Páginas

terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Jesse Louis Jackson - 8.10.1941 - 17.02.2026

 Ativista americano dos direitos civis, político e ministro ordenado da Igreja Batista. Protegido de Martin Luther King Jr. durante o movimento pelos direitos civis, tornou-se um dos líderes de direitos civis mais proeminentes do final do século XX e início do século XXI. De 1991 a 1997, atuou como delegado sombra e senador sombra pelo Distrito de Colúmbia

Nascido em Greenville, Carolina do Sul, Jackson iniciou seu ativismo na década de 1960 e fundou as organizações que mais tarde se fundiram para formar a Coalizão Rainbow/PUSH. Expandindo seu trabalho para assuntos internacionais na década de 1980, tornou-se um crítico contundente do governo Reagan e lançou uma campanha presidencial em 1984. Inicialmente visto como um candidato marginal, terminou em terceiro lugar na disputa pela indicação Democrata, atrás do ex-vice-presidente Walter Mondale e do senador Gary Hart. Ele continuou seu ativismo e lançou uma segunda candidatura presidencial em 1988, terminando em segundo lugar, atrás do governador de Massachusetts, Michael Dukakis.

Jackson não voltou a concorrer à presidência, mas em 1990 foi eleito senador sombra do Distrito de Colúmbia, cumprindo um mandato durante os governos Bush e Clinton. Embora inicialmente crítico do presidente Bill Clinton, mais tarde tornou-se um apoiador. Jackson apresentou o programa Both Sides with Jesse Jackson na CNN de 1992 a 2000. Crítico da brutalidade policial, do Partido Republicano e de políticas conservadoras, foi amplamente considerado um dos ativistas afro-americanos mais influentes de sua época.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jesse_Jackson







Sem comentários: