Páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Portugal perde 64 instituições financeiras nos últimos 12 anos

A tendência é idêntica à verificada na zona euro, revelam dados do Banco Central Europeu.
O passar dos anos tem ditado uma diminuição no número de instituições financeiras monetárias em actividade na zona euro, e Portugal não constitui excepção.
Dados do Banco Central Europeu mostram que, entre 1 de Janeiro de 1999 e 1 de Janeiro de 2011, desapareceram 64 instituições em território português, o que representa uma descida de 28,1%. Actualmente há 164 instituições, o que compara com 228 de há 12 anos.
A tendência é generalizada na área do euro, onde, no mesmo período, a diminuição foi de 20,2%. A falência ou cessação de actividade de algumas instituições, assim como os movimento de consolidação no sector financeiro, serão factos que ajudarão a explicar esta diminuição de ‘players'.
A grande maioria das instituições financeiras monetárias na zona euro, representando 80,8% do total a 1 de Janeiro de 2011, são instituições de crédito (bancos comerciais, caixas económicas, caixas económicas postais e cooperativas de crédito, entre outras); os fundos do mercado monetário representam 18,7% e os bancos centrais e outras instituições representam em conjunto 0,3% do total.
In Diário Económico

Sem comentários: