Páginas

sábado, 24 de julho de 2010

Bancos portugueses aprovados nos testes de esforço

Os quatro bancos portugueses analisados (CGD, BCP, BPI e Espírito Santo Financial Group) nos testes de esforço realizados à escala europeia estão em condições de enfrentar condições adversas no mercado e não necessitam de reforçar capital. As conclusões divulgadas há instantes colocam o BPI como o mais resistante do sistema bancário português face às hipóteses colocadas de evolução adversa de variáveis como a cotação das ações, do crescimento económico ou das taxas de juro.
As instituições que representam cerca de dois terços dos ativos do sistema bancário passaram no exercício e todas mantém um rácio de capital Tier 1 acima dos 6% quando expostas a cenários adversos. Isto apesar do valor regulamentar ser de 4%. 
No caso do BPI, o rácio mantém-se em 10,2% mesmo no caso em que se considera um choque adicional relacionado com o agravamento do risco de dívida soberana. CGD, Espírito Santo e BCP têm valores de, respectivamente, 8,2%, 6,7% e 8,4%.   
"Os resultados agora publicados confirmam a solidez do sistema bancário português quando sujeito a um cenário muito adverso que corrobora as conclusões de exercícios que o Banco de Portugal tem feito de forma regular", referiu o Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, em conferência de imprensa. 

In Expresso On Line

Sem comentários: