Páginas

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Banco de Portugal condena seis antigos gestores do BCP

O Banco de Portugal condenou seis antigos gestores do BCP, entre os quais dois antigos presidentes, Jorge Jardim Gonçalves e Filipe Pinhal, no âmbito da utilização irregular de sociedades offshores . Dos dez acusados iniciais, incluindo o próprio banco, apenas ficaram ilibados Paulo Teixeira Pinto, antigo líder do BCP, e Filipe Abecassis, director-geral da instituição.
Ao que o Negócios apurou, as penas estipuladas pelo Banco de Portugal, que incluem coimas e inibições do desempenho da funções de gestão bancária, têm graduações. Há acusados condenados a inibições que chegam aos nove anos, como é o caso de Jardim Gonçalves. Já a coima máxima chega a um milhão de euros, também aplicada ao fundador.
O grupo de antigos gestores condenados inclui ainda o antigo vice-presidente do BCP, Christopher de Beck, o ex-administrador com o pelouro financeiro, António Rodrigues, e os vogais Alípio Dias e António Castro Henriques. Também Luís Gomes, director-geral do BCP que à data dos factos era responsável pela direcção financeira, foi condenado.
Já o BCP foi condenado a uma coima de cinco milhões de euros, estando a analisar um possível recurso.
In Jornal de Negócios OnLine
 

Sem comentários: