A MasterCard prevê lançar o serviço de pagamentos Pay Pass em Portugal até ao final do ano. O novo serviço opera através de RFID e promete reduzir filas e tempos de espera.
O Pay Pass implica a renovação dos tradicionais cartões de débito ou crédito (Multibanco e outros), com vista a instalação de uma antena que comunica com os terminais de pagamento electrónico. A antena RFID está incorporada no cartão, não sendo visível para os utilizadores.
Os cartões Pay Pass só podem ser usados em terminais equipados para operar em RFID. O serviço permite dois tipos de pagamentos: um para quantias menores que dispensa qualquer código ou senha, e outro para valores superiores, que exige a inserção do já popularizado PIN.
Entre as principais virtudes do Pay Pass encontra-se a rapidez e a comodidade: nas quantias menores, o utilizador apenas tem de passar o cartão a cerca de 10 centímetros do terminal de pagamento para saldar as contas com o lojista.
MEU COMENTÁRIO: Não sei se não vai ter o mesmo fim do porta moedas electrónico, ou seja um tremendo insucesso. Isto de pagar, mesmo pequenas quantias, sem inserir o PIN, não tem muita aceitação entre nós. Porque, muitas pessoas só comunicam o extravio do cartão passado algum tempo e mesmo se se comunicar imediatamente esse extravio, o novo cartão ainda demora uns dias a ser entregue e ainda é caro. A ver vamos.
Sem comentários:
Enviar um comentário