Páginas

domingo, 13 de dezembro de 2009

Morreu Prémio Nobel da Economia Paul Samuelson

O economista Paul Samuelson morreu, este domingo, aos 94 anos, indicou o MIT, instituto onde estava desde 1940. O trabalho deste Prémio Nobel da Economia foi fundamental para o estabelecimento das bases da economia moderna.

O economista Paul Samuleson morreu, este domingo, aos 94 anos de idade, na sua casa no Massachusetts, nos EUA, indicou o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

O trabalho do Prémio Nobel da Economia de 1970 foi fundamental para a base da economia moderna, uma vez que aplicou uma análise matemática rigorosa para explicar o equilíbrio entre os preços e entre a oferta e procura.

Samuelson ficou ainda conhecido pelo seu livro «Economia: uma Análise Introdutória» que foi traduzido em 40 línguas e vendeu mais de quatro milhões de cópias desde a sua publicação em 1948.

Na nota que publicou no seu site, o MIT recordou que esta foi a obra económica «mais vendida de sempre» e que Samuelson era um dos «economistas mais importantes do planeta durante o último meio século».

Paul Anthony Samuelson, que foi professor de personalidades como Ben Bernanke, presidente da Reserva Federal, e Paul Krugman, estava no MIT desde 1940, altura em que este instituto ainda não formava alunos na área da economia.

Nascido em Gary, no Estado de Indiana, em 1915, este economista foi conselheiro dos presidentes JF Kennedy e Lyndon Johnson, tendo durante anos escrito uma coluna de opinião na revista Newsweek.


MEU COMENTÁRIO: Comprei este livro, em 1984, para a cadeira de Economia, e comecei a gostar da disciplina.

Sem comentários: