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terça-feira, 22 de setembro de 2009

Escândalo na Fórmula 1 - Renault com 2 anos de pena suspensa e Flávio Briatori banido

Comunicado da FIA na íntegra


"Na reunião extraordinária do Conselho Mundial do Desporto Automóvel realizado em paris, a 21 de Setembro de 2009, a ING Renault F1 ("renault F1") admitiu que a equipa conspirou com o seu piloto Nelson Piquet Jr. no sentido de causar um acidente deliberado no GP de Singapura de 2008, violando o Código Desportivo Internacional e o Código Desportivo da F1.

A Renault F1 declarou na reunião que tinha realizado uma investigação interna detalalhada, que concluiu que: (i) Flavio Briatore, Pat Symonds e Nelson Piquet Jr. haviam conspirado para causar o acidente, e (ii) nenhum outro membro da equipa estava envolvido na conspiração. A FIA conduziu a sua própria investigação detalhada e os seus resultados correspondem aos da Renault F1.

Na reunião do Conselho Mundial do Desporto Automóvel, a Renault F1 fez as seguintes sugestões na mitigação:

- Aceitou, com a maior brevidade possível, a prática dos crimes de que era acusada e cooperou plenamente com a investigação da FIA;
- Confirmou que o Sr. Briatore e Sr. Symonds estavam envolvidos na conspiração e garantiu que estes deixaram a equipa;
- Desculpou-se sem reservas à FIA e ao desporto pelos danos causados com as suas acções;
- Comprometeu-se a pagar os custos incorridos pela FIA na sua investigação; e
- a Renault (empresa-mãe, ao contrário da Renault F1) mostrou-se empenhada em fazer uma contribuição significativa para os projectos dos programas de segurança da FIA.

Nelson Piquet Jr. também se desculpou sem reservas ao Conselho Mundial pela sua parte na conspiração.

A seguinte decisão foi tomada:

O Conselho Mundial do Desporto Automóvel considera que os membros da equipa Renault F1, Flavio Briatore, Pat Symonds e Nelson Piquet Jr. conspiraram para causar um acidente deliberado no Grande Prémio de Singapura de 2008. O Conselho Mundial considera, portanto, a Renault F1, que, nos termos do artigo 123 do Código Desportivo Internacional, é responsável pelos actos de seus empregados, em violação dos artigos 151 (c) e no ponto 2 (c) do capítulo IV do Apêndice L do Código, e os artigos 3.2, 30.3 e / ou 39.1 dos regulamentos desportivos da Fórmula 1.

O Conselho Mundial considera as violações da Renault F1 no GP de Singapura de 2008 de gravidade sem precedentes. As violações da Renault F1 não apenas comprometeram a integridade do desporto, como também colocaram em perigo as vidas dos espectadores, funcionários, de outros concorrentes e do próprio Nelson Piquet Jr. O Conselho Mundial do Desporto Automóvel considera que crimes desta gravidade merecem uma desqualificação permanente do Mundial de Fórmula 1 da FIA. No entanto, tendo em conta os pontos acima mencionados na mitigação e, em particular as medidas tomadas pela Renault F1 para identificar e resolver as falhas da sua equipa e condenar as acções dos indivíduos envolvidos, o WMSC decidiu suspender a interdição da Renault F1 até ao fim da temporada 2011. O Conselho Mundial só irá activar esta desqualificação se a Renault F1 for considerada culpada de uma violação comparável durante esse tempo.

Além disso, o Conselho Mundial salienta as desculpas da Renault F1, e concorda que a equipa deve pagar os custos da investigação. Também aceita a oferta de uma contribuição significativa para o trabalho de segurança da FIA.

Quanto ao Sr. Briatore, o Conselho Mundial declara que, por um período ilimitado, a FIA não tem a intenção de sancionar qualquer evento internacional, Campeonato, Taça, Troféu, Challenge ou Série envolvendo o Sr. Briatore, a qualquer título, ou de conceder qualquer licença a equipas ou outra entidade envolvendo o Sr. Briatore, a qualquer título. Fica também mandatado que todos os funcionários presentes em eventos da FIA não permitam ao Sr. Briatore o acesso a todas as áreas sob jurisdição da FIA. Além disso, não tem a intenção de renovar qualquer superlicença concedida a qualquer piloto associado (através de um contrato de gestão ou outro) com o Sr. Briatore, ou qualquer outra entidade ou indivíduo associado Sr. Briatore. Ao determinar que as instruções sejam aplicáveis por um período ilimitado, o Conselho Mundial de Automobilismo teve em conta não só com a gravidade da violação em que o Sr. Briatore foi cúmplice, mas também as suas acções em continuar a negar a sua participação na violação apesar de todas as evidências.

Quanto ao Sr. Symonds, o Conselho Mundial declara que, por um período de cinco anos, a FIA não tem a intenção de sancionar qualquer evento internacional, Campeonato, Taça, Troféu, Challenge ou Série envolvendo o Sr. Symonds, a qualquer título, ou de concessão de qualquer licença para qualquer equipa ou outra entidade envolvendo o Sr. Symonds, a qualquer título. É mandatado, por um período de cinco anos, que todos os funcionários presentes em eventos da FIA não permitam ao Sr. Symonds o acesso a todas as áreas sob jurisdição da FIA. Ao determinar estas instruções por um período de cinco anos, o Conselho Mundial levou em conta: (i) a aceitação do Sr. Symonds que tomou parte na conspiração, e (ii) a sua comunicação para a reunião do Conselho Mundial de Automobilismo que foi para seu "arrependimento eterno e vergonha" que participou na conspiração.

Quanto ao Sr. Piquet Jr., o Conselho Mundial confirma a imunidade de sanções individuais no âmbito do Código Desportivo Internacional em relação a este incidente, que a FIA lhe tinha concedido em troca de voluntariado das suas provas.

No que se refere a Fernando Alonso, o Conselho Mundial agradece-lhe por cooperar com as investigações da FIA e por participar na reunião, e conclui que o Sr. Alonso não estava envolvido de nenhuma maneira na violação dos regulamentos da Renault F1".

In AutoSport On Line

MEU COMENTÁRIO: A justiça chega sempre. Pena é que só chegou depois da zanga de Nelson Piquet Jr com Flávio Briatori. Se ele foi banido, o piloto também devia ter sido, não?

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