Sébastien Ogier vence o Rali de Monte
Carlo e inicia a época de 2014 com um triunfo, numa prova em que teve
algumas dificuldades iniciais com as escolhas de pneus, que o levaram a
perder cerca de minuto e meio para os mais rápidos.
Cedo encetou uma recuperação, e depressa começou a
recuperar desse atraso, chegando ao comando do rali na manhã do segundo
dia, nunca mais o perdendo. Vence o rali com todo o merecimento, mas com
alguma sorte, pois esteve para sair de estrada três vezes só num troço.
Sem sorte não se ganha!
Segundo lugar para Bryan Bouffier, que, quando percebeu
que já não lhe seria possível tentar bater-se pela vitória com Ogier,
assegurou facilmente o segundo posto a 1m18s do vencedor. Bom terceiro
lugar de Kris Meeke, que 'pagou' bem a confiança que Yves Matton
depositou nele, ao realizar uma prova cautelosa, nunca pondo uma roda
fora do sítio, mas a um ritmo elevado, que lhe permitiu ser um
descansado terceiro classificado.
Mads Ostberg contribuiu com o quarto lugar para o bom
resultado de conjunto da Citroen, terminando na frente de Jari Matti
Latvala, que devido a um furo no segundo dia de prova, se atrasou nunca
mais conseguindo recuperar os dois minutos que perdeu. Excelente estreia
do jovem Elfyn Evans, cuja missão é evoluir sem estragar os resultados
com saídas de estrada e isso fê-lo na perfeição, numa prova muito
difícil, devido às condições do piso. Terminou na frente de Andreas
Mikkelsen e isso diz muito da sua prestação, pois o jovem da Volkswagen
desiludiu nesta prova, tendo demasiados problemas para o início deste
seu segundo ano de WRC.
Mikko Hirvonen desistiu na fase final da prova com
problemas no alternador do seu Fiesta, numa prova que nunca terminaria
bem para o finlandês, de tão apagado que esteve, embora também com
alguns problemas pelo meio.
Este Monte Carlo ficou marco por muita chuva, neve e
gelo a sério, só no Turini, ao ponto de ter sido anulada a segunda
passagem pela especial. Não foi possível ficar a saber o que valem para
já os Hyundai, já que Thierry Neuville despistou-se na primeira especial
quando ia a 'dar' 4.5s a Ogier, e Sordo parou pouco depois com
problemas na bateria do seu Hyundai i20 WRC.
Robert Kubica teve muito azar com uma zona de mudança
drástica de aderência, foi surpreendido e saiu de estrada a baixa
velocidade caindo num buraco. Ficou a certeza que, em provas de asfalto
vai dar muitas dores de cabeça aos melhores pilotos e pensamos mesmo que
pode ganhar ralis desse tipo de piso. Em terra é outra história pois
falta-lhe experiência que só com anos de ralis em cima adquire.
François Delecour venceu...há 20 anos, porque nesta
prova não passou da primeira especial com problemas no acelerador do
Ford Fiesta RS WRC. Muito azar. Martin Prokop abandonou com problemas no
alternador do Fiesta, uma peça que devido ao mau estado do tempo deu
muitas dores de cabeça aos concorrentes.
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