Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Em Paz Por Terras de Angola

“Angola era o mais belo, rico e promissor País do Mundo”. Quantas e quantas vezes já teremos ouvido estas palavras? Sejam elas proferidas por portugueses que viveram nesta ex-colónia, angolanos que visitam o nosso País, historiadores, jornalistas, enfim, todos são unânimes na descrição que fazem deste grandioso País africano que, outrora, esteve na vanguarda do progresso e do desenvolvimento em África.
Este livro é a prova irrefutável da veracidade dessas palavras. Angola era, realmente, um País único no Mundo, palco de riquezas indescritíveis e de uma beleza inigualável em qualquer outro ponto do Globo. Entre 1970 e 1975, numa épica viagem que levou Jean Charles Pinheira a percorrer quase 200.000 quilómetros por terras de Angola, a objectiva deste fotógrafo luso-francês captou imagens irrepetíveis, provas concretas de um País que, afinal, não vive apenas no imaginário de quem o viu: vive também aqui, nas imagens mágicas de Jean Charles Pinheira.
Das grandes metrópoles às savanas selvagens, das planícies às regiões montanhosas, dos desertos às florestas, nada escapou à objectiva de Jean Charles. Fauna e flora, indústria e gentes de Angola, tudo está aqui retratado, como que a legitimar as descrições que sempre nos fizeram de um País que existiu, deixou de existir e, agora, tenta renascer imponente, poderoso e capaz de ombrear com as maiores economias do Mundo.
A complementar as imagens que nos comovem e seduzem, os emocionantes e sentidos textos do angolano Sandro Bettencourt, jornalista com mais de 10 anos de carreira em Portugal, transportam o leitor para outro tempo, para outro espaço, para um Mundo que só é possível aqui, nas páginas desta magnífica obra. Um Mundo de Paz por Terras de Angola…
In Zebra Publicações On Line

Sem comentários: