Páginas

quinta-feira, 12 de março de 2009

Visita de José Eduardo dos Santos a Portugal

Principais notícias sobre a visita do Presidente da República de Angola a Portugal:
Sonangol e CGD criam banco.
A Sonangol e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) vão criar um banco, em que cada uma das instituições terá 50% do capital, direccionado para a área da banca de investimentos. O banco será constituído com um capital social de mil milhões de dólares (800 milhões de euros).
A troca de participações entre empresas angolanas e portugueses e a cooperação institucional em domínios como o ensino, a saúde e a investigação científica no domínio das doenças tropicais são os temas que vão marcar a agenda da visita de José Eduardo dos Santos a Portugal.
José Eduardo dos Santos considera que os investimentos angolanos em Portugal, especialmente da Sonangol, são ainda "passos tímidos" e que é preciso ir mais longe. O Presidente da República angolano defende que é preciso "ampliar este esforço de parcerias cruzadas" entre os dois países.
José Eduardo dos Santos garantiu que o seu Governo está atento à lentidão que existe na concessão de vistos de trabalho a cidadãos portugueses.
Os governos de Portugal e de Angola assinam hoje acordos para a duplicação da linha de crédito das exportações nacionais, que passa para mil milhões de euros, e criação de uma nova de 500 milhões de euros.
O presidente angolano, José Eduardo dos Santos, classificou hoje de espectaculares os resultados da sua visita a Portugal, considerando que estas excederam as expectativas.
O banco de investimento da Sonangol e da Caixa Geral de Depósitos deverá arrancar no segundo semestre deste ano e terá a presidência executiva rotativa cabendo esta no primeiro mandato à empresa estatal angolana, revelaram hoje os presidentes das duas instituições.
In "Jornal de Negócios On-Line"

Sem comentários: