Páginas

domingo, 24 de maio de 2015

Jari-Matti Latvala vence Vodafone Rally de Portugal - 2015


O piloto da Volkswagen, Jari-Matti Latvala foi o vencedor da edição de 2015 do Vodafone Rally de Portugal. O finlandês alcançou o primeiro triunfo da temporada e encabeçou um pódio totalmente preenchido pelos Polo WRC.
Com uma série de três provas sem pontuar, Jari-Matti Latvala beneficiou da sua posição na estrada nos dois primeiros dias para andar depressa e assumir a liderança com uma vantagem que lhe permitisse controlar a concorrência na última etapa. No final da primeira secção de sexta-feira, o finlandês da Volkswagen já estava na frente da classificação, apesar de ter uma curta diferença para o vencedor do Rali da Argentina, Kris Meeke (Citroën). 
O líder do campeonato, Sébastien Ogier, sentiu muitas dificuldades por ser o primeiro na estrada e preocupou-se em recuperar nas segundas passagens pelas especiais. Contudo, um incêndio florestal na especial mais longa do dia - Ponte de Lima - impediu-o de recuperar terreno como o francês desejava.  Assim, enquanto Latvala manteve a liderança até ao final da prova, Ogier empreendeu uma importante recuperação que o fez subir do sexto lugar, que ocupava no final do primeiro dia, até à segunda posição. 
Meeke e Andreas Mikkelsen, que pela primeira vez pilotou o Polo WRC com as últimas especificações, protagonizaram uma luta intensa pelo pódio. Mas no último dia de prova, o britânico não foi capaz de suster os ímpetos do norueguês, que acabou na terceira posição final. 
No final, Jari-Matti Latvala festejava de forma exuberante e, quando falou, não deixou de suspirar de alívio. “Com o que aconteceu nos últimos três ralis, ninguém pensava que eu conseguia voltar (aos bons resultados). Foi uma das experiências mais difíceis. Três provas sem pontuar e agora uma vitória. É incrível. O Seb sofreu com a posição na estrada, mas ontem e hoje esteve muito bem”, afirmou. 
Ott Tanak concluiu o Vodafone Rally de Portugal em quinto lugar. O piloto da M-Sport foi o melhor Ford e deixou para trás Dani Sordo - terminou como o melhor entre os Hyundai -, Mads Ostberg (Citroën) e Hayden Paddon (Hyundai). Robert Kubica ficou em nono e confessou que este foi o seu melhor rali. Muito satisfeito por pilotar o novo Fiesta, o polaco apenas lamentou ter, ainda, pouco conhecimento do comportamento dos pneus Pirelli. Martin Prokop fechou o grupo dos dez primeiros. 
Pela negativa, destaque para Thierry Neuville e Elfyn Evans que tiveram acidentes no sábado. Se para o belga, a prova ficou estragada quando capotou o i20 WRC, para o galês as dificuldades surgiram logo na sexta-feira quando o pedal do acelerador do Fiesta WRC deixou de funcionar. Lorenzo Bertelli também não foi feliz neste regresso a Portugal. O italiano dispôs de um Fiesta com as novas especificações mas abandonou no sábado após uma saída de estrada com consequente capotanço.


Sem comentários: