Páginas

domingo, 25 de maio de 2014

Razões para ir votar hoje - 25.05.2014

Desde que fiz 18 anos, sempre exerci o meu direito de voto (Eleições Presidenciais, Legislativas, Autáquicas, Europeias, Referendos...). 
Vou votar, sustentando-me na utilidade desta União Europeia, cujo actual modelo não é perfeito, mas é o único caminho que nos garante um futuro melhor, uma vez que a globalização é uma realidade insofismável e Portugal só tem a ganhar com essa união. Aliás como se tem verificado nestes últimos anos.
É verdade que permanecem dramáticas assimetrias entre o norte e sul. É verdade que permanece uma trágica discrepância entre o que os povos pensam e o que é feito, quer pelos seus governos, quer pelos seus eleitos. Por isso mesmo se torna necessário e urgente votar nestas eleições. Porventura não naqueles que prometeram e não cumpriram.
A Europa não é unida. E nem podia ser...
Um continente com tantos e diferentes povos, com séculos de história, de desavenças, de guerras mundiais. Mas o desafio é exatamente esse. No essencial a Europa está unida. A União Soviética acabou e a maioria dos povos libertados querem fazer parte da Europa civilizada, que respeite os direitos humanos, a liberdade, a escolha dos nossos governantes.
O BCE, nesta crise que já dura há muito tempo, teve e continua a ter um papel importantissimo junto dos países da zona Euro. As taxas aplicadas são iguais para todos os países, diferente é o modo de atuação, nomeadamente a compra de dívida pública no mercado secundário dos países com mais problemas financeiros. E também a sua intervenção face ao risco de deflaçao que em termos económicos é muito mais grave do que uma alta inflação.
Nos últimos trinta anos, Portugal não andou para a frente. 
Qualquer que seja a questão nacional (cultura, educação, saúde, justiça, economia, finanças, credibilidade das instituições, o estado de depressão colectiva): Portugal está pior, pese embora a melhoria de muitas das suas infra-estruturas, que agora ficarão vazias, entregues ao abandono, num país que caminha para a desertificação, envelhecido e deprimido.
Só através do voto faz sentido a noção que temos da sociedade contemporânea de "participação democrática", que deriva da possibilidade de os cidadãos poderem influir efectivamente nas decisões que vão afectar as suas vidas.
Todos sabemos que a democracia não se esgota em eleições, ainda que seja precisamente nestas onde todo o cidadão, do mais rico ao mais pobre, utiliza o voto como um instrumento activo, na finalidade de agir sobre a realidade política.
Hoje vou votar, porque sei que isso é um acto útil, lúcido e que pode mudar o meu futuro. 
E ainda, porque o voto consciente, hoje em dia, é a melhor forma de expressar o nosso apoio à democracia, à tolerância, à alternância de poder e ao respeito por aqueles que lutaram, sofreram, e morreram pelo direito ao Voto.
Noutros actos eleitorais, votarei sempre.
Texto "roubado" e adaptado ao meu irmão Mandinho que o publicou:
http://remediosdoacaso.blogspot.pt/2014/05/88-razoes-para-nao-ir-votar-hoje.html

Sem comentários: