Páginas

terça-feira, 9 de julho de 2013

DBRS confirma rating da Caixa Económica Montepio Geral

08/07/13, 18:34
OJE
A agência de notação financeira DBRS confirmou a 27 de junho de 2013 o rating atribuído à Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) em BBB (low), posicionando-o em BBB (low) em termos de dívida sénior de longo-prazo e depósitos e R-2 (low) para o curto-prazo e depósitos, com outlook negativo.
Estas notações de risco correspondem às atribuídas pela DBRS a 5 de dezembro de 2012 à República Portuguesa.
A DBRS ao confirmar o seu rating, reconhece a posição da CEMG, anexa ao Montepio Geral - Associação Mutualista, como banco universal de retalho que oferece serviços financeiros a uma alargada base de clientes mas que tem vindo a aumentar a sua relação junto das PME.
A DBRS reconheceu a capacidade de resiliência da CEMG em lidar com os elevados níveis de exigência que são impostos ao país, e ao sector bancário, mas também o reforço do capital institucional em 2012.
Destacando o facto de a CEMG não ter tido necessidade de apoio do Estado para cumprir com os requisitos de capital estabelecidos pelo Banco de Portugal, a DBRS reconhece a importância da instituição ter apresentado no ano de 2012 um resultado líquido positivo, apesar do agravamento da crise económica.
De igual modo foi referido o adequado nível de capitalização, bem como o cumprimento de todos os requisitos de capital em vigor para a banca nacional - recorde-se que o rácio Core Tier I situava-se acima dos 10% em dezembro de 2012-, mas também a boa liquidez da CEMG face ao perfil de vencimento da dívida emitida.

Sem comentários: