Páginas

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Solidão arrasta nove idosos para a morte em 12 horas

Entre as 10.00 e as 22.00 de domingo foram encontrados mortos nove idosos, sete homens e duas mulheres, que viviam sós.

"Janeiro e Fevereiro levam e o velho e o cordeiro", diz o adágio popular a admitir que aqueles meses são os mais ameaçadores para a vida dos idosos. Mas as nove mortes, sete homens e duas mulheres, que a PSP registou entre as 10.00 e as 22.00 de domingo apresentam características que violam a ordem natural da existência humana. Uns morreram abandonados, outros em situação de solidão, outros provavelmente às mãos de gente criminosa, e outros porque os desespero ditou o fim da linha.

"Não, não é normal. São muitas mortes em poucas horas", disse ao DN a sub-comissária Carla Sofia, do gabinete de relações públicas do comando de Lisboa da PSP. A situação chamou a atenção dos agentes, sendo que nunca antes a carrinha de transportes de cadáveres da corporação tinha sido tão requisitada para levar tantos idosos ao Instituto de Medicina Legal de Lisboa.

In http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1461899

MEU COMENTÁRIO: Nós esquecemo-nos, frequentemente, que também vamos ficar velhos. Não tratamos os nossos velhotes com respeito e a dignidade que merecem. Por outro lado, os nossos velhotes, não souberam durante a vida cuidar dos outros, muitas vezes da própria família, favorecendo sempre o trabalho, não conquistando amizades, que na fase final das suas vidas lhes é apoiante.

Sem comentários: