Páginas

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

BCE corta juros para 2%

O BCE voltou a descer a taxa directora, como se esperava. O corte foi de 0,5 pontos percentuais, o que coloca agora a taxa nos 2%.
A redução da taxa de inflação e a desaceleração económica deverão justificar esta medida com vista a impulsionar a economia europeia.
As projecções económicas que indicam uma recessão na zona euro e o facto de a taxa de inflação se ter fixado nos 1,6% em Dezembro, (abaixo dos 2%, limiar considerado desejável pelo BCE para a estabilização dos preços), leva os analistas a acreditar que o corte dos juros deverá continuar ao longo do ano, podendo chegar aos 1,5%, o valor mais baixo de sempre.
A aumentar a expectativa de novos cortes está ainda a divulgação, ontem, de que a Alemanha, maior economia da zona euro terá contraído entre 1,5% e 2% no quarto trimestre de 2008. "Este resultado vem demonstrar que as projecções do BCE para a zona euro são demasiado optimistas e aumenta a pressão para um novo corte da taxa de referência", refere o economista-chefe do banco Forts, Nick Kounis.
Esta é a quarta vez, que o BCE corta os juros em pouco mais de três meses. Nos Estados Unidos, a Reserva Federal já cortou a taxa directora para um intervalo entre 0 e 0,25% e o Japão fixou os juros em 0,1%.
Reuters

Sem comentários: