Páginas

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Vítor Constâncio eleito vice-presidente do BCE

O governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, foi o nome escolhido numa eleição em que concorria contra o governador do Banco Central do Luxemburgo, Yves Mersch, e o director do Banco Central da Bélgica, Peter Praet.
O grego Lucas Papademos, que actualmente está no lugar que será ocupado por Constâncio, termina o seu mandato de oito anos em finais de Maio próximo.
Segundo regras não escritas mas aceites por todos os Estados-membros da União Europeia, dos seis lugares do conselho executivo do BCE, quatro são preenchidos pelos grandes Estados-membros da Zona Euro (Alemanha, França, Itália e Espanha), o que obriga os restantes membros a partilharem, por rotação, os dois outros cargos (vice-presidente e vogal).
Entre os países fundadores do euro, apenas Portugal, Bélgica, Luxemburgo e Irlanda ainda não integraram o comité executivo do BCE, não tendo a Irlanda apresentado qualquer candidato.
O nome «recomendado» pela maioria qualificada dos 16 ministros das Finanças da Zona Euro terá ainda de receber um «parecer» não vinculativo do Parlamento Europeu, antes de ser definitivamente aprovado pelos chefes de Estado e de Governo reunidos em Bruxelas a 25 e 26 de Março próximo.
Lusa / SOL 

MEU COMENTÁRIO: Quando todas as entidades portuguesas se congratulam com esta nomeação, é para torcer o nariz.  Sobretudo, porque é o Dr. Vítor Constâncio e a sua equipa responsável pela supervisão bancária, coisa que como se sabe falhou nestes últimos dez anos, curiosamente o mesmo tempo que tem o Euro. Assim, acho que Portugal fez um bom negócio.

Sem comentários: