Páginas

domingo, 3 de outubro de 2010

7º título mundial de ralis para Sebastian Loeb

Sébastien Loeb venceu o Rali de França e confirmou há pouco o seu sétimo título mundial de Ralis, aumentando dessa forma um recorde que já era seu. Por falar em recordes, esta é a 60ª vitória do francês no WRC.
O melhor piloto de Ralis de sempre?

Em 11 anos de carreira no Campeonato do Mundo de Ralis, Sébastien Loeb só por três vezes não chegou ao topo da pirâmide. A matemática é um forte argumento para o classificar como o melhor piloto de ralis de todos os tempos. Mas há sempre resistentes. "Ah...nos anos 80, os troços tinham 40 quilómetros, os super Grupo B 600 cavalos, não havia ajudas eletrónicas e havia muitos mais Walter(s) Röhrl e Markku(s) Alen, blá blá blá, blá blá blá...". Sim. É difícil estabelecer comparações com outras épocas.

Mas não falarão os números por si? Nunca nenhum piloto conseguiu mais do que quatro campeonatos consecutivos e Loeb já vai no sétimo. Com esta vitória 'dobrou' os triunfos do segundo piloto mais vitorioso de sempre (Marcus Gronholm), que tem 30 vitórias! Em pouco mais de uma década, o piloto da Citroën Racing bateu todos os grandes vultos de duas gerações de pilotos, desde Makinen a Burns, passando por Solberg, Gronholm, Hirvonen e agora o próximo D. Sebastião...Ogier. E para quem argumentar que dispunha de um carro superior, Loeb também tem resposta à altura: e então Sainz e McRae que lutaram com um Xsara igual e foram inapelavelmente batidos?

As evidências, falam por si. E agora um novo desafio...chama-se... Loeb ou, se quisermos, por outras palavras, superar-se a si mesmo, tendo como meta os seus próprios recordes, arriscando-se com tamanha hegemonia em dar um tiro no próprio pé ou seja, em ajudar à morte lenta da própria disciplina. Não estivessem previstas a curto prazo, mudanças radicais no WRC, nomeadamente, com a entrada em cena da segunda geração dos World Rally Car, teoricamente, mais equilibrados, e, portanto, obrigando a outro tipo de provas, e poder-se-ia dizer que Loeb nada mais tinha a provar. Mas ele ainda aí está para o ano, pelo que vamos poder ver como é em carros teoricamente mais equilibrados. Caso Ogier cresça, solberg continue motivado para vencer, e  Hirvonen e Latvala ganhem nova motivação com o Fiesta WRC temos todos os condimentos para um WRC 2011 fabuloso...
In AutoSport OnLine

Sem comentários: