Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2012

Veleiro "Montepio Mare" está pronto a desbravar os mares

O MONTEPIO e o velejador solitário Ricardo Diniz apresentaram, na Doca da Marinha, em Lisboa, o veleiro “Montepio Mare Nostrum”, embarcação que, com o apoio Montepio, assegurará o projeto de circum-navegação da Zona Económica Exclusiva (ZEE) portuguesa, uma área marítima com mais de 5 mil milhas de extensão e 20 vezes maior que o território nacional.
Prestes a lançar-se para uma ambiciosa viagem, a embarcação foi batizada pela jornalista e “madrinha da expedição”, Fernanda Freitas, que, na presença do Presidente do MONTEPIO Tomás Correia, do Almirante Cortes Picciocci, em representação do Chefe do Estado Maior da Armada, e de António José Correia, presidente da Câmara Municipal de Peniche, assegurou o partir da garrafa de espumante e marcou o início do projeto.
Se dúvidas houve quanto ao que motivou a associação da marca Montepio ao projeto de Ricardo Diniz, o Presidente Tomás Correia esclareceu-as de imediato, ao afirmar que “o apoio tem tudo a ver com o facto de o Montepio ser uma instituição totalmente portuguesa, com 172 anos de história. Portugal, com quase 900 anos de história, não é um país periférico, é, antes, um país central, em conexão com a Europa, a América e a África. Sempre que Portugal pensou a si próprio como estando ‘agarrado’ à Europa, o país mingou. Agora, a política do mar não é só desígnio mas a fonte para resolvermos os nossos problemas. O Grupo Montepio tem olhos para o país e seu potencial, para aquilo que temos – o mar e as pessoas. Este projeto não é só para mostrar a Zona Económica Exclusiva, mas principalmente mostrar que Portugal pode vencer no mar os desafios do futuro”.
A expedição Montepio Mare Nostrum conta, ainda, com a colaboração de Rainer Daehnhardt - historiador que tem no seu currículo uma Medalha Vasco da Gama, das mais altas distinções da Marinha Portuguesa, por serviços prestados ao estudo da História Naval Lusa -, que partilhará o seu profundo conhecimento sobre Portugal e dará contexto e relevância acrescida a esta expedição.

1 comentário:

Anónimo disse...

eu trabalhei nesse veleiro e é uma honrar ve-lo a navegar nos nosso mares