Páginas

domingo, 18 de julho de 2010

Nelson Mandela comemora este domingo 92 anos

O primeiro presidente negro da África do Sul e prémio Nobel da Paz, Nelson Mandela, comemora hoje 92 anos de idade e por todo o mundo assinala-se pela primeira vez o Dia Nelson Mandela, instituído pela ONU.
O Dia Nelson Mandela, o primeiro de sempre dedicado a uma pessoa, foi instituído pela Assembleia-Geral das Nações Unidas em Novembro de 2009 pela «contribuição do ex-presidente sul-africano para a cultura, paz e liberdade».
As comemorações começaram este sábado com a chegada de 92 meninos das proximidades da aldeia de Mvezo, onde nasceu Nelson Mandela, à capital sul-africana para cantarem os parabéns ao ex-presidente sul-africano.

Nelson Mandela comemorará o aniversário com a família, mas na África do Sul e em outros países, centenas de milhares de pessoas participarão na campanha "Oferece 67 minutos de trabalho" voluntário, o que corresponde a cada minuto por cada ano que Mandela dedicou à luta pela liberdade e igualdade.
Na sexta-feira, delegações de 192 países membros da ONU reuniram-se em Nova Iorque para prestar homenagem ao Nobel e a ministra de Relações Internacionais sul-africana, Maite Nkoana-Mashabane, sublinhou que o nome de Mandela continua a contribuir para a paz.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, caracterizou Madiba como um «exemplo vivo dos principais valores da humanidade e das Nações Unidas», recordando a sua atitude de perdoar os inimigos para fazer do Mundo um «lugar melhor».
Recorde-se que Nelson Mandela esteve preso durante 27 anos por causa da sua luta com a discriminação de negros na África do Sul (Apartheid) e em 1994 foi eleito Presidente do país, cargo que exerceu até 1999.
In TSF On Line

Sem comentários: