Páginas

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Teatro Municipal de Almada chama-se agora Teatro Municipal Joaquim Benite

A Câmara Municipal de Almada decidiu esta quarta-feira, 19 de dezembro, atribuir o nome de Joaquim Benite ao Teatro Municipal de Almada. Uma homenagem ao encenador enquanto “homem que tanto contribuiu para o elevado patamar de desenvolvimento cultural alcançado no concelho”.
A decisão foi tomada por unanimidade em reunião pública de Câmara, 14 dias após a morte deste encenador, diretor da Companhia de Teatro de Almada e do Festival de Almada.
 
O Teatro Municipal Joaquim Benite é propriedade da Câmara Municipal de Almada. O projeto é da autoria dos arquitetos Manuel Graça Dias e Egas José Vieira. A sua gestão é da responsabilidade da Companhia de Teatro de Almada.
  
Inaugurado em julho de 2005, este é um dos melhores equipamentos culturais do país. Privilegiando o teatro, o espaço recebe, contudo, vários espetáculos de ópera, música clássica, dança, encontros internacionais, entre muitos outros eventos.
  
Além de uma sala principal, sala experimental e sala de ensaios, o teatro possui ainda espaços para exposições, cafés-concertos, livraria e até um ATL, onde os pais podem deixar as crianças, enquanto assistem aos espetáculos.
Homenagear Joaquim Benite
Com a atribuição deste topónimo, o Município de Almada homenageia Joaquim Benite enquanto “homem de cultura e da cultura que tanto contribuiu para o elevado patamar de desenvolvimento cultural alcançado no concelho”.
 
Encenador da mais de uma centena de espetáculos, ao longo das últimas quatro décadas, Joaquim Benite foi responsável pelo Festival de Almada, criado em 1984, e que em 2013 assinala a sua 30.ª edição. Entre os vários prémios com que foi distinguido, Joaquim Benite foi agraciado com a Medalha de Ouro da Cidade de Almada, a 15 de julho de 2009, e condecorado, a 26 de Março de 2010, pelo Presidente da República, Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
 
Joaquim Benite faleceu no passado dia 5 de dezembro, aos 69 anos de idade.
In http://www.m-almada.pt/xportal/xmain?xpid=cmav2

Sem comentários: