Páginas

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Em Portugal como no resto do mundo - Onda de despedimentos na banca vai continuar em 2013

Os trabalhadores da banca vão voltar a ser afectados pelo desemprego em 2013, com a saída já esperada de pelo menos 700 funcionários, de acordo com os planos de emagrecimento das instituições já conhecidos. 
Em 2012, mais de 1.500 funcionários saíram dos cinco principais bancos (BCP, BES, BPI, Caixa Geral de Depósitos e Santander Totta), a que se somaram mais de 500 do Banif, 200 do Barclays e 99 do BIC (que dispensou estes trabalhadores que pertenciam ao ex-BPN).
 Para 2013, o corte de custos com pessoal vai continuar num momento em que os bancos têm de se reestruturar, não só para fazer face ao clima de recessão, mas também para cumprir eventuais imposições da 'troika' como contrapartida às injecções de capital público.
 Depois de em 2012 o BCP ter terminado com menos 977 trabalhadores em Portugal (dos quais 626 através do programa de rescisões amigáveis), este ano o banco prevê reduzir o número de trabalhadores entre 200 a 250.
 O presidente do BCP, Nuno Amado, disse que até 2017 (enquanto o banco estiver a ser alvo de recapitalização pública), é objectivo da gestão proceder a "saídas naturais de 200 a 250 pessoas por ano" devido à menor procura de serviços bancários e ao uso crescente de meios electrónicos pelos clientes.
 Ainda assim, Nuno Amado não pôs completamente de parte um processo mais agressivo de saída de colaboradores: "Isto não quer dizer que se as condições de enquadramento se alterarem ou se houver alguma outra evolução, as coisas não tenham de ser ajustadas".
Também o BES quer reduzir um número considerável de trabalhadores este ano. O presidente do banco, Ricardo Salgado, disse na apresentação de resultados do grupo que o BES quer cortar este ano 224 trabalhadores em Portugal através de rescisões amigáveis e de reformas. O ano passado, o banco perdeu 136 trabalhadores.
 Já a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o BPI também prevêem fazer reduções de pessoal em 2013, mas sem adiantar números.
 O banco liderado por Fernando Ulrich acabou 2012 com menos 258 trabalhadores, ao passo que no banco público saíram mais de 100. O presidente da instituição, José de Matos, disse na apresentação de contas anual que quer continuar a reduzir pessoal mas sem recorrer a uma "política de despedimentos agressiva".
 No Santander Totta, de onde saíram 110 trabalhadores em 2012, a intenção é que saiam mais 90 este ano.
 Por fim, o Barclays também está a diminuir os recursos humanos que tem em Portugal, devendo anunciar esta terça-feira o encerramento de cerca de 100 agências e a redução de, pelo menos, 300 trabalhadores


Sem comentários: