Páginas

sábado, 7 de agosto de 2010

Consórcio português cria fato de bombeiro inteligente

Um consórcio que junta várias empresas portuguesas deu a conhecer dois protótipos de um fato de bombeiro inteligente que é mais leve e alerta o utilizador para as principais ameaças em redor.

Os protótipos agora apresentados à imprensa forma desenvolvidos em parceria entre o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil do Vestuário de Portugal (CITEVE), o Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CENTI), as empresas têxteis e vestuário A. Sampaio & Filhos, António de Almeida & Filhos, Lemar e Actijob.
Segundo comunicado da Unilever Jerónimo Martins, que apoia o projeto, o primeiro fato de bombeiros made in Portugal distingue-se por uma estrutura multicamada e pela multifuncionalidade que permite selecionar os vários módulos de vestuário de acordo com os vários cenários de atuação.
O consórcio desenvolveu ainda um protótipo que, além dos materiais cómodos que facilitam a adaptação aos vários cenários de incêndio, monitoriza a temperatura e os níveis de monóxido de carbono do ambiente em redor e lança alertas sempre que estes índices põem em risco a saúde do bombeiro.
O projeto já se candidatou a fundos comunitários através do QREN.
In Exame Informática

Sem comentários: