Páginas

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

FESTAS DO MAR – NAMIBE 2014

De 1 a 31 de Março, venha ao Namibe viver as emoções das tradicionais Festas do Mar, e assista a uma rica demonstração do potencial turístico de Angola.

Tudo em:
 http://festasdomar.com/

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

1.ª formação de promotores - ACAF - Associação das Comunidades Auto-financiadas

A ACAF, Associação das Comunidades Auto-financiadas, realiza a 1.ª formação de promotores nos próximos dias 26 e 27 de fevereiro, entre as 10 e as 17h30, na Fundação Mais, no Largo do Intendente, em Lisboa.
Esta formação, que partilha a metodologia ACAF, pretende dotar os formandos de competências para a criação e acompanhamento das Comunidades Auto-financiadas (CAF). 
Estas soluções promovem a responsabilidade, literacia financeira, capacitação, autonomia e capacidade de poupança de indivíduos e comunidades. 
A formação de Promotores ACAF é gratuita, devendo efetuar a sua inscrição aqui .

Mais informações em www.acafportugal.org

A ACAF nasceu na América latina, pela mão de Jean Claude Rodriguez-Ferrera e Salomon Raydan. Em 2013, a ACAF Portugal renova-se com um novo ecossistema de soluções que reforça a literacia financeira e a poupança, promove a responsabilidade social das empresas e facilita a troca de competências e capacitação dos seus associados.

Montepio partilha experiência com mundo académico - Fevereiro 2014

Na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, plataforma de negociação online Montepio Trader é instrumento de avaliação de disciplina de MBA A plataforma Montepio Trader foi adaptada e ajustada às necessidades de formação dos alunos, tendo passado a integrar, enquanto instrumento de apoio, a avaliação de uma das disciplinas do curso de MBA lecionado na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). A iniciativa traduz uma colaboração entre o Montepio e Paulo Miguel Gama, Professor Auxiliar e um dos coordenadores do MBA da FEUC, e tem por objetivo aproximar a realidade empresarial, em particular os mercados de capitais, do meio académico, potenciando o conhecimento e a partilha de saberes. Paulo Miguel Gama considera que "o learning-by-doing é essencial e a utilização de uma plataforma de negociação, em ambiente simulado, completa, com uma experiência hands-on, o conhecimento que o estudante empenhado consegue retirar de manuais que consulta". Os alunos de MBA vão poder simular, a partir de um capital virtual inicial de 500 mil euros, a compra e venda de produtos e instrumentos financeiros ao mesmo tempo que, ao longo de um trimestre, se tornam investidores, tomando decisões de investimento em contacto com a realidade dos mercados. A plataforma foi parametrizada para incluir informação adicional, como sejam informações de mercado, notas explicativas aos instrumentos, critérios de avaliação ou dados históricos, e para responder às necessidades dos alunos, fomentando um maior equilíbrio entre as componentes prática e teórica.

Fevereiro 19, 2014

Notícias de Coimbra

 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Entidades não habilitadas a conceder crédito ou a exercer qualquer outra atividade financeira em território nacional

Hot Financeira, BSB Credito, Cooper Credito, Porto Firme Financeira


1. O Banco de Portugal adverte que as entidades com a designação "Hot Financeira", "BSB Credito", "Cooper Credito" e "Porto Firme Financeira" não se encontram habilitadas a exercer, na presente data, em Portugal, a atividade de concessão de crédito ou qualquer outra atividade financeira reservada às instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal.

2. A atividade de concessão de crédito, prevista na alínea b) do n.º 1 do artigo 4º do Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (aprovado pelo Decreto-Lei n.º 298/92, de 31 de dezembro), está reservada às entidades habilitadas a exercê-la, conforme o disposto no artigo 10.º daquele diploma.

Lisboa, 18 de fevereiro de 2014

In: https://www.bportugal.pt/pt-PT/OBancoeoEurosistema/ComunicadoseNotasdeInformacao/Paginas/combp20140218.aspx

O "Planeta dos Dinossauros" está no Pavilhão de Portugal, com o apoio do Montepio

O Pavilhão de Portugal, em Lisboa, acolhe a exposição "Planeta Dinossauros", até ao dia 18 de maio.
Esta exposição, apoiada Montepio e dirigida, especialmente, aos mais jovens e famílias, permite ver bem de perto e com grande realismo, réplicas à escala 1/1 destes fantásticos animais que habitaram a Terra há 65 milhões de anos e que protagonizaram a saga cinematográfica “Parque Jurássico”.
Ao longo de 2 500 m2, a exposição leva os visitantes numa viagem surpreendente através de uma galeria de fósseis, com cerca de uma centena de exemplares, entre os quais esqueletos completos, crânios, garras, dentes e muitos outros, uma galeria de grandes exemplares, com 30 dinossauros, 10 dos quais animatronics, a projeção em videomapping de um documentário em estreia mundial e um atelier de Paleontologia, onde os mais novos poderão escavar e pintar.
No átrio principal é ainda possível assistir a um filme de animação numa sala de Cinema 5D e adquirir uma recordação na Dino Shop.
Os associados do Montepio e família direta beneficiam de condições especiais na aquisição de bilhetes, mediante apresentação do Cartão de Associado(a):
Crianças: 5 euros
Adultos: 7 euros
Pack Família (4 pessoas, 2 adultos e 2 crianças): 20 euros
A entrada é gratuita até 3 anos.
Aproveite este desconto especial e faça um programa divertido, em família!

Fonte: Montepio | Direção de Marketing
 

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

UNICEF horrorizada com crueldade contra crianças na República Centro Africana

14.02.2014 12:17

Responsáveis da UNICEF na África Ocidental declararam-se "horrorizados com a crueldade e impunidade" com que crianças são mortas ou mutiladas na República Centro Africana, onde pelo menos 133 crianças foram vítimas destes crimes nos últimos dois meses.

In:


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Bichos, Bichinhos e Bicharocos - Museu do Brinquedo - Sintra - 08.02.2014

Local:
Museu do Brinquedo
Rua Visconde Monserrate
Sintra

Horário da sessão:
16h00

A entrada é livre

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Rastreio visual e auditivo gratuito para associados do MONTEPIO

Ação de rastreio visual e auditivo gratuito nos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa

Os Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, entidade parceira do Montepio, promoverão, até dia 14 de fevereiro, ações de rastreio de visão e audição, gratuitas para associados do Montepio, numa iniciativa assegurada pelos Centros Auditivos Widex.

A marcação prévia deverá ser efetuada através do seguinte contacto:

Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa
Avenida Afonso Costa n.º 41
Lisboa
Tel. 218 447 700

Fonte: Montepio | Gabinete de Relações Públicas Institucionais
 

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

World Cancer Day - February 4th

Protocolo de cooperação com Museu do Brinquedo garante descontos para associados do MONTEPIO

O protocolo de cooperação foi assinado no dia 3 de fevereiro de 2014, e garantirá o apoio financeiro necessário para a manutenção do Museu do Brinquedo.

Foi assinado no dia 3 de fevereiro o protocolo de cooperação entre a Fundação Montepio, o Montepio - Associação Mutualista e o Museu do Brinquedo, o qual garantirá o apoio financeiro necessário para a manutenção do espaço museológico, mas também o acesso dos associados Montepio às exposições e atividades do museu a um preço único de 3 Euros.

O protocolo de cooperação visa dotar o Museu do Brinquedo dos fundos necessários à sua subsistência, diligenciando esforços no sentido da sua administração angariar patrocinadores, visitantes e amigos, que garantam a sustentabilidade no médio e longo prazo, disponibilizando o Montepio apoio técnico de dois juristas, enquanto colaboradores-voluntários da Instituição. A cerimónia de assinatura do protocolo teve lugar em Sintra e contou com a presença de Carlos Beato, Administrador do Montepio – Associação Mutualista e da Fundação Montepio, e do Presidente da Fundação Arbués Moreira, João Arbués Moreira.

Na ocasião, o Administrador do Montepio, Carlos Beato, destacou o facto daquele espaço museológico “ser um símbolo de História e também de memória, único no mundo”, dando nota de que “o Montepio sente-se privilegiado ao tornar-se parceiro da Fundação Arbués Moreira, apoiando a continuidade do brinquedo não só na vila de Sintra, como em todo o País”.

Sobre o protocolo firmado


O valor do acordo institucional duplica o apoio que a Fundação Montepio assegurou em 2013, e será entregue em duas tranches, repartidas pelos anos 2014 e 2015. Como contrapartida, a Fundação Arbués Moreira, responsável pelas atividades do Museu do Brinquedo, garantirá aos associados do Montepio, e seus familiares, o acesso às exposições e atividades daquele espaço, a um preço único de 3 Euros, bem como um acesso preferencial aos utentes de instituições de solidariedade social selecionadas pela Fundação Montepio.

Fonte: Montepio | Gabinete de Relações Públicas e Institucionais
 

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Ruy Belo - O valor do vento

Está hoje um dia de vento e eu gosto do vento
O vento tem entrado nos meus versos de todas as maneiras e
só entram nos meus versos as coisas de que gosto
O vento das árvores o vento dos cabelos
o vento do inverno o vento do verão
O vento é o melhor veículo que conheço
Só ele traz o perfume das flores só ele traz
a música que jaz à beira-mar em agosto
Mas só hoje soube o verdadeiro valor do vento
O vento actualmente vale oitenta escudos
Partiu-se o vidro grande da janela do meu quarto

ruy belo (1933-1978)