Páginas

domingo, 30 de outubro de 2011

Totta deu mais de metade do crédito no semestre

Apenas três bancos foram responsáveis por quase todo o crédito concedido no primeiro semestre.
Os bancos fecharam as torneiras do crédito devido à falta de liquidez e à necessidade de desalavancagem dos balanços. No primeiro semestre, a carteira de crédito dos bancos aumentou 6,2 mil milhões de euros, dos quais 3,3 mil milhões foram concedidos por um único banco, o Santander Totta.
A CGD e o Montepio foram responsáveis quase pela totalidade do remanescente, concedendo ambos 1,9 mil milhões de euros. Entre os dez maiores bancos, só o BCP e o banco Popular aumentaram também a carteira de crédito a clientes, embora em dimensões menores, de 88,5 milhões de euros e 25,4 milhões, respectivamente.
No extremo oposto, o BPI e o BES foram os bancos que mais cortaram no financiamento à economia, com as carteiras de crédito a encolherem de forma significativa, em 686 e 530 milhões de euros, respectivamente.
Caixa Agrícola lidera malparado
A somar aos constrangimentos de liquidez, os bancos enfrentam ainda a subida do crédito malparado. No final do primeiro semestre, a Caixa Agrícola tinha a maior percentagem de crédito em incumprimento (6,73%), seguida pelo Banif (4,49%) e BCP (4,05%).
No entanto, foi no BBVA que o malparado mais aumentou em termos percentuais nos primeiros seis meses (71,9%). Logo seguido pelo Santander Totta, que assistiu a uma subida de 38%.
Já em termos absolutos ,o BCP destacou-se, com a carteira de crédito vencido a aumentar 536,6 milhões de euros, e para Já a CGD registou uma subida de 420 milhões de euros. Entre os maiores bancos, o Popular foi o único onde o crédito vencido diminuiu face ao final de 2010.
  

Sem comentários: