazo e depósitos e R-2 (low) para o curto-prazo e depósitos, com outlook negativo.
Estas notações de risco correspondem às atribuídas pela DBRS a 5 de dezembro de 2012 à República Portuguesa.
A DBRS ao confirmar o seu rating, reconhece a posição da CEMG, anexa ao Montepio Geral - Associação Mutualista, como banco universal de retalho que oferece serviços financeiros a uma alargada base de clientes mas que tem vindo a aumentar a sua relação junto das PME.
A DBRS reconheceu a capacidade de resiliência da CEMG em lidar com os elevados níveis de exigência que são impostos ao país, e ao sector bancário, mas também o reforço do capital institucional em 2012.
Destacando o facto de a CEMG não ter tido necessidade de apoio do Estado para cumprir com os requisitos de capital estabelecidos pelo Banco de Portugal, a DBRS reconhece a importância da instituição ter apresentado no ano de 2012 um resultado líquido positivo, apesar do agravamento da crise económica.
De igual modo foi referido o adequado nível de capitalização, bem como o cumprimento de todos os requisitos de capital em vigor para a banca nacional - recorde-se que o rácio Core Tier I situava-se acima dos 10% em dezembro de 2012-, mas também a boa liquidez da CEMG face ao perfil de vencimento da dívida emitida.

domingo, 7 de julho de 2013

German Grand Prix - F1 - 2013




Sebastian Vettel celebrates his victory on the podium, German Grand Prix, Nurburgring, July 7, 2013 © Getty Images



Jules Bianchi's Marussia retires in flames, German Grand Prix, Nurburgring, July 7, 2013 © Sutton Images

Desculpas públicas ao Dr.Paulo Portas

Excelência
Fui injusto na minha apreciação sobre a sua carta de demissão. Pela minha visão pequeno burguesa, pela minha falta de conhecimentos linguísticos e outras minhas falhas que padeço, interpretei erradamente a sua mensagem.
Hoje, ficou claro como água, que V.Exa com a sua visão de estado, inteletual conceituado e pondo sempre em primeiro lugar, ao contrário de mim, o interesse de Portugal quis dizer nessa missiva: que a sua demissão irrevogável , por não concordar com a nomeação da nova ministra, era só a de MNE. Que como vice-primeiro ministro as tarefas serão outras, onde já a mesma ministra das finanças tem lugar.
As minhas desculpas pela minha falta de patriotismo.
Nelson Soares

quarta-feira, 3 de julho de 2013

R ou o poema possível

Amigo meu enviou-me:

"Há 30 anos, neste dia, e por esta hora, era pai, e era o homem mais feliz do mundo. Queria partilha convosco este momento."
R ou o poema possível

Olho o deslumbramento e comovo-me

sem temor e sem alvoroço.

Detenho-me na precisão anárquica do que me rodeia

sem que nada de grandioso ou novo aconteça

a não ser a tua evidencia de círio aceso no escuro de mim

a ferir-me com o espanto de uma dor luminescente

aguda, preciosa, certeira, que me acorda para

a singularidade do instante em que o olhar se perde em ti.

O teu retrato, meu filho, o teu retrato é imenso,

ali no sossego de um canto, teu sacrário de silencio

a ocupar o meu mundo com a soberana razão da poesia,

tua quietude a zelar pela minha solidão desamparada,

essa fidelidade guerreira em altivo repouso de braços,

teu sorriso raro que é canto e lavra onde me demoro,

e no teu rosto um olhar cuja beleza permanece sem nome.

Que tudo isto seja apenas sobressalto de luz cintilante

nos meus olhos, ou o poema possível do poema maior

que ainda não te sei escrever, pouco importa.

A mim, basta-me que seja esta coisa sem importância,

este pecado sem culpa, que é ser pai, e ser feliz por isso.



Alex

Earthrise

Apollo 8, the first manned mission to the moon, entered lunar orbit on Christmas Eve, Dec. 24, 1968. That evening, the astronauts-Commander Frank Borman, Command Module Pilot Jim Lovell, and Lunar Module Pilot William Anders-held a live broadcast from lunar orbit, in which they showed pictures of the Earth and moon as seen from their spacecraft. Said Lovell, "The vast loneliness is awe-inspiring and it makes you realize just what you have back there on Earth." They ended the broadcast with the crew taking turns reading from the book of Genesis.

Image Credit: NASA

segunda-feira, 1 de julho de 2013

British Grand Prix - F 1 - 2013

Nico Rosberg celebrates his victory © Press Association