Páginas

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Montepio apoia Contentor 13, novo programa com estreia em janeiro 2015

“Contentor 13” é o novo programa de televisão semanal que conta com o patrocínio do Montepio. Com estreia marcada para o próximo dia 8 de janeiro de 2015 pretende levar o espetador numa viagem ao mundo literário falado em português. A exibição será semanal nos canais RTP 2 e RTP Internacional.

Criado, desenvolvido e produzido a partir de um dos contentores do Village Underground Lisboa, por Pedro Miguel Rocha – um dos seus residentes e também escritor –, este programa irá contar com 13 episódios, nos quais se pretende revelar, não só o percurso profissional dos seus entrevistados, neste caso escritores portugueses, mas também o seu lado mais pessoal desconhecido. Numa primeira parte, o autor entrevistado falará do seu percurso enquanto escritor, sobre as suas obras, processo criativo, personagens e projetos literários, e num segundo momento abordará aspetos da sua vida pessoal, nomeadamente os seus hábitos, interesses e influências.

Valter Hugo Mãe, João Tordo, Rui Zink, Lídia Jorge são alguns dos nomes de escritores que poderá conhecer melhor pelas suas palavras, mas também pelos depoimentos de amigos e familiares próximos que aceitaram ser entrevistados.

Um novo programa que promete revelar o melhor da literatura portuguesa, com irreverência e humanismo.


Fonte: Montepio | Gabinete de Relações Públicas Institucionais


quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Programa Montepio Incentivo Superior já tem instituições finalistas

O Programa Montepio Incentivo Superior tem como principal objetivo apoiar os estudantes que manifestam dificuldades em suportar os custos de frequência do ensino superior, nomeadamente as despesas com propinas, alojamento, alimentação e material escolar.

O apoio da Fundação Montepio, no valor total de 30.000 €, permitirão reforçar os fundos de apoio social das universidades, beneficiando cerca de 90 estudantes do ensino superior.

Da análise das candidaturas recebidas resultou a seleção das seguintes instituições finalistas:

Universidade da Beira Interior
Universidade de Coimbra
Universidade do Algarve
Universidade de Évora

A Fundação Montepio contribui assim para a diminuição das situações de insucesso do percurso formativo e de abandono escolar precoce, por razões socioeconómicas. 

Fonte: Montepio | Gabinete de Relações Públicas Institucionai

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Montepio adquire participação no Banco Terra, SA - Moçambique

Nos termos do artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, a Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) informou, esta tarde, que, na sequência da deliberação tomada na Assembleia Geral Extraordinária da CEMG, realizada a 30 de julho de 2013, e nos termos e condições acordados no Joint Venture Agreement e no Share Subscription Agreement, assinados a 25 de setembro de 2013 entre, por um lado, a sua participada Montepio Holding, SGPS, SA, e o Rabo Development Bank, BV, o Norwegian Investment Fund for Developing Countries, o GAPI SI, SA, e o Banco Terra, SA, por outro, finalizou, a 2 de dezembro de 2014, através da sua participada Montepio Holding, SGPS, SA, todos os atos juridicamente necessários à aquisição de 44,537% do capital social do Banco Terra, instituição financeira de direito moçambicano.
Após esta aquisição, a Montepio Holding, SGPS, SA passa a deter a mesma participação no Banco Terra, SA que o Rabo Development Bank, BV, ficando os acionistas Norwegian Investment Fund for Developing Countries e o GAPI SI, SA com participações de 8,409% e 2,517%, respetivamente.

Fonte: Montepio | Gabinete de Relações Públicas Institucionais

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Exposição “Almeida Garrett – A Viagem e o Património”

Por ocasião dos 160 anos da morte do escritor Almeida Garrett, o Panteão Nacional evoca uma das mais brilhantes personalidades nacionais, que aí se encontra presente, através da exposição “Almeida Garrett - A Viagem e o Património”, que estará patente no novo espaço expositivo do monumento, de 18 de dezembro de 2014 a 19 de abril de 2015.

A Associação Portuguesa de Bancos lança Campanha de Natal de Segurança Interbancária para 2014

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) chama a atenção para as boas práticas de segurança na época natalícia, altura em que se recorre, com maior frequência à Internet.
Conheça as sugestões de segurança online da APB, reveja situações de risco e saiba quais as principais regras de segurança que deve adotar para que o seu Natal e Ano Novo sejam realmente uma Festa.


Fonte: Montepio | Gabinete de Relações Públicas Institucionais


sábado, 13 de dezembro de 2014

MONTEPIO - “Árvore de Natal Solidária” no Terreiro do Paço- 2014

Este ano o Montepio assinala a época natalícia com a participação numa iniciativa inovadora: a «Árvore de Natal Solidária», instalada em pleno Terreiro do Paço, em Lisboa.

A ação, que surgiu em virtude das várias parcerias que o Montepio tem com a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e que decorre até ao dia 7 de janeiro de 2015, consiste num sistema de angariação de donativos através da ligação de luzes à árvore de Natal, sendo que por cada donativo recebido a árvore vai acendendo as luzes.

Este moedeiro recebe moedas de 1 Euro e 2 Euros e acende uma luz ou duas luzes, respetivamente, por cada donativo. Quando o painel de luzes do moedeiro está completo, uma luz brilha na árvore de Natal solidária.

Os donativos angariados revertem integralmente para a Cáritas Portuguesa, em especial para o “Programa Prioridade às Crianças”.

Assim, em nome das boas parcerias com a CML e com a Cáritas, e por esta ação se enquadrar nos valores da solidariedade e da entreajuda tão representativos da Instituição, o Montepio aceitou o convite e associou-se a esta iniciativa assegurando a recolha, transporte e depósito de valores na conta da Cáritas Portuguesa.

Paralelamente, aproveitou-se a oportunidade para marcar a presença da marca no local construindo a frente do porco-mealheiro, semelhante à imagem que se encontra presente nos balcões e que nos remete para o universo da poupança.

Fonte: Montepio | Gabinete de Relações Públicas Institucionais

Montepio apoia Francisco Lufinha em Kitesurf - Dezembro 2014


Francisco Lufinha, superatleta de kitesurf, voltou a desafiar os limites ao realizar a travessia entre as Ilhas Selvagens e o Funchal, com o patrocínio do MONTEPIO.

Às 06h00 do dia 9 de dezembro Francisco Lufinha partiu das Ilhas Selvagens, e por volta das 09h00 já tinha percorrido mais de 70 milhas náuticas, conseguindo manter uma boa velocidade na navegação.

Já próximo do final, perto das Ilhas Desertas, o atleta foi confrontado com algumas dificuldades devido a canais de vento e correntes fortes numa altura em que o desportista já se encontrava cansado. No entanto, a sua persistência e preparação física tornaram possível o sucesso da iniciativa. Assim, por volta das 18h00 e após percorrer 160 milhas naúticas, em cerca de 12 horas e 15 minutos em alto mar, sem paragens para descanso, foi recebido em ambiente de festa por centenas de apoiantes que, entusiasmados, se encontravam no Cais da Cidade, no Funchal.
“Consegui!!!!”, escreveu o atleta na sua página de Facebook ao chegar à capital da Região Autónoma da Madeira. Durante a travessia, a localização de Francisco poderia ser acompanhada através das redes sociais, onde eram partilhadas informações atualizadas sobre o desafio.
Muitos Parabéns Francisco!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

José Luiz Tavares - “CORAÇÃO DE LAVA”

Terrível coincidência esta, o lançamento do livro do José Luiz Tavares, “CORAÇÃO DE LAVA”, em plena erupção do vulcão a que é dedicado, com fotos do Duarte Belo (a segunda parceria desta dupla).


Ver também aqui, +poemas e +fotografias:
 

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Montepio reeleito para a presidência do GRACE até 2017

Os novos Órgãos Sociais do GRACE foram eleitos, em Assembleia Geral Ordinária, nas instalações do associado Euronext Lisboa, para o triénio 2015/2017.
A segunda e última Assembleia Geral Ordinária do Grace 2014, realizada a 27 de novembro, nas instalações do associado Euronext Lisboa, resultou na aprovação do Montepio para a presidência para o triénio 2015/2017.
Paula Guimarães, Presidente do GRACE, em representação do Montepio, felicitou os presentes dando nota da entrada de 29 associados no ano em curso, motivo de aplauso geral dos presentes, após a qual apresentou a proposta do plano de atividades para 2015. As linhas de orientação estratégica apresentadas assentam em 5 pontos-chave, entre os quais: sensibilizar, partilhar, refletir, cooperar e avaliar.
Passando ao ponto 2 da Ordem de Trabalhos, Paula Guimarães apresentou a composição da Lista A, candidata aos Órgãos Sociais do GRACE para o triénio 2015/2017, realçando a necessidade de alargamento da composição da Direção a 11 membros efetivos, conforme permitido pelos Estatutos, por forma a fazer face ao incremento da massa associativa e garantir o cumprimento dos objetivos propostos.
Após apresentação dos compromissos assumidos pela lista candidata para o próximo triénio, a Presidente da Mesa da Assembleia Geral submeteu esta candidatura a votação, a qual mereceu aprovação, por unanimidade, e uma salva de palmas pela coragem demonstrada.
Para informações adicionais referentes à composição dos novos Órgãos Sociais e Linhas de Orientação Estratégica para o triénio 2015/2017, consulte www.grace.pt.

Fonte: Montepio | Gabinete de Relações Públicas Institucionais