Páginas

quarta-feira, 25 de março de 2015

Na Páscoa... Faça click em Segurança! - APB

Em período de férias recorremos com maior frequência à Internet para, por exemplo, efetuar compras online, reservas de viagens e hotéis, etc. Por isso, é muito importante saber identificar os perigos existentes e procurar garantir a segurança do seu computador, da informação nele contida e dos seus dados pessoais.
Esteja sempre atento e não desvalorize as questões de Segurança!
Situações de ataque informático ("phishing", "malware" e outros tipos de fraude") são cada vez mais comuns e apresentam-se de formas dissimuladas, utilizando nomes de pessoas confiáveis ou a marca de uma entidade fidedigna por forma a credibilizar a fraude, por exemplo:

- Mensagens de correio eletrónico, supostamente emitidas pela EDP, CTT, Autoridade Tributária ou outras entidades, que encaminham um utilizador para páginas da internet com a mesma aparência e funcionalidades das entidades em causa, "convidando-o" depois a fazer o download de um ficheiro/ documento e, sem que se aperceba disso, é feita a instalação de um software malicioso.

- Contactos de pretensos funcionários da "Microsoft", a informar que foram detetadas anomalias no seu computador e que a licença do software foi cancelada. Solicitando depois o acesso remoto ao seu computador, podem copiar ficheiros pessoais e instalar programas maliciosos sem que disso se aperceba.

- Pedido de dados de cartões de crédito ou de dados do seu telemóvel (número e/ou sistema operativo), no acesso ao homebanking, através de páginas falsas que são têm uma aparência idêntica às do site autêntico que o utilizador costuma visitar.

- Noutras situações é ainda pedido que descarregue uma suposta aplicação ou ficheiro de reforço de segurança no seu PC ou telemóvel, algo que deve ser sempre encarado com suspeita e prudência.

Como é natural, todas estas situações são tentativas de fraude, pelo que é fundamental estar atento e não seguir nenhuma das instruções dadas neste contexto. Em caso de dúvida entre em contacto com o seu banco através das linhas de apoio disponibilizadas.

Fonte: http://www.apb.pt/conhecer_a_banca/seguranca_-_prevencao/seguranca_online/campanha_de_pascoa

Sem comentários: