Páginas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Cinquentenário da morte de Aquilino Ribeiro

Data do Evento: 2013-02-25

No ano em que se assinala o cinquentenário da morte de Aquilino Ribeiro, a Associação Portuguesa de Escritores preparou sete momentos de evocação nacional para celebrar a efeméride.
No próximo mês de maio, completam-se 50 anos sobre a morte de Aquilino Ribeiro. A Associação Portuguesa de Escritores comemora o acontecimento com um conjunto de iniciativas coordenadas pelo escritor Luís Machado às quais o Montepio se associou, no âmbito do apoio a iniciativas culturais nacionais.

O programa “Aquilino – Cinquentenário da Morte” integra um ciclo de conferências e debates com intervenção de individualidades da cultura portuguesa, algumas das quais que tiveram contacto direto com Aquilino Ribeiro.

O arranque das comemorações está previsto para o próximo dia 25 de fevereiro de 2013, no Panteão Nacional, às 18h30, tendo por tema “Aquilino – O Homem e o Escritor”, e conta com as intervenções de António Valdemar, José Manuel Mendes, Mário de Carvalho, Serafina Martins e moderação de Luís Machado.

O programa prossegue, no dia 19 de março, às 18h30, na Assembleia da República, onde terá lugar a mesa-redonda “Aquilino – O Tempo da Clandestinidade e dos Exílios”, com a participação de Alfredo Caldeira, Fernando Rosas, Mário Cláudio e moderação de José Manuel Mendes.

A 27 de maio, dia da morte do escritor, realizar-se-á um jantar/tertúlia, com o tema “De Garfo e Faca com Aquilino”, no Café Martinho da Arcada, pelas 20h00, onde Luís Machado debaterá a importância que a gastronomia ocupou na vida do autor e na sua obra. Esta jornada de convívio será moderada por António Valdemar.

Todas as sessões têm entrada livre, à exceção do jantar de encerramento, que necessita de marcação prévia e tem um custo de 25 euros por pessoa. Se desejar efetuar reserva, contacte a Associação Portuguesa de Escritores através do nº 213 971 899 ou envie um e-mail para info@apescritores.pt

Sabia que…

Aquilino Ribeiro, nasceu em 1885, em Carregal de Tabosa, concelho de Sernancelhe, e morreu em Lisboa em 1963. Incontestavelmente um dos maiores vultos da literatura portuguesa de século XX, é autor de uma vastíssima obra com incursões pelo romance, novela, conto, teatro, ensaio, literatura biográfica, entre outras, foi o primeiro presidente da Sociedade Portuguesa de Escritores (da qual era sócio n.º 1).

Fonte: Montepio | Direção de Marketing

Sem comentários: