Páginas

sexta-feira, 8 de maio de 2009

"Angola, Terra Prometida" de Ana Sofia Fonseca

Fui, com muito gosto, à apresentação do livro "Angola, Terra Prometida" da autoria da Jornalista Ana Sofia Fonseca, a convite da sua editora. Perguntou-me outra dia, se podia colocar no seu novo livro, os bilhetes de cinema do Odeon e do Arco Íris, que coloquei neste meu blog. Autorizei com muito gosto. Colocou os bilhetes e também, o verso do postal alusivo à ida do Joselito ao Odeon.
Ainda não li o livro todo. Mas as partes que li, relativas às corridas de carros, ao cinema, a Sá da Bandeira/Lubango gostei. Gostei essencialmente por a descrição da vida dos portugueses em Angola ser desprovida de qualquer exaltação e glória, contrapondo com alguns bem tristes episódios de que foram vítimas os filhos de Angola.
Limita-se a escrever (bem) as histórias que lhe contaram, enquadrando-as historicamente acompanhadas por fotos, documentos, etc.
O passado é passado, e sem o compreender não temos futuro.

3 comentários:

maria eduarda disse...

Estou muito orgulhosa!
Sinto que, dia a dia te vais aproximando mais do espaço físico que é a nossa terra.
Veremos o que o futuro te trará!

Nininha disse...

Dará a ida para lá. Sinto que o nosso caminho será esse, com este homem que tanto amo.

Anónimo disse...

Boa Tarde

Desculpe lá, mas não estou muito de acordo consigo. A autora não foi imparcial como era suposto ser. Foi tendenciosa em relação (claro) aos pretos. Como seria de esperar.