Páginas

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Malparado está a crescer 300 milhões ao mês

O ritmo de crescimento do crédito em incumprimento continua acelerado nas empresas. Nos particulares, abranda um pouco na habitação, mas sobe no consumo.

Por cada mês que passa, aumenta em cerca de 200 milhões de euros o crédito malparado das empresas e em 100 milhões o dos particulares. No total, sector empresarial e famílias somam mais de nove mil milhões de euros de empréstimos em cobrança duvidosa, de acordo com os últimos dados publicados pelo Banco de Portugal online, referentes a Novembro de 2009. Entre as empresas, construção e imobiliário acumulam mais do dobro das dívidas em atraso.

Com o crédito concedido a particulares a crescer uns modestos 2,8%, em termos homólogos, os montantes de empréstimos em incumprimento das famílias aumentaram 26%, para os 3,8 mil milhões de euros. O seu peso no saldo total de crédito passou para 2,8% em Novembro, contra 2,2% em igual mês de 2008, um aumento de 27,2%.

Apesar destes valores, os níveis de malparado de particulares na habitação dão alguns sinais de abrandamento. Na habitação, existem actualmente 1927 milhões de euros em cobrança duvidosa, mais 20% que em Novembro do ano passado. No entanto, o rácio de malparado (peso no total) aumentou 13% de Novembro a Novembro, quando em Outubro e Setembro tinha subido 21%. O saldo total de empréstimos à compra de casa cresceu apenas 3,1% nos primeiros onze meses do ano passado, somando 108,5 mil milhões de euros.

No consumo, o malparado voltou a agravar-se. As dívidas já fora do prazo de pagamento para a compra de automóvel, electrodomésticos ou outro tipo de equipamento já perfazem 1,1 mil milhões de euros, contra 799 milhões em Novembro de 2008, mais 46%, traduzindo-se num acréscimo de 44% no rácio Em Outubro, o aumento absoluto do incumprimento tinha sido de 39%, enquanto o rácio apresentava um agravamento de 40,8%. A concessão de crédito ao consumo está praticamente estagnada, com aumento de 1,2% em Novembro, para os 15,4 mil milhões de euros.

Nas empresas, o malparado continua a crescer fortemente: 83% num ano, em termos absolutos, atingindo 5,3 mil milhões de euros. O seu peso no crédito total cresceu ainda mais - 98,2%. O sector imobiliário lidera agora o incumprimento entre as empresas, com 1535 milhões de euros de dívidas de crédito por pagar. Na construção, o montante é de 1518 milhões de euros.

In DN Online

Sem comentários: