Páginas

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Carteira chinesa da dívida dos EUA ultrapassou os 685 mil milhões de euros

A carteira chinesa de títulos do Tesouro dos EUA voltou a aumentar em Outubro, para mais de 906 mil milhões de dólares (mais de 685 mil milhões de euros), apesar do alerta de alguns economistas acerca do excessivo investimento na dívida norte-americana.
Em vez de investir no Tesouro norte-americano, a China devia concentrar-se no fomento do consumo interno, "o que criaria postos de trabalho para os jovens e combateria o alto índice de desemprego", disse um perito financeiro citado hoje pelo jornal Global Times.
Exceptuando a própria Reserva Federal dos EUA, a China é o maior detentor de títulos do Tesouro norte-americano.
Em Outubro passado, pelo quarto mês consecutivo, a carteira chinesa aumentou 2,3% para 906,8 mil milhões de dólares, atingindo o valor mais alto desde Novembro de 2009.
No inicio de 2010, um professor da Universidade de Pequim sugeriu que o governo distribuísse as suas reservas em dólares pela população, argumentando que uma desvalorização daquela moeda diluiria os ganhos obtidos com o investimento nos títulos do Tesouro.
Um outro académico considerou que "é preferível diversificar a carteira de investimento, nomeadamente em ouro e energia, em vez de concentrar tanto dinheiro na dívida norte-americana".
A China possui as maiores reservas em divisas do mundo, estimadas em 2,65 biliões de dólares (números de Setembro passado).

Fonte: Jornal OJE

Sem comentários: