Páginas

sábado, 15 de maio de 2010

Trichet: «É a situação mais difícil desde II Guerra Mundial»

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, considera que os mercados estão a passar pela situação «mais difícil» desde a Segunda Guerra Mundial.
Numa entrevista ao semanário alemão Der Spiegel, cita a Lusa, que será publicada na segunda-feira, Trichet refere que os mercados se encontram «sem nenhuma dúvida, na situação mais difícil desde a Segunda Guerra Mundial».
«Tivemos e temos uma realidade dramática», disse o presidente do BCE, acrescentando que durante a onda de pânico nos mercados bolsistas europeus da semana passada «os mercados deixaram de funcionar».
«Foi quase como aquando a falência do Lehmann Brothers, em setembro de 2008», lembrou.
Para o presidente do BCE, a situação está superada, existindo ainda um grande «risco de contágio», pelo que se torna necessário «um salto quântico», em matéria de controle mútuo da política económica europeia.
«Fazem falta sanções eficazes para os incumpridores das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento», acrescentou Trichet, salientando a importância de o pacote de resgate aprovado na semana passada no euro ter sido acompanhado pelo compromisso dos parceiros da UE para «acelerar a consolidação de seus orçamentos».
«Todos os países sabem o que está em jogo», sublinhou.
Na entrevista, Trichet, defendeu ainda mais uma vez a independência do BCE e garantiu que a decisão de comprar títulos do governo dos países em crise não ocorreu em resposta a pressões políticas.
Trichet considera que esta medida, ao elevar a massa monetária em circulção, implica o risco de inflação. 
In Agència Financeira On Line

1 comentário:

José Sousa disse...

Gostei muito, não só de seu blog, mas também do que escreve. tem muita coisa que me esclarece e que serve para me manter ligado.
Siga os meus, tem de tudo e alguma poesia de minha autoria. Vá para:

www.congulolundo.blogspot.com
www.queriaserselvagem.blogspot.com

Um forte abração