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quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Clientes do Montepio alvo de tentativa de fraude electrónica

Os clientes do Montepio estão a ser alvo de uma tentativa de phishing (fraude electrónica que tem como objectivo adquirir informações confidenciais), confirmou à Lusa fonte oficial do banco.
«O Montepio tem conhecimento da situação e está a acompanhá-la desde que a mesma lhe foi reportada, tendo desenvolvido esforços para a minimização do impacto que acções destes tipo possam originar», disse fonte oficial do banco.
«Este email configura-se como uma acção de 'phishing' tendo por objectivo captar informação privada de eventuais clientes Montepio que tenham sido receptores do email na sua caixa de correio electrónico», acrescentou.
Segundo a mesma fonte, «a selecção do botão existente no email fraudulento iria despoletar a instalação de um 'malware' no computador do leitor do email, 'malware' esse que teria por objetivo captar dados privados do utilizador».
De acordo com o Montepio, «as instituições bancárias nunca solicitam a introdução de todos os elementos de segurança dos utilizadores na utilização dos seus serviços, nem comunicam eventuais alterações de segurança por email».
Assim, «imediatamente após a tomada de conhecimento da difusão do email, o Montepio reforçou a comunicação com os seus clientes, alertando para a situação em curso», tendo já reportado a situação às autoridades competentes.
O Montepio refere assim que os clientes do banco, «tal como qualquer outro cliente bancário utilizador de serviços de online banking, deverão seguir as instruções de segurança indicadas pelas instituições financeiras».
Em meados de Agosto, também os clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD) foram vítimas de uma tentativa de 'phishing", conforme anunciou na altura a ESET, empresa que desenvolve soluções de segurança informática.
In TSF OnLine

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