Páginas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

80ª Feira do Livro de Lisboa

Os livros - pequenos, grandes, os de aventuras e os romances, aos quadradinhos e os outros - invadem o Parque Eduardo VII a partir de quinta-feira, 29 de Abril.

Os nossos heróis vão lá estar todos - os que nos fazem rir, chorar, percorrer o mundo sem sair de casa, aprender e querer pertencer às histórias que escreveram. O regresso dá- -se hoje e durante três semanas (a Feira do Livro de Lisboa termina a 16 de Maio) lá irão os lisboetas percorrer as ruas inventadas para receber esta iniciativa, espreitar os 237 pavilhões (institucionais e diferenciados), descansar o olhar e as pernas nas quatro praças (a Azul, a Verde, a Amarela e a Lilás), locais de encontro e descontracção para serem vividos pelas milhares de pessoas que, anualmente, voltam "ao local das histórias".
O horário foi alargado por "exigência" do público. Porque, afinal, a hora do almoço também deve ser aproveitada para outros alimentos. Assim, de segunda a sexta-feira, os livros estarão à nossa disposição entre as 12 e 30 e as 23 e 30; aos fins-de-semana e feriados, a abertura dá-se às 11 e prolonga-se até às 23 e 30.
Nesta 80.ª edição, ao contrário do que tem acontecido nos anos anteriores, não haverá um país homenageado. Paulo Teixeira Pinto, presidente da APEL, explica a razão: "A literatura não é dos países, é universal". Além da venda dos livros, haverá uma intensa programação cultural, com debates, conversas com os escritores, muita e variada música e as habituais sessões de autógrafos. 
In Visão On Line

Sem comentários: