Páginas

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Encerradas Festas da Senhora do Monte 2011 - Lubango


Lubango - A XXV edição das tradicionais Festas da Senhora do Monte, que homenageia a padroeira da cidade do Lubango (Nossa Senhora da Conceição), terminaram na noite desta segunda-feira, após a realização, um dia antes, do último evento, os "200 km da Huíla".
Abertas a 30 de Julho, este centenário evento, um dos mais tradicionais do país, viu realizar actividades culturais, religiosas, desportivas, económicas e políticas.
 A feira agropecuária e a industrial da Huíla foram os eventos de maior cartaz no segmento económico.
Cerca de mil e 200 animais diversos estiveram expostos e mais de 400 foram leiloados durante a actividade, que durou cinco dias e reuniu 43 maiores pecuaristas do país.
Já a Expo/Huíla, maior bolsa de negócios do sul de Angola, juntou 130 empresas entre nacionais e estrangeiras, cujo volume de negócios se fixou nos três milhões de dólares.
No desporto a reverência vai para os "200 quilómetros da Huíla" e o Grande Prémio em Motos, ganhos, respectivamente pelo piloto huilano, Sandro Dias, do grupo SRR, ao volante de um Radical e o concorrente de Luanda, Hélder Coelho "Vuty".
A segunda etapa do circuito nacional de voleibol de praia ganha pela dupla sénior feminina Célia/Surama, da província do Namibe, o Festival Multidisciplinar da Juventude, tiro aos pratos foram outras realizações deste ramo durante os 30 dias de festa.
A eleição de Francinete da Conceição como Miss/Huíla 2011/12, de entre 13 outras candidatas, o Huíla Fashion, que reuniu 40 manequins e o ciclo de cinema comunitário foram os realces.
No segmento político, 400 militantes do MPLA do município do Lobito, província de Benguela, visitaram a província e trocaram experiências com homólogos locais.
As festas de Nossa Senhora do Monte remontam de 15 de Agosto de 1902, quando o padre Manuel Luz celebrou uma missa campal diante da imagem de Nossa Senhora da Conceição, na paróquia da Sé Catedral, sendo o principal cartão de visita da cidade do Lubango, sede capital da província da Huíla.
Fonte: ANGOP e Portal Sapo Angola

Sem comentários: