Páginas

domingo, 15 de março de 2009

Natal de 2008 - Paris - Shakespeare and Company

http://www.shakespeareandcompany.com/index.php?width=1260&height=635



Shakespeare and Company é uma livraria independente localizada em 5. Arrondissement, em Paris, Left Bank. Shakespeare Company é uma livraria e uma biblioteca, especializada em literatura de língua Inglesa. A livraria também abriga jovens escritores, conhecidos como "tumbleweeds", que ganham a vida ao trabalhar na loja por um par de horas por dia.
A livraria original pertencia a Sylvia Beach. Localizava-se na 12 rue de l'Odéon e funcionou de 1919 a 1941. Durante esta época, a loja era considerada um centro da cultura anglo-americano literária em Paris. A loja era frequentemente visitado por artistas da "geração perdida", como Ernest Hemingway, Ezra Pound, F. Scott Fitzgerald , Gertrude Stein , George Antheil , Man Ray and James Joyce . Shakespeare and Company, bem como as suas obras literárias, foram mencionado várias vezes em Hemingway's Uma Festa móveis. Podia-se comprar ou emprestar livros como a controversa Lady Chatterley's Lover de DH Lawrence, que tinha sido proibida na Inglaterra e nos Estados Unidos.
Em 1951, inaugurada em Paris's Left Bank por um americano George Whitman, sob o nome de Le Mistral. Muito como o original e Shakespeare Company, a loja serviu como um ponto focal para a cultura literária na Boémia, Left Bank Paris. Após a morte de Sylvia Beach, a loja do nome foi mudado para Shakespeare and Company. Na década de 1950, a oficina serviu como base para muitos dos escritores da Geração Beat, como Allen Ginsberg, Gregory Corso e William Burroughs. A filha de Whitman, Sylvia, ficou com a livraria. Esta loja continua a funcionar a 37 rue de la Bûcherie, perto da Place St. Michel, a passos do Rio Sena.
George Whitman tem sido correr o que ele chama de "uma utopia socialista que aparece como uma livraria" para 50 anos. Sua loja tem sido um longo literária hub, atraindo o gosto de Henry Miller, Richard Wright e William S. Burroughs. Mais importante, George foi convidando as pessoas a viver na sua loja a partir do seu primeiro dia. Existem actualmente 13 camas entre os livros, e ele diz que mais de 40.000 pessoas já dormiram lá uma vez ou outra. Tudo que ele pede é que você fazer a sua cama na manhã, ajude na loja, e leia um livro por dia.
Actividades regulares que acontecem ao domingo na livraria: Chá, Poesia, leituras e reuniões (formais e informais) de escritores.

Sem comentários: