Páginas

segunda-feira, 15 de março de 2010

Montepio tem das melhores solvabilidades*

15/03/10, 01:03
OJE


O Montepio tem um dos melhores rácios de solvabilidade entre os bancos grandes do mercado nacional, com o rácio tier I e o rácio core tier I a fecharem 2009 nos 9,51%, um nível que está acima dos maiores bancos privados nacionais e acima do banco público, enquanto rácio de solvabilidade geral se situou nos 13,25%.
A par deste nível de segurança, o Montepio tem vindo a preparar-se em termos de competitividade, com o rácio "cost to income" a melhorar 7,3 pontos percentuais e fechar nos 55%, um nível que já está em linha com a média da banca nacional. Este nível de eficiência foi conseguido, segundo a gestão do banco, citada pela Lusa, pelos "efeitos combinados da compressão dos gastos operacionais e da expansão do produto bancário". A melhoria deste indicador é relevante num contexto de forte competitividade entre os produtos financeiros dos bancos do sistema e também face às ofertas de instituições financeiras externas. O banco registou ainda um crescimento do produto bancário comercial em 2,6% e a redução de gastos operacionais da ordem dos 3,2% no ano passado, o que explica um crescimento homólogo de 31,3% no resultado líquido, que fechou nos 44,5 milhões de euros.
O impacto das dificuldades de empresas e famílias no cumprimento de prazo, obrigou a uma subida das provisões e imparidades da ordem dos 30%. Em nota, o banco refere que "a crise económica que atingiu fortemente as famílias e as empresas teve um impacto significativo nos níveis de incumprimento do crédito do sector, com o crédito e os juros vencidos do sector a crescerem em torno dos 45%".
O rácio de crédito vencido acima dos 90 dias fixou-se nos 3,4%.
MINHA NOTA: *O Rácio de solvabilidade é um rácio financeiro que indica a proporção relativa dos activos da empresa financiados por capitais próprios versus financiados por capitais alheios. Sendo tudo o resto igual, quanto mais elevado este rácio, maior a estabilidade financeira da empresa. Quanto mais baixo, maior a vulnerabilidade.

Sem comentários: