Páginas

domingo, 18 de abril de 2010

Bancos têm 2 mil milhões de euros em casas que não vendem

A crise está a colocar de dia para dia mais casas nas mãos dos bancos, que não as conseguem vender. O valor global dos imóveis executados por hipotecas já ascende a 2 mil milhões de euros, tendo aumentado 17 % de 2008 para 2009.
O banco com mais casas em seu poder é o BCP, seguindo-se o BES a grande distância.
Numa altura em que  há cada vez mais portugueses com dificuldade em pagar os empréstimos das casas, os bancos acumulam  imóveis nos seus activos, fruto das execuções de hipotecas.
Embora as instituições financeiras tenham interesse em escoá-los rapidamente, o valor de imóveis inscrito nos balanços subiu 17%, totalizando mais de 1,9 mil milhões de euros, no último ano, segundo dados recolhidos pelo SOL.
Os cálculos tiveram por base os valores da conta ‘activos não correntes detidos para venda’, no subgrupo dos imóveis. Deixam de fora as provisões que as instituições constituíram para fazer face a potenciais desvalorizações (quanto mais elevadas menor é o valor líquido dos activos).
Quando o devedor não consegue pagar o crédito e o banco vais buscar o imóvel, regista-o nesta conta. Por isso, em períodos de alta do incumprimento e em que o escoamento dos imóveis não é rápido, é natural que esta conta suba.

Sem comentários: