Páginas

quinta-feira, 5 de junho de 2014

BCE baixa taxa de juro de referência para 0,15% - 05.06.2014

Taxas de depósito do BCE descem para terreno negativo. Banco central tenta contrariar as pressões deflacionistas na zona euro.
O Banco Central Europeu confirmou as expectativas e decidiu esta quinta-feira baixar as taxas de juro a que empresta dinheiro aos bancos de 0,25% para 0,15%, passando ainda a taxa de depósito de zero para -0,1%.
A decisão é uma nova tentativa da autoridade monetária europeia de contrariar as pressões deflacionistas que se fazem sentir na zona euro. A taxa de inflação caiu em Maio para 0,5%, um valor que fica bastante abaixo do objectivo de médio prazo de inflação abaixo mas próximo de 2%, que o BCE se comprometeu a cumprir.
Esta é a primeira vez que as taxas de depósito do BCE caem para território negativo, o que significa que os bancos vão passar a ter de pagar juros para terem o seu dinheiro parado no banco central. Com esta medida, a entidade liderada por Mario Draghi tenta incentivar os bancos a emprestarem mais dinheiro às empresas e às famílias.
A seguir ao anúncio da decisão de baixar taxas, Mario Draghi irá explicar a decisão e, espera-se, deverá anunciar novas medidas para contrariar um período longo de inflação baixa.
A concessão de novos empréstimos de longo prazo aos bancos, com a condição de que estes aumentem o crédito às empresas e famílias, é uma das hipóteses consideradas mais prováveis para o imediato. Para o futuro, esperam-se também mais detalhes de uma eventual compra de activos pelo BCE, nomeadamente pacotes de créditos titularizados.

In: http://www.publico.pt/economia/noticia/bce-baixa-taxa-de-juro-de-referencia-para-015-1638800

Sem comentários: