Páginas

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Desejos e previsões para 2010

ECONOMIA/FINANÇAS/BANCA/POLÍTICA


Desejo que este ano que começa seja o início do princípio da recuperação económica, do aumento do emprego e da estabilidade bancária. Desejos dirigidos a todos os países do mundo e para Portugal em particular, dado que Angola é um caso à parte por estar em forte crescimento.

As minhas previsões vão no sentido contrário dos meus desejos. Os países donos do mundo, economicamente falando, não aprenderam com os seus erros cometidos recentemente. Já há sinais de que assim tal acontece, nomeadamente da parte das maiores instituições financeiras ocidentais através do mercado mobiliário.

Em Portugal, tal como escrevi após os resultados das eleições de Outubro, os partidos (todos), não colocam o país e os portugueses em primeiro lugar, mas sim as suas clientelas partidárias. Assim, prevejo, já na discussão do orçamento de que irão ser travados argumentos para que, por parte da oposição, o orçamento seja ao seu gosto e o Governo a tentar não ceder um ponto sequer. Mesmo que o orçamento seja aprovado com a abstencão da oposição ou parte dela, novas eleições serão inevitáveis, com todo o prejuízo para o povo português que continua a ver as principais reformas a ser adiadas, continuando a ser um povo da cauda da Europa (e já não é só da zona Euro).

Aliás, pergunto-me se os Partidos com responsabilidade governativa dos últimos 30 anos, estão interessados e empenhados nessas reformas estruturantes. Acho que não. E os pequenos partidos, também, não têm feito muito por isso. Tirava-lhes argumentos.

Pede-me o coração que dê juízo a todos os que detêm o poder. Por mais pequeno que seja.

2 comentários:

zeguerra disse...

Pode não ser o local mais indicado,mas vou deixar aqui a mensagem de agrado por ter descoberto este blog. Como chicoronho lembro-me muito bem da família do autor. Devo ser um pouco mais velho e, talvez por isso, não convivemos.Parece termos algumas ideias em comum: será da àgua de Nª Srª do Monte.
FELICIDADES. José Guerra

Xinho disse...

É com toda a certeza. Sê bem vindo. Tens no lado o atalho para o blog de meu Pai.Aparece por aqui quando quiseres. Um abraço.