Páginas

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Estoril Historic Festival - 2003


A HISTORICAL GRAND PRIX CAR ASSOCIATION trouxe mais de 30 carros de F1 das décadas de 50 e 60 que possibilitaram reviver os primeiros Grandes Prémios realizados em Portugal.O argentino José Froilán González – primeiro piloto a ganhar um GP em Ferrari, em Silverstone, em 51 – esteve no Estoril Historic Festival. Tendo pilotado um Lancia no GP de Portugal de 1953, em Monsanto, nas comemorações do 50º aniversário do A.C.P. voltou agora para fazer parte das comemorações do Centenário.Por outro lado, o Campeonato FIA TGP-Thoroughbred Grand Prix Cars conheceu no Estoril a sua última prova deste ano. A Renault foi a primeira marca a aderir a uma participação desportiva neste Festival: além de duas VOITURETTES Type A e Type K do início do século passado, esteve no Estoril o mítico RS01 – o primeiro Fórmula 1 com motor Turbo –, o Renault Alpine A110 vencedor do Rali de Portugal de 1971 (J.-P.Nicolas) e 1973 (J.-L.Therier), o Renault Alpine A442B V6 Turbo vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1978, além de um Renault 5 Maxi, um Clio V6 e um Renault R20 Dakar. Presentes estiveram também os famosos pilotos Jean-Pierre Jaussaud (vencedor em Le Mans), Jean Ragnotti (Campeão de França de Ralis) e Alain Serpaggi.Markku Allen, o piloto de ralis mais popular em Portugal – graças às suas performances no Rali de Portugal – deliciou o público na reconstituição do SLALOM do Rali de Portugal na recta da meta.O Slalom esteve aberto a todos os pilotos portugueses de rali ou de perícias que se juntaram a este grande atractivo que sempre encheu as bancadas do autódromo nos anos 70 e 80. Houve várias classificações com prémios especialmente concebidos e fabricados pela Atlantis em cristal.Apenas a chuva prejudicou, de alguma forma, o desenrolar de um programa, exemplarmente organizado e que trouxe ao nosso País dezenas de pilotos e máquinas que fizeram história no automobilismo mundial, em várias modalidades e ao longo de várias décadas.

Sem comentários: